Pesquisar este blog

terça-feira, dezembro 12, 2023

Dois Hinos -Safo -TRAD. ERIC PONTY

Hino a Afrodite

Afrodite, imortal de trono cintilante,
Filha de Zeus, feiticeira, imploro-te,
Poupa-me, ó rainha, desta agonia e angústia,
Não esmagues o meu espírito.
Sempre que antes me ouvistes -
À minha voz que vos chamava ao longe,
e, ao atender, viestes, deixando a casa de vosso pai
Domínios dourados,
Com a carruagem atrelada aos teus cavalos de asas velozes,
esvoaçando velozes pinhões sobre a escuridão da terra,
E trazendo-te através do infinito, deslizando
Para baixo do céu,
Então, logo eles chegaram e tu, deusa abençoada,
Com um sorriso divino, perguntou-me
Que novo infortúnio me sobreveio agora e porquê,
assim te chamei.
O que no meu coração louco era o meu maior desejo,
Quem era agora que devia sentir as minhas seduções,
Quem era a bela que devia ser persuadida,
Quem te fez mal, Safo?

Pois se agora ela foge, ligeiramente a seguirá
E se ela rejeita presentes, logo os oferecerá
Sim, se ela não conhece o amor, logo o sentirá
Mesmo relutante.
Vinde, pois, peço-vos, concedei-me o alívio da tristeza,
Afastai a preocupação, eu vos peço, ó deusa
Realiza para mim o que eu anseio por realizar,
Sê tu a minha aliada.

Terceiro poema: Minha amada

Em tropa de cavalos, as fileiras serrilhadas de marchadores,
Nobre frota, alguns acham que é a mais bela de todas na terra
A mais bela. Para mim, nada mais
É a minha amada.
Compreender isto é para todos muito simples,
Pois assim contemplando muito a perfeição mortal
E sabendo já o que a vida lhe podia dar,
ele escolheu a bela Helena,
ele, o traidor da honra de Ilium.
Então ela não se considerou filha ou mãe adorada,
mas rendida ao amor, e forçada pela sua paixão,
desafiou o destino no exílio.
Assim ligeiramente se inclina a vontade daquela mulher
Para quem as coisas próximas e queridas parecem ser nada.

Assim poderíeis falhar, minha Anactória,
Se ela estivesse contigo.
Ela cujo passo suave e rosto radiante
Têm o poder de encantar mais do que uma visão
De carruagens e batalhões cobertos de cota de malha
Do exército de Lydia.
Assim devemos aprender num mundo feito como este
O homem nunca pode alcançar o seu maior desejo,
mas deve rezar pela boa sorte que o destino lhe reserva,
Sem nunca olvidar.
Safo - TRAD. ERIC PONTY
Safo - TRAD. ERIC PONTY

Nenhum comentário: