Pesquisar este blog

terça-feira, janeiro 02, 2024

Quatro Poemas - Gerard Manley Hopkins - Trad. Eric Ponty

For a Picture of St. Dorothea

Eu trago uma cesta forrada de grama;
Sou tão leve, sou tão bela,
Que os homens devem se maravilhar quando eu passo
E a cesta que carrego,
Onde, em uma folhinha verde recém-desenhada 5
Flores doces eu levo, - doces para amargos.
Lírios eu lhe mostro, lírios nenhum,
Nenhum nos jardins de César sopra. 
E um marmelo na mão, nenhum
Está posto em seus ramos abaixo;
Não está posto, porque seus botões não nascem;
Não primavera, porque o mundo está invernando.
Mas esses foram encontrados no Leste e no Sul
Onde o inverno é o clima esquecido. - 
A gota de orvalho na boca da larkspur
Não deveria então ser apagada?
Em charcos estrelados, eles tiraram
Essas gotas: quais seriam elas? Estrelas ou orvalho?
Teria ela em mãos um marmelo? Mas olhai:
É antes a lua que mede.
Eis que os céus se enlaçam com formas leitosas!
Essa era sua fileira de larkspur. - Tão cedo?
Espargiu tão rápido, doce alma? - Nós vemos
Nem frutas, nem flores, nem Dorothy


Céu – Refúgio

Uma freira usa o véu
 Eu desejei ir
 Onde as fontes não falham,
Para os campos onde as moscas não voam
 E poucos lírios sopram.
 E pedi para ser 
 Onde não há tempestades,
Onde a onda verde está nos paraísos mudos,
 E fora do balanço do mar

The Habit of Perfection

ELEITO Silêncio, cante para mim
E bata em meu ouvido turbulento,
Leve-me a pastagens tranquilas e seja
A música que me interessa ouvir.
Não moldem nada, lábios; sejam adoráveis e mudos: 
É o fechamento, o toque de recolher enviado
De lá, de onde vêm todas as rendições
O que só o torna eloquente.
Sejam conchados, olhos, com dupla escuridão
E encontrem a luz incriada: 
Essa confusão que você comenta
Enrola, mantém e provoca a simples visão.
Paladar, a cabana da luxúria saborosa,
Não deseja ser lavado com vinho:
A lata deve ser tão doce, a crosta 
Tão fresca que vem em jejuns divinos!
Narinas, seu hálito descuidado que gasta
No agitar e guardar do orgulho,
Que sabor terão os incensários
Ao longo do lado do santuário! 
Ó mãos de prímula, ó pés
Que querem o rendimento da relva macia,
Mas vocês caminharão pela rua dourada
E desalojarão e abrigarão o Senhor.
E, Pobreza, seja você a noiva 
E agora a festa de casamento começou,
E as roupas cor de lírio lhe proporcionam
Seu esposo não foi trabalhado nem fiado.

Que eu seja para Ti como o pássaro que circula

Que eu seja para Ti como o pássaro que circula, 
Ou o morcego com asas tenras e crocantes
Que molda à meia-luz seus anéis de partida, 
De ambos se ouve uma nota imutável.
Encontrei minha música em uma palavra comum, 
Experimentando cada garganta prazerosa que canta
E cada sequência elogiada de cordas doces, 
E sei infalivelmente qual preferi.
A cadência autêntica foi descoberta tardiamente
Que encerra as únicas canções que eu aprovo, 
E outras ciências, todas desatualizadas
E a doçura menor quase não é mencionada: 
Encontrei a dominante de meu alcance e estado 
Amor, ó meu Deus, para chamar-Te de Amor e Amor.

Gerard Manley Hopkins - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: