Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 17, 2024

CAPRICHOS - MIGUEL DE UNAMUNO - TRAD. ERIC PONTY

Aos meus  61899 visitantes
Eu gostaria de não saber o que eu diria,
nada para dizer, para falar, para falar apenas,
com palavras unidas sem sentido
para derramar minha alma.

O que importa para você o significado das coisas
se você ouve a música delas e entre seus lábios
as palavras brotam em seus lábios como flores
limpas de frutos?

Palavras virgens, doces e castas,
monorrítmicas, graves e profundas
palavras que lembram tardes ternas
tardes de languidez.
Oh, deixe-me dormir e repita para mim
a ladainha do sono tranquilo,
deixe as palavras caírem em minha alma.

Oh, o calor verde da primavera
que em meu peito sussurra em meu ouvido e misteriosos
segredos em meu ouvido e misterioso
não me diz nada]

Manhãs claras e cheias de esperança,
tardes serenas de vida nua,
noites silenciosas de doce calma,
qual é sua língua?

E depois? não sei~ O que isso importa?
Você pode cortar onde quiser; a história
a história nunca termina e, portanto, ela acaba
onde você quiser!

O riacho corre entre as flores frescas,
e é o órgão vivo cuja música
serve como pano de fundo para o canto polifônico
emitido pelos pássaros.

As melodias brotam dos ninhos
e a harmonia nasce das águas,
o coro na folhagem e entre os gramados
os concertos de órgão.

E não fica em silêncio nem de dia nem de noite,
canta para nós sem cessar sua canção eterna
que, como não começou em nossos ouvidos
nem termina.

E o que ele diz? O que ele diz? Se ele dissesse
o que você diz que ele diz, ele não diria
o que você quer que ele diga e, ao dizer isso
você não o ouviria

O som do riacho entre as flores frescas
acompanhando o canto dos pássaros
e se for de dor e se for de alegria
o órgão também o faz.

Não busque a letra, que mata,
mas o que nos dá vida, buscai o espírito,
O que ele quis dizer? Continue... Deixe para lá!
Busquem o íntimo!

Enquanto os campos dormem, o orvalho
anima as flores que sonham;
Durma, minha alma, que o doce orvalho da palavra
da palavra

Cairá sobre suas flores, seus sentimentos,
que então beberá aquela essência celestial
essência da noite, quando o beijo
do sol os ilumina.

Você quer que isso acabe agora? Bem! Aí está
aquele zumbido que deixa o sino
morrendo no ambiente sereno
da tarde branca;

aquele tremolo sagrado que morre
derretido na luz derretida
quando no Angelus as estrelas nascem
e os céus se abrem

Se isso deixasse um vago tremor em suas almas
como o que desce daquela velha torre
que nos chama para a oração, eu lhes deixaria
toda a minha alma.

Vou terminar agora e você continua;
se eu tiver purificado seu espírito de conceitos
Sou pago por essas estrofes
tão sem sentido.
MIGUEL DE UNAMUNO - TRAD. ERIC PONTY
ERIC PONTY POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: