Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 28, 2024

DANTESCA _ ERIC PONTY

 


No meio da estrada desta vida
me deparei em uma selva escura,
pois a destra via era perdida.

Ai, mas proferir como era é empresa dura
desta selva selvagem, áspera e forte
que no pensar renova tal lavoura!

Tão acre que é pouco depauperamento;
mas a versar do bravas que eu deparei,
direi dos outros fatos dessa sorte.

Eu não sei bem pensar como eu entrei,
tanto era entorpecido o meu estado,
que a correta via abandonei

Depois de ao pé dum calvário eu ter chegado,
lá onde aprontava aquele vale
que da pobreza havia minha cor lavado,

Qolhei ao altivo e o vi, com o seu vale,
coberto já dos raios do orbe
que a todos bem transporta sem que os abale.

Então, eis que a pobreza se aquieta,
mas na poça da cor era constante
a dor de advier noite tão baixa.

então eu, embora minha mente estivesse recuada a fuga,
me virei para olhar mais uma vez para o desfiladeiro
que nunca deixou uma alma viva escapar. 

Descansei meu corpo esgotado ali por um tempo
e depois comecei a subir a encosta árida
(Arrastei meu pé mais forte e fui claudicando).

Além do ponto em que a encosta começa a se elevar
surgiu um leopardo, elegante e muito veloz!
Ele estava coberto por uma pelagem com muitas manchas.

E, para onde quer que eu olhasse, a fera estava lá
bloqueando meu caminho, então, vez após vez
Eu estava prestes a me virar e voltar para baixo.

A hora era de manhã tão cedo,
o sol estava subindo com as mesmas estrelas
que o acompanharam no primeiro dia do mundo,

o dia em que o Amor Divino transformou sua beleza;
então a hora e a doce estação da criação
me encorajaram a pensar que eu poderia superar

aquela fera vistosa, selvagem em sua pelagem manchada,
mas então a esperança cedeu e o medo voltou
quando a figura de um leão surgiu diante de mim,

"Você é então Virgílio, você é então aquela fonte
da qual jorra tão rica corrente de palavras?"
eu disse a ele, inclinando minha cabeça humilde.

"0 luz e honra dos outros poetas,
que meus longos anos de estudo e aquele profundo amor
que me fez pesquisar seus versos, me ajudem agora!

Você é meu professor, o inicial de todos os meus autores,
e foi somente de você que me tirei
no estilo nobre que me traria honra.

Você vê a fera que me forçou a recuar;
salve-me dela, eu lhe peço, famoso sábio,
ela me faz tremer, o sangue pulsa em minhas veias. "

"Mas você precisa seguir por outro caminho"
respondeu ele, quando me viu perdido em lágrimas,
"se algum dia você quiser sair deste deserto;

essa fera, aquela sobre a qual você chora de medo,
não permite que nem uma alma tenha caso em sua passagem,
ela bloqueia seu caminho e acaba com ele.

Ela é, por natureza, tão perversa e cruel,
sua barriga ávida nunca está satisfeita,
e ainda tem fome de alento quanto mais ela come.

Ela se acasala com muitas criaturas e continuará
acasalando com mais até que o galgo chegue
e a rastreie para fazê-la morrer de angústia,

Ele não se alimentará nem de terras nem de dinheiro:
sua sabedoria, amor e virtude o sustentarão;
ele nascerá entre Feltro este e outro Feltro.

Ele vem para salvar a Itália decaída
pela qual a donzela Camilla deu sua vida
e Turno, Niso e Euríalo morreram de ferimentos.

E ele a perseguirá por todas as cidades
até levá-la de volta ao Inferno mais uma vez,
de onde a Inveja a soltou pela primeira vez no altruísmo.

Além disso, acho que é melhor você me seguir
para seu próprio bem, e eu serei seu guia
e o conduzirei por um lugar eterno

onde ouvirá gritos desesperados e verá sombras aflitas, 
de que algumas tão velhas quanto o azado inferno,
e saberá o que é a segunda morte, por seus gritos

E mais tarde você verá aqueles que se alegram
enquanto estão queimando, pois têm esperança de chegar,
quando for o caso, para se juntar aos bem-aventurados.

a quem, se você também deseja fazer a escalada,
um espírito, mais digno do que eu, deve levá-lo;
Eu voltarei, deixando-o sob os cuidados dela,

porque o Imperador que habita nas alturas
não permitirá que eu conduza ninguém à Sua cidade,
já que em vida me rebelei contra Sua lei.

Em toda parte, Ele reina e ali Ele governa;
Ali está Sua cidade, ali está Seu alto trono.
Oh, feliz aquele que Ele torna Seu cidadão! "

E eu a ele: "Poeta, eu lhe peço, em nome de Deus, 
Sendo daquele Deus que você nunca conheceu,
salve-me deste lugar maligno e do pior,

leve-me até o lugar de que você falou
para que eu possa ver o portão que São Pedro guarda
em cujos aqueles cuja angústia me contou. "

Em seguida, ele seguiu em frente, e eu fui logo atrás dele.
Eric Ponty
ERIC PONTY POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: