Pesquisar este blog

sexta-feira, maio 24, 2024

Bênção - Charles Baudelaire - Trad. Eric Ponty

Quando, por decreto dos grandes poderes do alto,
O poeta chega a este mundo sem graça, sua mãe
Consternada, atônita, explode em blasfêmia
E sacode a mão para Deus, que tem pena dela:
- "Ah, por que não gerei um ninho de víboras
Em vez de cuidar dessa zombaria de coisa!
Maldita seja a noite de meus prazeres efêmeros
Quando concebi essa penitência por meu pecado!
Já que você me escolheu entre todas as mulheres
Para fazer meu marido me detestar como sua vergonha,
E já que não posso lançar esse monstro atrofiado,
Como uma antiga carta de amor, 
Passarei o fardo de seu ódio para o maldito 
instrumento de todo o seu rancor
E torcerei essa árvore miserável, para que nunca mais
Produzir novos brotos e dar frutos infectados."
E assim, sem entender o plano eterno,
Ela se engasga e engole a espuma de seu ódio;
Ela mesma alimenta o fogo penal criado
Nas profundezas da Geena para o crime materno.
No entanto, com um anjo como seu guia invisível,
A criança deserdada saboreia com prazer
A luz do sol, e em tudo o que come e bebe
Encontra néctar e ambrosia para seu banquete.
Ele brinca com o vento, conversa com as nuvens
E canta o caminho da cruz em tal estado de espírito
De felicidade que seu Espírito Assistente chora
Ao vê-lo feliz como uma ave da floresta.
Todos aqueles que ele busca amar olham para ele com medo,
Ou então, porque sua calma os tornou corajosos,
Para ver qual deles pode forçá-lo a gritar,
Testando o que sua ferocidade pode alcançar.
Cinzas e cuspes se misturam ao redor passar.
O pão e o vinho são destinados à sua boca;
Como hipócritas, jogam fora tudo o que ele toca
E se culpam por trilhar seu caminho.
Sua esposa anuncia no mercado:
"Já que ele adora minha beleza, vou me atrever
Escolher o ofício que os antigos ídolos praticavam,
E, como eles, me cobrirei de ouro.
E me drogarei com nardo e incenso,
Com mirra e gênios, carnes e vinho,
E rirei se em seu coração amoroso eu puder
Usurpar a homenagem devida ao que é Divino.
E quando eu me cansar dessa farsa ímpia,
Trarei minha mão fina e forte
Sobre sua sela; minhas unhas, como garras de harpias,
Cortarão o caminho sangrento que leva até onde,
Como se fosse um jovem pássaro trêmulo,
Eu arrancarei de seu peito o coração vermelho e brilhante;
E então, como carne para saciar meu cão favorito,
Eu o jogarei com desprezo na poeira!"
Para o céu, onde ele vê um trono brilhante,
O poeta ergue seus braços piedosos; a luz
E as vastas faixas de sua mente lúcida
Cancelam de sua visão as nações furiosas:
"Seja abençoado, ó Deus, que oferece o sofrimento
Como cura celestial para nossas impurezas,
E como a essência mais pura e mais rica
Para treinar os fortes para as ectasias sagradas.
Eu sei que para o poeta você guardou
Um lugar entre as legiões dos abençoados,
Entre os Tronos, as Virtudes e as Dominações,
Convidados a participar do banquete eterno.
Só a tristeza é a nobreza
Que a Terra e o Inferno, eu sei, não derrubarão,
E eras sem fim, todo este universo,
Devem ser tributadas para tecer minha coroa mística.
Mas as pérolas e os metais do mar ainda são incógnitos,
A glória desaparecida das joias de Palmira,
Embora montadas por sua mão, não seriam suficientes
Para fazer este diadema claro e deslumbrante,
Feito, como será, apenas de pura luz,
extraída dos primeiros raios da sagrada Raça,
Dos quais nossos olhos mortais, por mais brilhantes que sejam,
São apenas espelhos melancólicos e escurecidos".
 Charles Baudelaire - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY - POETA - TRADUTOR - LIBRETTISTA

Nenhum comentário: