Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 17, 2024

Orlando furioso - LUDOVICO ARIOSTO - TRAD. ERIC PONTY

As mulheres, os cavalos, as armas, os amores,
As cortesias, as façanhas ousadas que eu canto
Que foram na época em que os mouros passaram
Da África o mar, e na França tanto prejudicaram,
Seguindo a ira e a fúria juvenil
De seu rei Agramant, que se vangloriava
De vingar a morte de Trojan
Sobre o rei Carlos, o imperador romano.

Vou falar de Orlando em uma linha
Algo nunca dito em prosa, nem em rima:
Que por amor veio em fúria e loucura
De um homem que antes era tão sábio
Se daquela que me fez tão próximo
Cuja pequena inteligência, de hora em hora, me faz mancar,
Ainda me será concedido tanto dela
Que me baste para terminar o que prometi.

Por favor, generosa prole hercúlea,
Ornamento e esplendor de nossa era,
Ippolito, aggradir questo che vuole
E somente seu humilde servo pode lhe dar.
O que eu lhe devo, posso por palavras
Pagar em parte, e em tinta;
Nem o pouco que lhe dou posso imputar,
Pois o que posso lhe dar, lhe dou tudo.

Você ouvirá entre os heróis mais dignos
Que com louvor me nomeia,
Lembrem-se daquele Ruggier, que era de vocês
E de seus ilustres ancestrais, a velha linhagem.
Seu valor elevado e seus gestos claros
Eu os farei ouvir, se me derem ouvidos,
E seus pensamentos elevados cederem um pouco,
Para que entre eles meus versos tenham lugar.
Orlando, que há muito tempo estava apaixonado
Era da bela Angélica, e por ela
8
Na Índia, na Mídia, na Tartária deixou
Ele tinha troféus infinitos e imortais,
No Ponente com ela retornou,
Onde sob as grandes montanhas dos Pirineus
Com os povos da França e da Lamagne
O rei Carlos estava aguardando a campanha
Para fazer o rei Marsilius e o rei Agramant

Ainda batendo na face com ardor louco,
Tendo conduzido, um deles, da África tantos
Homens aptos a portar espada e lança;
O outro, por ter levado a Espanha adiante
Para destruir o belo reino da França.
E assim Orlando chegou ao ponto certo:
Mas logo se arrependeu de ter chegado lá:
Que a mulher dele foi tirada de você depois:
Veja o julgamento humano, quantas vezes ele erra!
Aquele que, desde as provações de Eoi
Tinha defendido com uma guerra tão longa,
Agora lhe é tirado entre tantos de seus amigos,
Sem espada para usar, em sua própria terra.
O sábio imperador, que extinguiu
Um fogo terrível, foi quem o tirou dele.
8
Alguns dias antes, houve uma disputa
Entre o conde Orlando e seu primo Rinaldo,
Que ambos tinham por rara beleza
De desejo amoroso o espírito ardente.
Carlos, que não tinha uma briga tão cara
Que lhe tornava menos firme a ajuda deles,
Esta donzela, que foi a causa disso,
Levou-a e a entregou nas mãos do Duque de Bavera;

LUDOVICO ARIOSTO -TRAD. ERIC PONTY
ERIC PONTY POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: