Pesquisar este blog

sexta-feira, dezembro 15, 2023

Cancioneiro - Francesco Petrarca - Trad. Eric Ponty

Aqueles que, nas minhas rimas soltas,
o som que ouves do suspiro que alimentou
coração jovem que delirava quando eu era 
outro homem daquele que mais tarde me tornei;

dos vários estilos com que me afligi
quando me entreguei a vãs esperanças,
se alguém que conheceu o amor se elogia 
a si próprio, peço pena e perdão.

Há muito tempo que ando na boca das pessoas
e tantas vezes sinto-me envergonhado e confuso;
E há muito tempo e, por isso, frequentemente.

e isso é vergonha, e sentimento louco,
o fruto do meu amor e claramente,
breve sonho tanto quanto agrada ao mundo.

Porque uma bela em mim queria vingar-se
e reparar mil ofensas num só dia,
a amora escondida trouxe o seu arco
como quem espera a hora de se zangar.

No meu peito, onde costuma abrigar-se,
minha virtude peito e olhos defendia
quando o golpe mortal, onde qualquer dardo
qualquer fardo se amolgava, foi ajustar-se.

Mas fiquei atordoado na primeira ronda,
Senti que me faltava tempo e força
Para que na ocasião eu pudesse armar-me,

ou na colina alta e cansada
para evitar a dor que me assaltava,
da qual hoje eu gostaria, mas não posso, manter-me.

Era o dia em que os raios do sol empalideciam
os raios do seu autor piedoso6,
quando, encontrando-me desprevenido,
os vossos olhos, minha senhora, me prenderam.

Nessa altura, o meu povo não compreendia
defender-se do Amor: que protegido
me julgou; e a minha dor e o meu gemido
começaram a ser uma dor comum7.

O amor encontrou-me completamente desarmado
e aberto ao coração encontrou a passagem
dos meus olhos, da porta chorosa e do barco,
mas, na minha opinião, ele não foi honrado
ferindo-me com uma flecha nesse caso
e tu, armado, não mostrares o teu arco.

Aquele que sua infinita arte e providência
demonstradas no seu admirável magistério,
que, com este, criou o outro hemisfério
e a Jovi, mais do que a Marte, deu clemência,

veio ao mundo iluminando com o seu conhecimento
a verdade que no livro era um mistério11,
mudou o ministério de Pedro e João
e, através da rede, deu-lhes o céu como herança.

No seu nascimento, não foi do agrado de Roma dar-se a si própria,
mas a Judeia1 que, mais do que qualquer outro estado,
para exaltar a humildade o agradava;

e hoje, de uma pequena aldeia, nasceu um sol,
que alegra a Natura e o lugar
onde uma mulher tão bela viu o dia.

Se eu tentar chamar-te com suspiros
e ao nome que o Amor escreveu no meu peito,
que o LAUDE já começa a murmurar
Eu estou ciente do primeiro doce acento.

A vossa realeza, que encontro de imediato,
redobra, na alta empresa, a minha coragem,
mas TATTE, o fim clama para mim, que a honra
De outros ombros um grato peso.

À LAUde, assim, e à REverência, ensina
a mesma voz, sem mais, quando te nomeamos,
Ó digno de louvor e respeito:

mas, se a língua mortal está determinada a falar
para falar dos seus ramos sempre verdes
a sua presunção pode talvez tornar Apolo indigno.

A minha ânsia louca é tão mal orientada
para seguir aquela que foge tão resolutamente,
e dos laços do Amor leve e solto
voa diante da minha corrida desanimada,

que me ouve menos quanto mais me irrito19
Procuro a maneira correta de me revoltar:
não me serve de nada incitá-lo ou dar-lhe a volta,
que, pela sua natureza, o Amor torna-o obstinado.

E quando a mordidela já está a abanar,
sou deixado à sua mercê e, para meu pesar,
num transe de morte me transporta:

para chegar ao loureiro onde é colhido
fruto amargo que ao prová-lo
a chama dos outros aflige e não conforta.

Penas ociosas, gula e sonolência
do mundo à virtude barram a entrada
e a nossa natureza, que reverencia
nossa natureza, que reverencia o uso;

a luz do céu extingue a sua influência,
pela qual nossa vida é informada,
e por uma coisa admirável é apontado
de Helicona, que não tem fluência fluvial.

De murta e louro que saudade há?
Pobre e nu vê a Filosofia
A multidão que é presa do negócio vil.

Poucos serão os que irão pelo outro lado:
Ó espírito gentil, pois tu o empreendeste,
magnânimo, não abandones a tua alta empresa.

Árvore triunfante, planta vitoriosa
dos poetas honra e imperadores,
que encheu de alegrias e tristezas
a minha vida mortal e penosa;

mulher certa, que não é outra coisa
não deseja nem colhe senão honras,
nem do amor ele teme armadilhas tentadoras,
nem enganar a sua consciência virtuosa.

A doçura do sangue, e o valor
e a preciosa riqueza de rubis, pérolas e ouro,
Desprezais igual, como um fardo vão.

A vossa beleza no mundo inigualável
cansativa para ti, exceto ver que o teu tesouro
de castidade adorna e adorna.

Vou lamentando os meus tempos, infeliz, passados,
que gastei em amar as coisas da terra,
e, tendo asas, sem levantar voo
porque talvez dar exemplos não diminuísse.

Vós que vedes os meus fracassos e os meus pecados,
Deus imortal e invisível do céu,
enviai à minha frágil alma alguma consolação,
e sede compensado pela vossa graça:

E se eu visse a minha alma exposta à guerra e ao tumulto,
deixem-na morrer em paz, e se a minha vida foi vazia,
que a minha partida seja, pelo menos, honesta.

À minha já pequena vida, e no último momento
A tua mão divina empresta:
Vós sabeis que só em Vós espero.
Francesco Petrarca - Trad. Eric Ponty 

Nenhum comentário: