Pesquisar este blog

sexta-feira, janeiro 12, 2024

Deus - Alexander Levitsky - Trad. Eric Ponty

Ó Tu, em um universo tão ilimitado,
vivo nos planetas enquanto eles se aglomeram
no fluxo eterno, mas atemporal,
invisível, você reina em forma trina!
Seu único Espírito abrange tudo,
não tem morada ou causa,
mantém caminhos que a Razão nunca trilhou,
permeia, encarna, tudo o que é vivo,
abraçando, mantendo e cumprindo
aproximando-se de Ti, em Ti se dispersa, -
um piscar de olhos no Abismo - sem deixar vestígios.

Você invocou a presença do grande Caos
das profundezas atemporais e sem forma,
e então encontrou a essência eterna,
antes que as Eras nascessem em Ti:
Dentro de Ti mesmo, Tu engendraste
O esplendor de sua mesma irradiância,
Tu és a Luz de onde flui o raio de luz.
Tua Palavra sem idade, desde o princípio
desdobrou tudo, para sempre concebendo,
Tu eras, Tu és e Tu serás!
A cadeia do Ser é composta por Ti,
e a sustentas, lhe dás fôlego;
Tu combinas o fim e o começo,
e a Vida é concedida em Ti através da morte.
Assim como as faíscas se dispersam, sobem, voam,
assim os sóis nascem de Ti, imortais;
como naqueles dias frios e claros de inverno
quando manchas de gelo brilham, cintilam,
giram e rodopiam - do brilho dos abismos
assim as estrelas lançam aos Teus pés raios brilhantes.
Esses bilhões de lúmens flamejantes
fluem através da expansão sem medida,
eles governam as leis, cumprem suas ordens,
derramam vida em uma dança reluzente.
No entanto, todos esses bilhões de lúmens assim flamejantes,
esses montes escarlates com vidros de cristal,
ou montes ondulantes de ondas douradas,
são todos éteres em sua conflagração,
cada mundo em chamas em sua própria estação
para Ti - eles são como a noite para o dia.

Uma gota de água no oceano:
Tal é a Criação aos Teus olhos.
O que coloca o Cosmos em movimento?
E o que - diante de ti - sou eu?
Devo contar os mundos, flutuando aos bilhões
nos mares do céu, em pinhões invisíveis,
e multiplicá-los cem vezes,
então ousaria comparar a Ti a medida deles,
eles formariam uma mancha que seria ligeiramente apagada:
e assim, diante de Ti, eu sou nada.
essa Verdade que meu coração já conhece,
ela dá à minha mente a força para se aventurar:
Vós sois! - Não é nada, eu possuo meu Ser!
Feito parte da ordem universal,
e, ao que parece, não em sua borda,
mas no local central da Criação,
de onde coroou a Terra com criaturas vivas,
com espíritos celestiais de luz,
e ligaram através de mim sua cadeia de vida.

Eu amarro todos os mundos que Tu criaste,
Sou o topo e a coroa da criação,
estou destinado a ser o centro da vida,
onde o mortal faz fronteira com o divino.
Meu corpo afunda em um sono sem fim,
e ainda assim minha mente comanda o trovão,
um rei - um escravo - um verme - um deus!
Sou maravilhosamente formado,
mas de onde eu vim? Não consigo entender:
Eu mesmo não poderia ter criado esse eu

Sou tua criatura, ó Criador!
Tua sabedoria me moldou, me deu forma,
abençoado Doador, Originador da Vida,
Ó Alma de minha própria alma - meu Senhor!
para Tua Verdade foi necessário
para que minha alma imortal levasse
sua vida, incólume, sobre o abismo da morte,
meu espírito deveria vestir-se de mortal,
para que eu pudesse retornar, ó Pai,
através da morte, à Tua bem-aventurança imortal
Incompreensível, além de todo conhecimento,
o voo apático de minha débil fantasia
nunca poderá capturar, eu reconheço,
a menor sombra de Tua luz;
mas você precisa de exaltação?
A pálida imaginação de nenhum mortal
poderia criar uma canção adequada aos Teus ouvidos,
mas, em vez disso, deve - aspirar a Ti,
admirando Tua infinita variação
derramar, diante de Ti, lágrimas de gratidão.
Alexander Levitsky - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY POETA_TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: