Pesquisar este blog

sábado, janeiro 20, 2024

Nemesis - H. P. Lovecraft - TRAD.ERIC PONTY

Pelos portões do sono guardados por fantasmas,
Passando os abismos da noite de lua fraca,
Eu vivi em minhas vidas sem número,
Já sondei todas as coisas com minha visão;
E me debato e grito antes do amanhecer, 
sendo levado à loucura com susto.
Eu rodopiava com a terra ao amanhecer,
Quando o céu era uma chama vaporosa;
Eu vi o universo escuro bocejando,
Onde os planetas negros rolam sem objetivo;
Onde eles rolam em seu horror sem serem ouvidos, 
sem ciência ou brilho ou nome.
Eu estava à deriva em mares sem fim,
Sob sinistros céus de nuvens cinzentas
Que o clarão de muitos raios está rasgando,
Que ressoam com gritos histéricos;
Com os gemidos de demônios 
invisíveis que saem das águas verdes.
Mergulhei como um cervo pelos arcos
Do bosque primoroso,
Onde os carvalhos sentem a presença que marcha
E segue onde nenhum espírito se atreve a vagar;
E fujo de uma coisa que me cerca, e olha por entre galhos mortos
Eu tropecei em montanhas cheias de cavernas
Que se erguem estéreis e desoladas da planície,
Bebi das fontes de neblina
Que escorrem até o pântano e o rio;
E em quentes e malditas lagoas vi coisas que não quero ver além disso.
Eu examinei o vasto palácio coberto de hera,
Percorri seu salão desocupado,
Onde a lua se contorce dos vales
Mostra as tapeçarias na parede;
Estranhas figuras discordante tecidas, que não posso suportar recordar.
Olhei da janela com admiração
Para os prados em decomposição ao redor,
Para a aldeia de muitos telhados
A maldição de um solo cingido de túmulos;
E das fileiras de mármore branco esculpido em urna, ouço atentamente o som
Eu assombrei os túmulos de todas as eras,
Voei sobre os pinhões do medo
Onde o Erebus que solta fumaça se enfurece,
Onde os jokulls aparecem cobertos de neve e sombrios:
E em reinos onde o sol do deserto consome o que nunca pode
torcer.
Eu era velho quando os faraós subiram pela primeira vez
O trono adornado de joias junto ao Nilo;
Eu era velho naquelas épocas incontáveis
Quando eu, e somente eu, era vil;
E o homem, ainda imaculado e feliz, vivia em êxtase na distante ilha ártica.
Oh, grande foi o pecado do meu espírito,
E grande é o alcance de sua condenação;
Nem a piedade do céu pode animá-lo,
Nem no túmulo se pode encontrar alívio:
Os infinitos éons descem batendo as asas da impiedosa escuridão.
Através dos portões do sono, guardados por fantasmas,
Passando os abismos da noite de lua fraca,
Eu vivi em minhas vidas sem número,
Já sondei todas as coisas com minha visão;
E me debato e grito antes do alva, sendo levado à loucura com susto.
H. P. Lovecraft - TRAD.ERIC PONTY
ERIC PONTY POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: