Pesquisar este blog

domingo, dezembro 03, 2023

OITO Hafiz - POEMA PERSA - Aos 162 Anos de Cruz e Sousa -Trad. Eric Ponty


POR MAIS VELHO QUE SEJA, INCAPAZ,
e doente do coração eu possa estar,
No momento em que me lembro do teu rosto
A minha juventude é-me devolvida;
Graças a Deus que tudo o que procurei
Dele recebi,
Que os meus esforços me trouxeram
A fortuna que alcancei.
Alegra-te, jovem rebento, na tua glória,
Pois na tua sombra
Eu sou o rouxinol cujas canções
São ouvidas agora em todo o lado.
Para mim, no início, as alturas e as profundezas
Do Ser eram desconhecidas,
Mas estudado na minha saudade de ti
Como me informei bem!
O destino arrasta-me para a porta da loja de vinhos -
E embora eu dê voltas e voltas,
É onde acabo sempre;
É inútil resistir.
Não é que eu esteja velho em meses
E anos; se a verdade é dita
O amigo que amo não me é fiel -
É isso que me faz velho.
No meu coração, a porta do sentido
Abriu-se no dia em que procurei
O nosso antigo Zoroastrista
E entrei na sua corte.
Na estrada da Glória, e no trono da
No trono da Boa Fortuna, eu levanto
O copo de vinho, e recebo os meus amigos
E o seu louvor!
E desde o momento em que o teu olhar
Que me perturbou pela primeira vez, tenho a certeza
Que fui imune a todos os problemas
Os últimos dias estão reservados.
Ontem à noite, a bondade de Deus trouxe boas notícias -
"Hafez, eu garanto
Que todos os teus pecados serão perdoados;
Volta, volta para mim!
O POMAR ENCANTA OS NOSSOS CORAÇÕES, E A CONVERSA QUANDO
os nossos amigos mais queridos aparecem - é doce;
Deus abençoe o tempo das rosas! Beber o nosso vinho
entre as rosas aqui - é doce!
O perfume da nossa alma adoça-se com cada brisa; ah sim,
os suspiros que os amantes ouvem - são doces.
Canta, rouxinol! Os botões de rosa ainda não abertos
vão deixar-te, e o teu medo - é doce;
Querido cantor da noite, para os apaixonados
o teu triste lamento é claro - e doce.
O bazar do mundo não contém alegria, exceto
o do libertino; bom ânimo - é doce!
Ouvi os lírios dizerem: "O mundo é velho,
para levar as coisas de ânimo leve aqui - é doce."
Hafez, o coração feliz ignora o mundo;
não penses que o domínio aqui - é doce.
NÃO VEJO AMOR EM NINGUÉM,
Para onde é que foram todos os amantes?
E quando é que toda a nossa amizade acabou,
E o que é feito de cada amigo?
A água da vida está turva agora, e onde
E onde está Khezr para nos guiar do desespero?
A rosa perdeu a sua cor,
O que é que aconteceu à brisa da primavera?
Cem mil flores aparecem
Mas nenhum pássaro canta para elas ouvirem -
Milhares de rouxinóis estão mudos:
Onde é que eles estão agora? Porque é que não vêm?
Há anos que não se encontram rubis
Em minas pedregosas no subsolo;
Quando é que o sol voltará a brilhar?
Onde estão as nuvens cheias de chuva?
Quem é que agora pensa em beber? Ninguém.
Para onde foram os bebedores?
Esta era uma cidade de amantes,
De bondade e benevolência,
E quando é que a bondade acabou? O que é que levou
A doçura da nossa cidade a nada?
A bola da generosidade
Fica no campo para todos verem -
Nenhum cavaleiro vem bater nela; onde
Onde está toda a gente que devia estar lá?
Silêncio, Hafez, pois ninguém sabe
Os caminhos secretos que o céu percorre;
Quem é que está a perguntar como
O céu está a girar agora?
ONTEM À NOITE, TROUXE-ME VINHO E AO LADO DA MINHA ALMOFADA;
O seu cabelo estava solto, o seu vestido estava rasgado, o seu rosto transpirava -
Sorriu e cantou de amor, com malícia nos olhos,
E sussurrando no meu ouvido, ela perguntou embriagada:
"Meu antigo amante, será que estás a dormir?
O verdadeiro iniciado, quando lhe é oferecido vinho à noite,
Seria um herege do amor se recusasse
Tomar a bebida que lhe foi dada, e bebê-la com prazer".
E quanto a vós, hipócritas, não vos queixeis
Que a vida se esvai em borras, porque nos foi dada
Esta natureza nos foi dada desde o princípio do mundo, e devemos beber
O vinho que nos é servido, seja da terra ou do céu.
Então pega no copo de vinho risonho, levanta-o na tua mão,
Acaricia os caracóis do teu amante, e diz que Hafez falou;
Quantos votos de abstinência o mundo já viu
Tão fervorosamente afirmados, e - como os de Hafez - quebrados.
VISITA NOCTURNA

Os seus olhos estavam à procura de uma briga de ébrios,
A sua boca estava cheia de piadas. Ela sentou-se
Ontem à noite, à meia-noite, na minha cama.

Aproximou os seus lábios do meu ouvido e disse
num sussurro triste, estas palavras: "O que é isto?
Não és tu o meu velho amante? Estás a dormir?"

O amigo da sabedoria que recebe
Este vinho que rouba o sono é um traidor do amor
Se ele não venera esse mesmo vinho.

Oh, ascetas, vão-se embora. Não discutam com aqueles
Que bebem o amargo, porque foi precisamente
Este dom que os divinos nos deram na Pré-Eternidade.

O que quer que Deus tenha deitado na nossa taça
Bebemos, quer seja o vinho
O vinho do céu ou o vinho da embriaguez.

O riso do vinho, e os caracóis desgrenhados
Daquele que amamos... Quantas noites de pesar - quais as de
Hafez - foram quebradas por momentos como este?
Ontem à noite caminhei, com sono, até à porta
Da taberna. O meu tapete de oração e o meu manto 
remendado estavam ambos manchados de vinho.

Um jovem zoroastriano saiu da porta
Da porta: "Errante, acorda!"
Ele disse: "A maneira como andas tem a mancha do sono.

"A nossa casa é uma taberna de ruína, por isso
Lava-te em água limpa, para que
Não deixeis manchas nesta casa sagrada.

"Anseias pelos doces lábios dos rapazes;
Mas até quando manchareis a vossa
Com este vinho cor de rubi?

"A estação de caminho da velhice é para passar
Limpo; não deixes que o manto da idade honrada
Seja manchado qual foi pela imprudência do viço.
DE QUE FORMA A CULPA FOI ÚTIL

Somos extáticos ébrios que deixaram os nossos corações
Ir para a selva. Somos estudiosos escarnecidos
Do amor, e velhos amigos do copo de vinho.

As pessoas apontaram a seta da culpa centenas de vezes
Na nossa direção. Com a ajuda da sobrancelha da nossa querida,
A culpa tem sido uma bênção, e abriu todo o nosso trabalho.

Oh, flor de manchas escuras, suportaste a dor toda a noite,
À espera do vinho da madrugada; eu sou essa papoila
Que nasceu com a mancha ardente do sofrimento.

Se o nosso mestre zoroastriano ficou desgostoso
com a nossa forma de arrependimento, diz-lhe: "Vai em frente,
Coa o vinho. Nós estamos aqui de cabeça baixa.

É por meio de ti que o nosso trabalho continua;
Oh, mestre do caminho, por favor, lança-nos um olhar.
Sejamos claros: desviámo-nos da passagem.

Não nos imaginem como a tulipa, que se preocupa
Com a sua forma de taça; olha antes para a mancha escura
de tristeza que colocámos nos nossos corações tostados.

"Hafez", dizeis, "e todas as vossas cores intrigantes
E fantasias engenhosas?" Não leves a sério a nossa linguagem.
Somos uma tábua rasa sobre a qual nada foi escrito.

VEJO O HOMEM QUE CONJURO - NUMA PORTA
Banhado por um momento na luz da noite
E observando o sol
Desce por detrás das colinas nuas
Cuja sombra se esbate, e torna sem substância,
Parada, quartel, mastro da bandeira - o degrau baixo
Em que ele está; "a hora
Do pó de vaca", mas nenhum rebanho
Não se trazem para aqui se abrigarem da penumbra:
A comoção brilhante e barroca do céu
É simplificado para o crepúsculo
Em que as primeiras estrelas brilham
Como uma censura que acalma o coração.
Ele entra na casa escura: embora esteja aqui
Por acaso ele faz
O seu ser desse acaso,
Abrigado num país que ele ama
E que, ele sabe, não o pode amar - de modo que
A sua homenagem é uma necessidade
Tornar-se a sua própria recompensa
Desprezado como o que Aristóteles diz
As almas nutrem-se do Deus irresponsável:
Um servo descalço traz
A lâmpada de óleo e os seus livros
(E noutra dispensação ele
Seria essa criança grave, respeitosa e silenciosa).
As traças rodeiam-no e batem
O vidro brilhante da chaminé do candeeiro;
Agora, sentado à sua secretária, abre o texto
E o comentário; ele mergulha a caneta e escreve:
"É a noite do poder,
O livro da dor está fechado..."
HAFIZ - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: