Pesquisar este blog

domingo, março 17, 2024

HEROIDES de Ovídeo - Tradução Eric Ponty

Penelope PARA Ulysses

 De todas as histórias e personagens extraídos por Ovídio dos épicos de Homero, a história de Penélope e Odisseu deve ter sido uma das mais familiar para um público romano na época de Augusto.

Penélope escreve essa carta logo após Telêmaco ter retornado de sua viagem a Pylos, onde buscou sua viagem a Pylos, onde buscou informações e conselhos de Nestor. Enquanto escreve, Penélope dá todas as indicações de que conhece bem os detalhes da Guerra de Troia. Para os propósitos da ação que Ovídio está criando aqui, está familiarizada com isso por ouvir os muitos   dos homens que retornaram - mas homens de Argólis, não de Ítaca, porque as forças itacas sob o comando de Ulisses comandadas por Ulisses ainda não retornaram - e também por tudo o que Telêmaco pode ter aprendido em suas viagens. É em significa que Penélope escreve essa carta com uma profunda suspeita de que Ulisses está sendo detido não apenas por ventos e mares adversos, mas também por sua própria aventura com outras mulheres. Nessa suspeita, é claro ela está totalmente correta, pois Homero tem o cuidado de nos dizer que Ulisses de fato ficou com Calipso e Circe por muitos anos.

Penélope para o atrasado Ulisses:
não responda a estes versos, mas venha, pois
Troia está morta e as filhas da Grécia se alegram.
Mas toda Troia e o próprio Príamo
não valem o preço que paguei pela vitória.
Quantas vezes desejei que Páris
tivesse se afogado antes de chegar a nossas praias acolhedoras.
se ele tivesse morrido, eu não teria sido
obrigada a dormir sozinho em minha cama fria
sempre reclamando da cansativa
perspectiva de noites e dias intermináveis de trabalho
como uma pobre viúva em meu tedioso tear.
imaginar perigos mais terríveis do que os reais,
o amor sempre foi temperado pelo medo:
Eu tinha certeza de que foi você quem os troianos atacaram
e o nome de Heitor me fez empalidecer;
se alguém contasse a história de Antilochus
eu sonhava com você morto como ele havia morrido;
se cantassem a morte do filho de Menoetius,
morto com uma armadura que não era a sua, eu chorava,
porque até mesmo os truques inteligentes falharam;
quando contavam a história da morte de Tlepolemus
Aqui em seu salão eles são os novos mestres e
ninguém se atreve a repreendê-los. Devo contar
como Pisandro, Políbio e o cruel Medon
engordam com a riqueza alastrar-se por seu sangue;
e como as mãos de Eurímaco
e Antínoo nunca estão em repouso?
Meu coração está destroçado, suas riquezas gastas.
Mas a essa ruína soma-se a vergonha
quando seus servos Melanthius e Irus
trazem víveres para ovelhas para serem abatidas.
Nós três - o velho Laertes, o jovem Telêmaco
e uma esposa sem forças - não podemos voar.
Quando enviei nosso filho a Pylos,
 esses homens tentaram impedir sua viagem, 
mas ele escapou. Rezo para que tenha vida longa, 
para que seja ele quem que feche nossos olhos 
na paz da morte. Nós três temos a ajuda de apenas 
três servos: dois pastores e sua velha ama.
Laertes não pode erguer o cetro real,
ele é velho e muito fraco para voo.
Nem eu, uma mulher, sou forte o regular para expulsar
esses vilões para fora de seu salão real.
Telêmaco se tornará um homem como você
mas voar ele precisa ser treinado como um bom homem
para que um dia ele também seja um homem e tenha
a força que é própria de um homem.
Pode ter certeza de que nenhum desses homens lhe dará
o mínimo exemplo de maneiras masculinas.
Você é meu refúgio e meu lar, meu marido.
Tenha a preocupação de um pai com seu filho;
vejamos a preocupação de um filho com seu pai
que espera agora que você cerre os olhos dele.
Lembre-se de que eu era uma menina quando você partiu;
Se você viesse logo, seria uma mulher muito velha.
Ovídeo - Tradução Eric Ponty
ERIC PONTY _ POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: