Pesquisar este blog

domingo, março 24, 2024

Divina Commedia IV-TRAD.ERIC PONTY

(Para aquela do penúltimo andar )

Rompeu o sono profundo em minha cabeça
Um forte trovão, de modo que me despertou
Como alguém que é despertado à força;

E ao redor movi meus olhos descansados,
5 Erguido, e fixamente olhei
Para saber o lugar onde eu estava.

É verdade que na margem me encontrei
Do vale do doloroso abismo
Que abriga em seu interior infinitos problemas.

10 Obscuro e profundo, e nebuloso
De tal modo que, para mergulhar meu rosto fundo
Eu não conseguia discernir nada lá dentro.

"Agora vamos descer até o mundo cego,
Começou o poeta todo embotado.
15 "Eu serei o primeiro, e você será o segundo.

E eu, que tinha me notado pela cor, disse
Disse: "Como poderei ir, se você teme
Que seja um conforto para minha dúvida?"

E ele me disse: "A angústia do povo
20 Que estão aqui embaixo pintam em meu rosto
A piedade que, por medo, você sente.

Vamos, pois a longa estrada nos suspende.
Assim ele se dispôs, e assim me fez entrar
No primeiro círculo, que é o abismo.

25 Lá, de acordo com o que era para ouvir,
Eu nunca havia chorado a não ser com suspiros,
Que faziam tremer a aura eterna;

Isso aconteceu de tristeza sem tormento
Que tinha as multidões, que eram muitas e grandes,
30 De bebês, de mulheres e de homens

O bom mestre me disse: "Você não pergunta
Que espíritos são esses que você está vendo?
Agora eu gostaria que você soubesse, antes de ir embora,

Que não pecaram, e se têm mérito,
35 Não é suficiente, porque não receberam o batismo,
Que é a porta da fé em que crês;

E se eles eram antes do cristianismo,
Não adoram a Deus devidamente:
E destes sou eu mesmo.

40 Por tais faltas, não por outra coisa justa,
Estamos perdidos, e só por tanto ofendidos,
Que sem esperança vivemos em desespero.

Grande pesar tomou meu coração, quando ouvi isso,
Pois eu conhecia aquele povo de muita valentia
45 Eu sabia que naquele limbo estavam suspensos.

"Diga-me, meu mestre, diga-me, meu senhor,
Comecei, para ter certeza
Daquela fé que supera todo erro:

"Houve alguma vez alguém, seja por seu próprio mérito
50 Ou por outros, que foi então abençoado?"
E ele, que havia ocultado meu discurso,

Respondeu: "Eu era novo nesse estado,
quando vi chegar um poderoso,
Com o sinal da vitória, coroado com uma coroa.

55 Ele nos trouxe a sombra do primeiro parente
De Abel, seu filho, e de Noé,
De Moise, o legislador e o obediente;

de Abraão, o patriarca, e de Davi, o rei,
Israel com seu pai e com seus filhos
60 E com Raquel, por quem ele tanto fez;

E outros muitos, e os fez abençoados.
E eu gostaria que vocês soubessem que, antes deles
Os espíritos humanos não eram salvos.

Não deixamos o caminho para ele dizer,
65 Mas, mesmo assim, passamos pela floresta,
A floresta, eu digo, de espíritos densos.

Nosso caminho ainda não era longo
Deste lado do sono, quando vi um fogo
Que a emanação da escuridão estava vencendo.

70 Um pouco mais adiante estávamos,
Mas não a ponto de eu não perceber em parte
Que pessoas horrendas possuíam aquele lugar.

"Ó tu que honras a ciência e a arte,
Estes que são os que têm tão grande honra
75 Que os afasta do caminho dos outros?"

E eles a mim: "O nome honrado
Que deles soa acima em sua vida,
A graça adquire no céu que assim os faz avançar.

Enquanto isso, uma voz se fez ouvir para mim:
80 "Honrai o mais alto poeta:
Sua sombra retorna, que se foi.

Quando a voz ficou quieta e silenciosa,
vi quatro grandes sombras virem até nós:
Não tinham aparência nem triste nem alegre.

85 O bom Mestre começou a dizer
"Contemplem aquele com a espada em sua mão
Que vem diante dos três como um pai:

Um é Homero, o poeta soberano;
O outro é Horácio, um sátiro que vem;
90 Ovídio é o terceiro, e o último Lucano.

Portanto, cada um comigo concorda
No nome que fez soar a voz solitária,
Honram-me, e por isso fazem bem.

Assim vi reunida a bela escola
95 Daquele senhor da mais alta canção
Que acima dos outros voa como uma águia.

Depois de terem conversado um pouco,
Voltaram-se para mim com um aceno de cabeça salutar,
E meu mestre sorriu muito;

100 E ainda me honraram mais,
Que assim me fizeram de seu grupo,
De modo que eu era o sexto entre tanta sabedoria.

Assim descemos para a luz,
Falando coisas que o silêncio é belo,
105 Tal como a fala era onde estava.

Chegamos ao pé de um nobre castelo
Sete vezes cercado por altos muros
Defendido em torno de um lindo riozinho.

Esse nós passamos como terra dura;
110 Por sete portões entrei com esses sábios:
Chegamos a um prado de verdura fresca.

As pessoas estavam lá com os olhos arregalados e graves,
De grande autoridade em seus semblantes:
Falavam raramente, com vozes suaves.

115 Assim, a partir de um dos hinos, fomos atraídos
Em lugar aberto, luminoso e elevado,
Para que todos eles pudessem ser vistos.

Ali, diretamente sobre o esmalte verde,
Externamente me mostraram os espíritos mágicos,
120 Os quais, vendo-os em mim, exaltei.

Vi Eletra com muitos companheiros,
Entre os quais conheci Ettor e Enéias,
César armado com olhos de grifo.

Vi Cammilla e Pantasilea;
125 Do outro lado vi o rei Latino
Que com Lavina, sua filha, estava sentado.

Vi aquele Brutus que perseguiu Tarquínio,
Lucrécia, Iulia, Marzia e Corniglia;
E só em parte vi Saladino.

Depois, quando levantei um pouco mais os cílios,
Vi o Mestre daqueles que sabem como
Sentar-se entre a família filosófica.

Todos o contemplam, todos os honram:
Lá eu vi Sócrates e Platão,
135 Que, antes dos outros, estão mais próximos deles;

Demócrito, que põe o mundo ao acaso,
Diógenes, Anaxágoras e outros,
Empédocles, Heráclito e Zeno;

E eu vi o bom acelerador de quem,
140 Dïascorides, eu digo; e vi Orfeu,
Tullius e Linus, e Sêneca moral;

Euclides, o geômetra, e Ptolomeu,
Hipócrita, Avicena e Galeno,
Averois, que fez o grande comentário.

145 Por isso, o longo tema me leva tão longe,
Que muitas vezes ao fato o ditado falha.
A sexta companhia é dividida em duas:

Por outro caminho o sábio Duque me conduz, 
fora do sossego, na brisa que treme.
150 E eu vou em parte onde há apenas luz.
TRAD.ERIC PONTY
ERIC PONTY POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: