Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 30, 2024

Dante da Maiano a Dante Alighieri - Trad. Eric Ponty acesso ao 65400

Dante da Maiano a Dante Alighieri

Para provar que sabe quanto vale o ouro
O dono do ouro o leva ao fogo;
E, assim fazendo, limpará e saberá se é pouco,
Amigo, de valor pecuniário, ou muito.

E eu, a fim de provar minha canção,
Eu a apresento a vós, cuja comparação faço
De cada um que tem um lugar no conhecimento
Ou que, por seu mérito, se louva ou se vangloria.

E eu lhe peço com minha canção mais sábia
Que me conceda o doce maio do amor
Que é, por seu conhecimento, nomear:

E não me movo por questionar vosso 
(pois já entre vós sei que não tem valor)
Mas para saber o que eu observo e entro.

Dante Alighieri a Dante da Maiano

Seja lá o que for, amigo, teu manto
De ciência me parece tal que não é enigma;
De modo que, para não saber, ardo de ira,
Não que eu o louve tanto esses versos soam.

Saiba bem (pois eu me conheço um pouco)
Que para saber o fato sobre ti, tenho menos de uma ocasião,
Nem por caminhos sábios como eu não conheço,
Tão sábia parede em cada canção.

Então você gostou de conhecer minha coragem,
E eu a mostro a você, principalmente da falsidade,
Como aquele que é sábio em seu discurso:

Certamente, à minha consciência isso parece,
Aquele que não é amado, se é amante
Que em seu coração carrega tristeza sem paralelo.

Dante da Maiano a Dante Alighieri

Seu discurso firme, fino e orrato
Aprova bem o bem que o homem fala,
E ainda mais, que todo homem está sobrecarregado
De vosso louvor todo o nomear;

Porque em tal lugar repousa o vosso louvor,
Que o homem não poderia contá-lo corretamente:
Portanto, que verdadeiro louvor a seu estado
Que o homem não possa contá-lo adequadamente.

Dizei que amar e não ser amado
É o amor que mais entristece o Amor,
E muitos dizem que quanto mais dor que tem em maio:

Por isso, modestamente lhe peço que não se enoje
Seu salvador, que ainda está claro, se ele quiser,
Se a verdade, ou não, disso me mostrar sábio.

Dante Alighieri a Dante da Maiano

Sem saber, amigo, teu nome,
de onde se move aquele que comigo fala,
bem sei que noção o tem de grande nome,
de sorte que nenhum dos que conheço o tem:

Pois bem se pode saber de um homem,
Por raciocínio, se ele tem senso, que bem parece;
Então o senhor deve ser louvado sem fazer nome,
Minha língua é forte no que fala.

Amigo (certamente ele sonda, para que o amado
{Por amor eu amo), bem sabe quem ama,
Se não for amado, maior será a dor que carrega;

Pois tal tristeza, sob seu aposento, guarda
Todas as outras, e a principal de cada uma é chamada:
Daí vem a dor que o amor suporta.

Dante da Maiano a Dante Alighieri - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY - POETA - TRADUTOR - LIBRETTISTA

Nenhum comentário: