Pesquisar este blog

quarta-feira, março 20, 2024

Divina Commedia - Canto I - TRAD.ERIC PONTY

 Dante, perdido numa selva escura, erra nela toda a noite. Saindo ao amanhecer, começa a subir por uma colina, quando lhe atravessam a passagem uma pantera, um leão e uma loba, que o repelem para a selva. Aparece-lhe então a imagem de Virgílio, que o reanima e se oferece a tirá-lo de lá, fazendo-o passar pelo Inferno e pelo Purgatório. Beatriz, depois, o guiará ao Paraíso. Dante o segue.

No meio da jornada de nossa vida
Eu me vi em uma floresta escura
Pois a estrada reta estava perdida.

Como é difícil dizer o que foi
5 Essa floresta selvagem, acidentada e forte
Que, ao pensar, reacende o medo!

Tão amarga é que pouco é mais morte;
Mas para falar do bem que encontrei lá,
Falarei das outras coisas que ali guardei.

10 Não sei bem como entrei nela,
Tão cheio de sono eu estava naquele momento
Que abandonei o caminho certo.

Mas depois que cheguei ao pé de uma colina
Lá onde terminava aquele vale que me assustava
15 Que encheu meu coração de medo,

Olhei para cima e vi seus ombros
Já cobertos com os raios do planeta
Que leva os outros em frente por todas as estradas.

Então o temor foi um pouco extinto
20 Que no lago de meu coração havia suportado
A noite que passei com tanta piedade.

E como ele, que com fôlego cansado
Saindo do lago para a margem
Volta-se para a água perigosa e cautelosa,

25 Assim minha alma, que ainda estava fugindo
Voltou-se para trás para contemplar a passagem
Que nunca deixou uma pessoa viva.

Depois de deitar meu corpo por algum tempo,
Retomei meu caminho ao longo da margem deserta,
30 De modo que meu pé era sempre o mais baixo ainda.

E eis que, quase no início da trilha
Um lombo leve e muito bonito duma pantera,
que estava coberto de pêlos manchados;

E não se afastava diante de mim,
35 Não, ele atrapalhava tanto meu caminho
Que eu tinha de voltar várias vezes.

O tempo era desde o início da manhã
E o sol estava nascendo com aquelas estrelas
Que estavam com ele quando o amor divino

40 Se moveu de diante dessas coisas belas;
De modo que a boa esperança foi a causa para mim
Daquela pele clara para a intensa

A hora do tempo e a doce estação;
Mas não para que o temor não me desse
45 A visão que me apareceu de um leão.

Este parecia vir contra mim
Com a cabeça erguida e com fome raivosa,
De modo que parecia que o ar tremia com ele.

E uma loba, que de todas as cobiças
50 Em sua magreza parecia querida,
E muitos povos já viviam gordos,

Está me deu tanta gravidade
Com medo que de sua vista saísse,
Que perdi a esperança de altura.

55 E o que é aquele que de bom grado adquire,
E chega o tempo que o faz perder,
Que em todos os seus pensamentos chora e se angustia;

Assim me tornou a besta sem paz,
Que, vindo em minha direção, pouco a pouco
60 Me fez voltar para onde o sol se cala.

Enquanto eu, em um lugar baixo, estava caindo,
Diante de meus olhos, diante se oferecia
Que por longo silêncio me pareceu sombrio.

Quando eu o vi no grande deserto,
65 "Miserere de mim", eu gritei para ele,
"O que quer que você seja, sombra ou homem com certeza!"

Ele me respondeu: "Homem não, homem eu já era,
E meus parentes eram da Lombardia
Mantuanos, ambos de nascimento.

70 Nasci no tempo de Júlio, embora fosse tarde,
E vivi em Roma sob o bom Augusto
No tempo dos deuses falsos e mentirosos.

Poeta era eu, e cantava sobre aquele justo
O filho de Anquises, que veio de Troia,
75 Depois que o orgulhoso Elion foi combatido.

Mas por que você retorna a tal tédio?
Por que não sobe ao delicioso monte
Que é o começo e a causa de toda alegria?

"Agora você é aquele Virgílio e aquela fonte
80 Que espalha o discurso por um rio tão largo?"
Eu lhe respondi com a testa envergonhada.

"Oh, dos outros poetas, honra e luz
Mostre-me o longo estudo e o grande amor
Que me fez buscar teu volume.

85 Tu és meu mestre e meu autor;
Só tu és aquele de quem eu tirei
O belo estilo que me honrou.

Eis a besta para a qual me voltei:
Ajude-me a sair dela, seu famoso sábio,
90 Pois ela faz minhas veias e pulsos tremerem.

"Para você é conveniente fazer outra viagem,
Ele respondeu então, quando me viu chorando,
"Se você deseja acampar deste lugar selvagem:

Pois essa fera, por quem você grita,
95 não permite que outros passem por seu caminho,
Mas o impede tanto que o mata;

E tem uma natureza tão má e justa
Que nunca satisfaz o desejo,
E depois da refeição tem mais fome do que antes.

100 Muitos são os animais dos quais ele tem fome,
E mais serão, até que venha o veto
Virá, que a fará morrer de tristeza.

Estes não se alimentarão de terra nem de estanho
Mas de sabedoria, amor e virtude,
105 E sua nação será entre sentida e sentida.

Daquela humilde Itália será a saúde
Pela qual morreu a virgem Cammilla,
Euryalus e Turno e Niso de feridas.

Estes a perseguirão por todas as vilas
110 Até que ele a ponha de volta no inferno,
Para onde primeira parte a inveja.

De onde eu, por ti mesmo, penso e discerne
Siga-me, e eu serei seu guia,
E te levarei dali para um lugar eterno,

Onde você ouvirá os gritos desesperados,
Verá os antigos espíritos tristes
Que para a segunda morte cada um clama;

E você verá aqueles que estão contentes
No fogo, porque esperam chegar
120 Onde quer que seja para os povos abençoados.

A quem então, se você quiser subir,
Uma alma será mais digna de mim do que está:
Com ela eu te deixarei em minha partida;

Para aquele imperador que reina lá em cima,
125 Por eu ter sido rebelde à sua lei,
Não quer que ninguém venha à sua cidade por mim.

Em todas as partes ele reina, e ali ele reina;
Ali está a sua cidade e o seu alto assento:
Feliz aquele a quem ali elege!

E eu lhe disse: "Poeta, eu te peço
Por aquele Deus que você não conhece,
Para que eu possa fugir deste mal e do pior,

Que você me conduza para onde agora você disse,
Para que eu possa contemplar a porta de São Pedro
135 E aqueles a quem você faz tanto mal.

Então ele se moveu, e eu fiquei atrás dele.

 TRAD.ERIC PONTY
ERIC PONTY - TRADUTOR LIBETRISTA

Nenhum comentário: