Pesquisar este blog

quinta-feira, dezembro 14, 2023

Poemas de Ovídio - Trad e Organização Eric Ponty

Agora vou falar das coisas que mudam, do novo ser
Do antigo, pois vós, 0 Deuses, criastes
Artes e artes mutáveis, dai-me a voz
Para contar a história do mundo
Desde o seu início até à hora atual.

Antes da terra e do mar - antes do ar e do céu
Arqueada sobre tudo, toda a Natureza era todo o Caos,
O corpo arredondado de todas as coisas num só,
Os elementos enormes em guerra com a falta de vida;
Nenhum Deus, nenhum Titã brilhava do céu ou do mar,
Nem a Lua, nem a Phoebe, que tinha cornos oblíquos
E andou na luz, nem a Terra se elevou no ar.
Nenhuma Esposa do Oceano estendeu os seus braços de luz
Para as mais longínquas margens de recife e areia.
A terra, o ar, a água pesavam e transformavam-se em trevas,
Nenhuma criatura humana conhecia aquela terra, aquele mar
Onde o calor caía contra o frio, o frio contra o calor
em guerra com a suavidade e a humidade com a seca.
As coisas que cederam entraram em massas sem peso,
O peso caiu sobre as coisas que não tinham peso.

Depois, Deus ou a Natureza acalmou os elementos:
A terra afastou-se do céu e o mar da terra,
E o éter afastou-se da nuvem e do aríete.
Como Deus desbloqueou todas as coisas elementares,
O fogo mudou as abóbadas celestes, tudo o seguiu
Para flutuar nos céus abaixo; e a terra que levava
E a terra, que levava consigo todas as coisas mais pesadas, caiu sob o ar;
A água caiu mais longe, abraçando costas e ilhas.

Quando Deus, seja ele qual for, criou
O universo que conhecemos, ele fez da terra
Uma esfera giratória tão delicadamente equilibrada
Que a água se curvava em ondas sob o vento
E os braços do oceano circundavam o globo áspero:
Ao toque de Deus, lagos, nascentes, cascatas dançantes
Desciam em vales, as águas deslizavam
Através de rochas, relva e prados cobertos de terra;
Algumas corriam os seus cursos de prata no subsolo,
Outras corriam para os mares e oceanos mais vastos.
Todas se derramaram dos montes distantes até às margens mais longínquas.
Então Deus fez planícies, planaltos e encostas caídas
De colinas em florestas de folhas profundas: sobre elas
Ele colocou montanhas rochosas contra o céu.
Como o céu mais alto tem duas zonas à direita,
Duas à esquerda, e uma quinta zona em chamas,
Com fogos celestiais entre as quatro, assim
Deus fez zonas na terra, a quinta zona nua
Com calor onde ninguém pode viver, em cada extremo
Uma terra de neve, e, nos extremos, duas zonas
De ventos temperados e sol e frio inconstante.
E o ar arqueou sobre tudo, ar mais pesado que
O fogo na mesma medida que a água carrega
Menos peso que todo o peso da terra.
Através do ar que se apanhava, Deus enviou nuvens de tempestade e chuva,
Trovões que abalam o coração, Gelo no vento
Que a todos resfria - mas o dono do mundo
Não deu todo o espaço do ar ao campo de batalha
Dos quatro mundos: cada um tinha sua casa e ainda
E os irmãos brigam tão depressa, que até hoje
O mundo está quase dividido numa guerra de mundos.
Eurus, cujo hálito mavioso fustiga a Arábia
Foi para onde as colinas da Pérsia brilham com a aurora;
E onde as costas ocidentais são iluminadas com fogos
Lá Zephyrus, com o sol poente, voltou para casa;
Enquanto Boreas, de língua de gelo, rugia no mais longínquo norte,
Auster, o vento do sul, reunia tempestades de verão.
Sobre eles, o éter celestial boiou.

Preparado para a guerra, pus a arma da minha caneta
Para o papel, combinando metro, armas e homens
Em seis pés à altura da tarefa. Então o Cupido arrancou
Um pé de distância, rindo das linhas mal combinadas.
Perguntei-lhe quem o tinha feito Mestre da Minha Canção:
"Rapazinho selvagem, todos nós poetas pertencemos
Às Musas. Não vês Vénus com o escudo
Minerva usa, ou a Minerva loira empunha
A tocha do amante. E quem quereria que os bosques cedessem
A Ceres, ou a Diana a dominar o campo?

Será que Phoebus, de cabelo comprido, é suposto marchar num desfile de pique
Enquanto Marte mostra como se toca a lira de Aonian?
O teu poder, rapaz, corre tudo o que está à vista,
Então por que este apetite devorador
Por mais? Ou a tua escrita tem de ir até helíaco 
E subir por cada corda que Apolo toca?
Meu primeiro e feroz verso: como me serviu bem esse verso virgem
Até que a segunda, mais suave, me enervou!
Mas eu não tenho matéria para esses acentos mais leves.
Nenhuma rapariga - ou rapaz - de longas e formosas tranças". 
Então terminei, e o Cupido foi buscar uma flecha!

Amours. I.1
Quemadmodum a Cupidine, pro bellis amores scribere coactus sit
Nós, que éramos cinco livros de Ovídio, agora somos três,
Pois estes, antes que os outros, ele prefere:
Se ao ler cinco te aborreces com o tédio,
com dois, o vosso trabalho será menor:
Com a Musa à frente, eu queria cantar sobre armas,
Escolhendo um tema adequado para alarmes:
Os dois versos eram iguais até que o Amor (dizem os homens)
Que, se o amor, dizem os homens, abriu a sorrir, levou um pé para longe.
Rapaz imprudente, quem te deu poder para mudar um verso?
Nós somos os profetas das Musas, nenhum dos teus.
E se a vossa mãe tomar o arco de Diana?
Diana se abanará quando o amor começar a brilhar?
Nos bosques se encontra a Rainha Ceres,
E a aljava que leva Diana até à planície:
Que o sol de treste, em raios de batalha, se põe,
Enquanto Marte toca a harpa aoniana?
Grandes são os vossos reinos, muito fortes e grandes,
Ambicioso Imp, porque procuras mais encargos?
Todas as coisas são tuas? As Musas Tempe são tuas?
Então, pouco pode Febos dizer, está harpa é minha.
Quando no primeiro verso desta obra eu pisei no alto,
O amor afrouxou a minha Musa, e fez 
com que os meus números se tornassem moles.
Eu não tenho mistrais, nem favoritismo,
sendo a matéria mais adequada para um espírito devasso,
Assim me queixei, mas o amor destrancou a sua aljava,
tirou a flecha e fez meu coração tremer:
E dobrou o seu arco musculoso sobre o joelho,
Dizendo: "Poeta, eis uma obra digna de ti.
Oh, ai de mim, ele nunca atira, mas bate,
Eu me enterro, o amor em meu peito ocioso se senta.
Que o meu primeiro verso seja de seis, e o último de cinco pés,
Musa Elegiana, que mais guerreia os laços amorosos,
A minha brilhante irmã, com o meu louvor de marinheiro.

Amours. I.9
Ad Atticum, amantem non oportere desidiosum esse, sicuti nec militem

Todos os amantes guerreiam, e o Cupido tem a sua tenda,
E o que é mais importante, é que o que é mais importante é.
A idade de Marte, com a de Vénus concorda,
Que a idade de Marte, com a de Vénus, se harmoniza.
O que é que se pode fazer, se não se pode fazer?
aqueles que os amantes desejam.
A quem se dá o nome de "O Rei", o nome de "O Rei":
O seu Mistrais dorme isto; que os seus Capitães guardam.
Os soldados têm de trabalhar mais longe: a donzela 
manda-os para fora, o seu valente amante segue-a sem fim.
O que é que se pode fazer?
Sobe, e nuvens dobradas de chuva ele passa,
E pisa os desertos que a neve cobre.
E, se o vento de leste vai para o mar, não se aflige
E não se deixa levar pelo vento do mar.
Quem, a não ser um amante ou um amante, é capaz
Que, como o espião, não se afasta de seu corpo
Um, como um espião, vai ter com os seus inimigos,
O outro vê o seu rival como seu inimigo.
O que é mais belo na cidade, este limiar está diante:
Este rompe os portões da cidade, mas ele os seus Mistrais dorê.
Muitas vezes invadir o inimigo adormecido é bom
E armado para derramar sangue sobre povos desarmados.
Assim caíram as ferozes tropas da Trácia-Rhesus
E os cavalos cativos, ao seu senhor se despedem.
A vida de um homem, que se não pode ver, é um sonho,
que, ao se deitarem, se levantam em braços inchados.
Os guardas e o corpo de guarda passam
Os irmãos e os pobres amantes trabalham.
A guerra e o amor são duvidosos, os vencidos se levantam
E quem tu nunca pensaste que cairia, jaz.
Por isso, quem antes do amor a tristeza chama,
que se resseque: o amor é o que melhor prova a inteligência.
Aquiles queimou briteis, sendo levada embora:
Troianos, destruam a riqueza grega, enquanto podem.
Heitor para as armas foi dos abraços de suas mulheres,
e Andrometra amarrou seu elmo.
O grande Agamémnon ficou, dizem os homens, espantado,
e olhou para a filha de Priamos, que estava solta.
Marte, no ato, a rede de serpentes negras estabilizou,
no céu nunca houve fábula mais notória.
A minha alma se entorpecia, e desfalecia, e se inclinava à preguiça,
O prazer e a comodidade me tinham molestado a mente.
A bela donzela, com seus cuidados, expulsou está preguiça,
e para as suas tendas me dirigi eu mesmo.
E, se não for, não se pode ver, porque não se pode ver:
Quem não quer crescer preguiçoso, que ame.
Trad e Organização Eric Ponty

Nenhum comentário: