Pesquisar este blog

sexta-feira, março 22, 2024

Divina Commedia - Canto II - TRAD.ERIC PONTY

 Estão os Poetas ainda na praia, incertos em relação ao caminho, quando chega uma barca, guiada por um Anjo, da qual saem almas destinadas ao Purgatório. Uma delas, o músico Casella, amigo de Dante, a convite do Poeta, começa a cantar uma sua canção. Os dois Poetas e as almas ficam a ouvir o canto harmonioso. Sobrevém. porém, o severo Catão, que as repreende, e as almas fogem para o monte.

O dia se foi, e o ar marrom
Estava removendo os animais da terra
De seus trabalhos; e eu sozinho

Estava me preparando para sustentar a guerra
5 Assim do caminho, e assim da piedade,
Que retrairá a mente que não vagueia.

Ó Musas, ó alto intelecto, agora me ajudem;
Ó mente que escreve o que eu vi,
Tua nobreza será vista aqui.

10 Comecei: "Poeta, você me guia,
Contemplai minha virtude, se é poderosa,
Antes de subir ao degrau mais alto, confie em mim.

Você diz que de Silvius, o parente
Corruptível ainda, para imortal
15 O século foi, e foi sensível.

Mas se o adversário de todo mal
Foi cortês com ele, pensando no efeito sublime
Que dele havia de sair, e quem é o quê,

Não parece indigno de um homem de intelecto;
20 Pois ele era da Roma suprema e de seu império
No céu empíreo para pai eleito:

O qual, e que, se a verdade for dita
Foi estabelecido para o lugar santo
Onde se senta o sucessor do Major Piero.

25 Por esta viagem, de onde lhe dás orgulho,
Ele ouviu coisas que foram a causa
De sua vitória e do manto papal.

Então foi o Vas da eleição,
Para dar conforto a essa fé
30 Que é o princípio do caminho da salvação.

Mas por que eu vou até você, ou quem o concede?
Eu não sou Enéa, eu não sou Paulo:
Nem eu nem os outros o julgamos digno.

Por isso, se de vir me abandono,
35 temo que a vinda não seja loucura.
Vós sois sábio; entendei-me, pois não raciocino.

E o que é aquele que anula o que desejou
E por novos pensamentos muda sua proposta,
De modo que desde o início tudo é removido,

40 Tal fiz eu naquela obscura praia,
Porque, pensando, consumi o empreendimento
Que no começo era tão temeroso.

"Se bem entendi tua palavra,
Respondeu aquela sombra do magnânimo;
45 "Tua alma está ofendida pela covardia;

Que o homem carrega com muitos destinos
De modo que, com honrosa iniciativa, ele o revolve
Como se fosse falso contemplar uma fera quando sombra.

A partir deste tema, para que você possa se resolver,
50 Perguntarás por que vim e o que pretendo
No primeiro ponto que de ti lamentei.

Eu estava entre aqueles que estão suspensos,
E a mulher me chamou de abençoado e belo,
De tal modo que lhe pedi que me ordenasse.

55 Seus olhos se iluminaram mais que a estrela;
E começou a me dizer coisas doces e claras,
Com voz angélica, em seus favores:

"Ó alma cortês de Mantuano
Cuja fama ainda perdura no mundo,
60 E perdurará até o fim do mundo,
Meu amigo, e não da fortuna,

Na praia deserta é impedido
Tão no caminho, que está sem medo;
E temo que ainda não esteja tão perdido,

65 Que eu esteja atrasado em vir em seu socorro
Por aquilo que ouvi dele no céu.
Agora, mova-se, e com sua palavra adornada

E com o que é necessário para seu sustento
Ajude-a, para que eu possa ser consolado.
70 Eu sou Beatriz, que te faço partir;

Venho do lugar para onde desejo voltar;
O amor me moveu, que me faz falar.
Quando eu estiver diante de meu senhor

De ti, muitas vezes, lhe louvarei.
75 Ele ficou em silêncio, e então comecei:
"Ó mulher de virtude, para quem somente

O tempero humano excede todo o contentamento
Do céu que tem círculos menores sobre ele,
Tanto me agrada teu mandamento,

80 Que a obediência, se já o fosse, é tarde para mim;
Não há mais para você abrir seu talento para mim.
Mas diga-me a razão pela qual você não guarda

De descer aqui neste centro
Do amplo lugar para onde você está ansioso para voltar.
85 "De onde você gostaria de saber tanto dentro,

Em poucas palavras, você se diz", ele me respondeu,
"Pois eu não temo vir aqui dentro.
Deve-se temer apenas as coisas

Que têm o poder de causar dano aos outros;
90 Não das outras, pois elas não são temíveis.
Fui feito por Deus, por sua misericórdia, tal,

Que sua miséria não me toca,
Nem a chama deste fogo me ataca.
A mulher é bondosa no céu que tem pena de si mesma

95 Deste impedimento para onde eu te envio,
De modo que o julgamento severo lá acima se franqueia.
Este perguntou a Lúcia em seu pedido

E disse: "Agora o teu fiel precisa
De ti, e a ti o recomendo.
100 Lúcia, inimiga de todo cruel,

Movimentou-se e chegou ao lugar onde eu estava,
Que estava sentada com a antiga Raquel.
Ela disse: - Beatriz, louvor de Deus verdadeiro,

Por não socorrer aquele que tanto te amou,
105 Que saiu por ti da multidão vulgar?
Não tens a piedade de seu pranto?

Não vês a morte que o combate
Sobre o rio onde o mar não se vangloria? -
No mundo nunca houve pessoas rudes

110 Para lhes fazer mal, ou para fugir deles,
Como eu, depois que tais palavras foram ditas,
Vim da minha cabana abençoada,

Confiando em seu discurso honesto, que o honra
Que honra a ti e aos que a ouviram.
115 Depois que ele me disse isso,

Seus olhos brilhando com lágrimas ele se virou;
De onde me fez vir mais depressa;
E eu fui até você como ela desejava;

Diante daquela bela eu te criei
120 Que da bela montanha a curta jornada te levou.
Por que, então, por que fiquei?

Por que tal covardia atrai o coração?
Por que não tem você ousadia e franqueza?
Já que essas três abençoadas mulheres

125 Cuidaram de você na corte do céu,
E minha fala tão bem te promete?
Que contraste com a geada noturna

Que folhas da geada noturna, curvadas 
e fechadas, quando o sol as clareia
Ficam de pé, todos abertos em seus caules,

Assim me cansei de minha virtude,
E o ardor de meu coração era tão bom,
Que comecei como uma pessoa franca:

"Ó misericordioso que me socorreu!
E cortês você, que rapidamente obedeceu
135 Às palavras verdadeiras que ela lhe deu!

Com desejo dispôs meu coração
Assim para a vinda com tuas palavras,
Que eu retornei na primeira proposta.

Agora vai, pois uma só vontade é de nós dois:
140 Tu, Duque, tu, Senhor, e tu, Mestre.
Assim eu lhe disse; e quando ele se comoveu

Entrei no caminho elevado e silvestre.
 TRAD.ERIC PONTY
ERIC PONTY POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: