Pesquisar este blog

terça-feira, janeiro 16, 2024

I cinque canti - Ariosto Ludovico - TRAD. ERIC PONTY

Além do que Rinaldo e Orlando já haviam matado
Muitos em várias épocas tiveram de sua maldade,
Já que os insultos foram avisados com sabedoria
Pelo Rei, e os inconvenientes comuns,
E que naqueles dias lhes tiraram o riso
Os mortos Pinabello e Bertolagi;
Nova inveja e novo ódio também se sucederam,
Que a França e Carlos colocaram em grande perigo.

Mas antes que eu lhe conte mais sobre isso
Fique, senhor, satisfeito por eu lhe mentir
(que bem o levarei sem cansaço)
Para lá, onde o Ganges tem suas arenas douradas;
E me veja diante de uma montanha aberta
Que quase o céu acima de seus ombros sustenta
Com um grande templo, no qual, a cada cinco anos
As fadas imortais vão se aconselhar.

Ela se ergue entre o duro rio Cita e o suave rio Indo
Uma montanha que quase faz fronteira com o céu,
E tão acima das outras, seu jugo se estende
Que se aproxima de sua altura nula:
Lá, na colina mais solitária e orgulhosa
Cingido de horríveis penhascos e ruínas,
Senta-se um templo, o mais belo e melhor adornado
Que contempla o sol, de tudo o que existe ao redor.

Cem braças de altura, a partir da primeira
Quadro que mede a entrada no solo
Outras cem braças além, em direção ao cume
Da cúpula d'or, que no alto a envolve:
De redondo são dez, se a estimativa
De redondo é dez tanto, se não erra a estimativa 
De quem o mediu com grande facilidade:
E um belo cristal, límpido e puro,
Que o rodeia inteiramente, e o faz banco e muro.

Ele tem cem faces, tem cem canções, e essas
têm entre uma e outra a mesma largura;
Duas colunas em cada borda, adereços
Da frente elevada, e todas com a mesma espessura
Cujas bases e capitéis são
Do rico metal que é mais valioso;
E de esmeralda e de safira
De diamante e rubi, brilham ao redor.
Os outros ornamentos, aquele que me ouve ou lê
Pode imaginar sem meu canto ou escrita.
Lá, Demogorgon, que restringe e governa
As fadas, e lhes dá força, e as priva,
Por costume observado e lei antiga,
Sempre que o lustre chega a cada cinco anos,
Todos são convocados para o conselho, e dos confins
Partes do mundo, ele os reúne.

Lá é entendido, argumentado e discutido
Sobre o bem ou o mal que lhes aconteceu:
A quem foi causado dano ou outro prejuízo,
Não faltará conselho nem socorro:
Se houver contenda entre eles, logo se ajustam,
E fazem retroceder todo o passado;
De modo que estão sempre unidos
Contra qualquer pessoa de fora, com quem tenham brigado.
Chegou o ano e o dia de se reunir
Junto com o conselho quinquenal são denunciados,
Quem da Ibéria e quem do Indo corre
Quem do Hyrcan, e quem do Mar Vermilion;
Sem prender cavalo, sem pôr novilhas ao jugo, e sem navio,
Desdenhando que vieram pelo ar escuro
Todo uso humano, toda obra da natureza.
Transportados em grandes vasos de vidro
Por demônios ferozes, cem e cem
Com foles eles se faziam atrás,
Que nunca houve no ar o maior vento.
Outros, como no contraste de São Pedro
Tentaram fazer mal ao Mago, que se extinguiu,
Chegaram ao pescoço dos anjos infernais:
Alguns, como Dédalo, tinham asas.
Quantas vezes eu olho
Os ricos presentes, e tantos
Que o Céu distribui em você tão amplamente,
Muitas vezes mais suspiro;
5 Não que ver que diante de você
A todas as outras mulheres que vieram igualmente
Me causa inveja, pois
Com inveja: por ferir
Em uma parte muito baixa,
10 Se a razão se afasta de um objeto elevado
De um objeto elevado, nunca poderá vir;
E de minha humildade
Para sua altura é mais do que para o caminho do céu.
Não é um efeito da inveja
15 Que me leva a suspirar,
Mas somente a piedade que tenho de mim mesmo:
Porque ainda espero
Da dor de minha audácia, por ter em você
De ter posto meu coração em você com tanta antecedência.
20 Pois se ao ser concedido
De tantos o menor dom
É comum fazer daquele que o recebe
O espírito mais elevado, que deve
De você, portanto, em quem tantos estão,
25 Quem, desde o Indo até o extremo
Não tem o mundo junto com tantos outros?
O conhecimento que você tem
De tantos méritos seus
Que você está mirando tão baixo
30 Me dá muita desconfiança;
E embora eu possa ser mostrado
De sua cortesia sempre, mas, infeliz!
A esperança irá embora
35 Atrás do desejo ousado.
O miserável se deita
E odeia e amaldiçoa a arrogância
Daquele que mantém o caminho
Muito mais longe do que convém.
isso eu temo agora,
Não é o que eu não temia
Antes de ter perdido todo o meu coração;
E que diferença então,
E quanto tempo fiz
45 Para não o deixar, o amor testemunha.
Mas o fraco vigor
Não pode contra o sublime
O aspecto e o divino
Maneira e sem fim
50 Virtude e beleza, sustentar o ataque;
Assim perdi o coração, e com ele
Perdi a esperança de tê-lo comigo novamente.
Já não estava certo
Que para chegar
55 Em suas mãos eu estivesse em desdém,
Se havia a causa disso
Sua beleza, que correu
Com um esforço muito grande para cumprir meu desígnio.
Ele sabe muito bem que é digno
60 Não pode parecer que você tenha,
Após longo tormento após longo tormento,
Em parte, para fazer contentamento;
Nem isso ele busca, mas que a piedade
Pelo menos o mantenha junto a ele,
65 Para que ele possa sofrer sem piedade por você.
Canção, conclui em suma à minha senhora
Que dela nada mais desejo,
A não ser que ela não desdenhe se eu a amo

Ariosto Ludovico - TRAD. ERIC PONTY
ERIC PONTY POETA TRADUTOR LIBRETISTA

Nenhum comentário: