Pesquisar este blog

sábado, março 23, 2024

Divina Commedia - Canto III - TRAD.ERIC PONTY

Por mim, vai para a cidade dolente,
para mim se vai na tristeza eterna,
Por mim vamos entre o povo perdido.

A justiça moveu meu alto fator:
5 O poder divino me fez,
A suprema sabedoria e o primeiro amor.

Diante de mim não há coisas criadas
A não ser as eternas, e eu, eternamente duro.
Deixai toda esperança, vós que entrais.

10 Estas palavras de cor obscura eu vi
Vi escritas no alto de uma porta;
De onde eu disse: "Mestre, o sentido delas é difícil para mim.

E ele me disse, como a uma pessoa perspicaz:
"Aqui é preciso deixar toda suspeita;
15 Toda covardia deve estar morta aqui.

Chegamos ao lugar onde eu lhe disse
Que você verá as pessoas tristes
Que perderam o bem do intelecto.

E depois sua mão em meu ombro
20 Com um semblante alegre, que me consolava,
Ele me colocou dentro das coisas secretas.
Lá, suspiros, choro e grandes problemas

Ressoavam pelo ar sem estrelas,
Por isso, no começo eu chorei.
25 Diversas línguas, horríveis favores,

Palavras de tristeza, acentos de ira,
Vozes altas e fracas, e som de mãos com elas
Fizeram um tumulto, que vagueia

Sempre nessa aura sem tempo tingida,
30 Como a areia quando sopra o redemoinho.

E eu, que tinha minha cabeça cingida pelo erro
Disse: "Mestre, o que é isso que estou ouvindo?
E que povo é esse que parece tão derrotado pela dor?"

E ele me disse: "Este caminho miserável
35 Tende mais as tristes almas daqueles
Que viveram sem amor e sem louvor.

Misturam-se com aquele coro maligno
Dos anjos, que não foram rebeldes
Nem foram fiéis a Deus, mas o foram por si mesmos.

40 O céu os expulsa, para que não sejam menos belos,
Nem o inferno profundo os recebe,
Para que os reis não tenham glória deles.

E eu: "Mestre, quem é tão pesado
Para eles, que o lamento os faça tão altos?"
45 Ele respondeu: "Diga-lhes muito brevemente.

Eles não têm esperança de morrer
E sua vida cega é tão baixa,
Que eles têm inveja de todos os outros destinos.

A fama deles o mundo não deixa;
50 A misericórdia e a justiça os desprezam:
Não discutamos com eles, mas olhemos e passemos.

E eu, que olhei, vi um sinal
Correndo em círculos, que estava tão agitado
Que de toda pose me parecia indigno;

55 E atrás dele vinha um trem tão longo
De pessoas, que eu não teria acreditado
Que uma morte tão grande havia nos destruído.

Depois que eu estava lá, alguém o reconheceu,
Eu vi e conheci a sombra daquele
60 Que, por covardia, fez a grande recusa.

Sem preocupação e certo eu estava
Que essa era a seita dos vilões,
Que desagradava a Deus e a seus inimigos.

Estes cidadãos, que nunca estiveram vivos,
65 Estavam nus e muito estimulados
Pelas moscas e vespas que ali estavam.

Com sangue cobriam seus rostos com elas,
Que, misturado com lágrimas, a seus pés
Por larvas incômodas estavam cheias delas.

70 E quando olhei mais adiante, me entreguei,
Vi pessoas na margem de um grande rio;

E eu disse: "Mestre, agora me conceda
Para que eu possa saber o que são, e que costume
Que os faz parecer tão prontos para passar,

75 Como eu percebo pela luz fraca.
E ele me disse: "As coisas que eu considero orgulhosas
Quando pararmos nossos passos

Na triste margem do Aqueronte.

Então, com os olhos vergonhosos e abatidos,
80 Não temendo que minha fala lhes fosse penosa,
Entrei no rio do discurso.

E eis que um barco veio em nossa direção
Um ancião, de cabelos brancos,
Gritando: "Ai de vós, almas orantes!

85 Nunca esperem ver o céu:
Eu venho para conduzi-los à outra margem
Para a escuridão eterna, no calor e na geada.

E você que está lá, alma viva,
Se afaste destes que estão mortos.
90 Mas quando ele viu que eu não me afastava,

Ele disse: "Por outros caminhos, por outros portos
Você chegará à costa, não passará por aqui:
Eu te trarei madeira mais leve.

E o duque lhe disse: "Caron, não se preocupe:
95 Lá onde se pode querer assim
Aquilo que se deseja, e não se pede mais.

E daí para frente guete as bochechas lanosas
Para o timoneiro do pântano lívido,
Que ao redor de seus olhos havia chamas girando.

100 Mas aquelas almas, que estavam nuas e frouxas
Mudaram de cor e rangeram os dentes,
Rangiam as palavras que estavam cruas.

Blasfemavam de Deus e de seus parentes,
O tempero humano, e o lugar, e o tempo, e a semente
105 De suas sementes e de seus nascimentos.

Então todos eles juntos se retiraram,
Chorando em voz alta, para a margem do mal
Que aguarda todo homem a quem Deus não teme.

Caron, o demônio, com olhos de preguiça,
110 Insinuando-os, recolhe-os todos;
Com o remo bate em qualquer um que ele deite.

Assim como no outono as folhas são levantadas
Uma após a outra, até que o ramo
Veja na terra todos os seus despojos,

Da mesma forma, a semente maligna de Adão
Se lançam dessa margem, um a um
Acenando com a qual agulha ao seu chamado.

Assim eles sobem na onda marrom,
E dali desceram em frente,
120 Deste lado também se reúne uma nova hoste.

"Meu filho", disse o cortês Mestre,
"Aqueles que perecem na ira de Deus
Todos de todos os países estão reunidos aqui:

E estão prontos para atravessar o rio,
125 Pois a justiça divina os estimula,
De modo que o medo se transforma em desejo.

Aqui nunca passa uma alma boa;
E, portanto, se Caron se queixar de você,
Bem podeis saber agora que sua fala soa.

Quando isso acabou, o campo escuro
Tremeu tão forte, que do susto
Minha mente ainda se banha de suor.

A terra chorosa emitiu um vento
Que brilhou uma luz vermelhão
135 Que venceu todo sentimento em mim;

E eu caí como o homem que repousa.

TRAD.ERIC PONTY
POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: