Pesquisar este blog

segunda-feira, dezembro 11, 2023

Triunfos - Triunfo da Morte - ( Uma Tentativa) - Francesco Petrarca - Trad. Eric Ponty


Questa leggiadra e gloriosa Donna.
A gloriosa moça, cuja alma foi para o céu
E deixou o resto na terra fria, ela que era

Um pilar de correta valentia, e tinha ganho
Muito honrada pela sua vitória, e acorrentada
O deus que o mundo prende com terror,

Não usando outra armadura senão a sua própria mente casta;
belo aspecto, pensamentos recatados, e palavras bem pesadas,
A doce modéstia a estes deu ajuda amiga.

Era um milagre na terra ver
O arco e as flechas da divindade,
e toda a sua armadura quebrada, que antes havia matado

é o seu amor, se não fosse o seu amor, seria o seu amor;
A bela dama da nobre visão se retirou
Com a sua companhia escolhida - eram poucos.

E formaram uma pequena tropa, rara virtude certa, -
Mas cada uma delas, por si só, parecia
Um tema para poemas, e bem poderia incitar

O melhor historiador: traziam um arminho branco
Um arminho branco, sem manchas, num campo verde,
Em cujo pescoço se via uma corrente de topázio

Em ouro puro, as palavras e o andar celestial,
expressavam que os bem-aventurados haviam nascido para tal destino.
A quem se afigurava uma estrela, ela um sol,

Que não escureceram o resto, mas tornaram mais claro
O seu esplendor; a honra em mentes valentes se encontra:
Esta tropa, com violetas e rosas coroadas,

Alegremente marchava, quando eis que avistei
Outro sinal terrível aos meus olhos
Uma dama vestida de negro, cujo olhar severo era

Com horror se encheram, e como o inferno apareceram,
Avançou e disse: "Tu que te orgulhas de ser
Tão bela e jovem, mas que não tem olhos para ver

Quão perto está o vosso fim; eis que eu sou
Ela, a quem eles, ferozes, cegos e cruéis chamam,
Que encontram mortes intempestivas; fui eu que fiz

A Grécia sujeita, e o Império Romano abalado;
Minha espada aguda saqueou Troia, quantos povos rudes
E povos bárbaros são por mim subjugados?

Muitos pensamentos ambiciosos, vãos e amorosos
Minha presença indesejada em nada trouxe;
Agora venho a vós, enquanto ainda vosso estado;

É feliz, antes que sintas um destino mais duro."
"Sobre estes não tendes poder", respondeu ela,
(Que tinha mais valor que todo o mundo)

"E pouco sobre mim; mas há um
Que ficará profundamente triste quando eu me for,
A sua felicidade depende da minha vida,

Encontrarei a liberdade num fim pacífico".
Como quem, com um olhar súbito
Um objeto inesperado vê na esperada visão

Depois olha de novo, e culpa a sua própria pressa
E assim, numa pausa duvidosa, a cruel dama
Um pouco mais, e disse: "O resto eu chamo

Para pensar, e saber que os ultrapassei a todos".
Então, com um aspecto menos feroz, ela disse: "Tu, guia
"Guia desta bela tripulação, não tens a minha força à prova,

"E pouco sobre mim; mas há um
Que ficará profundamente triste quando eu me for,
A sua felicidade depende da minha vida,

Encontrarei a liberdade num fim pacífico".
Como quem, com um olhar súbito
Um objeto inesperado vê inesperado;

Depois olha de novo, e culpa a sua própria pressa
E assim, numa pausa duvidosa, a cruel dama
Um pouco mais, e disse: "O resto eu chamo

Para pensar, e saber que os ultrapassei a todos".
Então, com um aspecto menos feroz, ela disse: "Tu, guia
"Guia desta bela tripulação, não tens a minha força à prova,

Que ela aconselhe, quem pode mandar, previna
A idade decrépita, não é senão um castigo;
De mim está honra só vós tereis,

Sem medo ou dor, para encontrar o teu túmulo."
"Como Ele quiser, que habita no céu
E governa na terra, tal porção deve ser dada

A mim, como outros recebem da tua mão".
Ela respondeu então; ao longe podíamos ver
Milhões de mortos amontoados na planície adjacente;

Não há verso nem prosa que compreenda os mortos
Que esperaram o triunfo da morte, desde a Índia,
De Espanha, de Marrocos, de Cantuária,

E todos os cantos da terra se reuniram;
Quem mais feliz viveu, ali compareceu:
Papas, imperadores, nem reis, nem insígnias usavam

De seu passado, mas nus e pobres.
Onde estão as suas riquezas, onde estão as suas joias preciosas,
as mitras, os ceptros, as vestes e os diademas?

Ó homens miseráveis, cujas esperanças nascem
De alegrias mundanas, mas poucos são tão sábios
Que não confiem nessas loucuras insignificantes;

E se se enganam, no fim é justo:
Ah! mais do que cegos, o que ganham com o vosso trabalho?
Deveis voltar uma vez ao solo de vossa mãe,

E depois os vossos nomes mal se saberão,
nem qualquer lucro do vosso trabalho crescerá;
Todos esses países estranhos pelo vosso golpe de guerra,

Submetido a um jugo tributário;
O combustível do vosso fogo ambicioso,
Que ajuda têm agora? O vasto e mau desejo

De riqueza e poder a um ritmo sangrento
É ímpio, - melhor pão e água comer
Com paz; um prato de madeira raramente contém,

Um caldo envenenado; o vidro é mais seguro que o ouro;
Mas para este tema será imperioso um tempo maior,
Devo voltar à minha antiga tarefa.

A hora fatal da sua curta vida aproximava-se,
Essa passagem duvidosa que o mundo teme;
Outra companhia, que não tinha sido,

Libertos do seu fardo terreno foram vistos,
para tentar se as orações poderiam apaziguar a ira,
ou deter a mão inexorável da morte.

Essa bela multidão reunida para ver o fim
Que todos devem provar; cada vizinho, cada amigo
A morte, com a sua mão, agarrou-a,

E arrancou um só cabelo de ouro,
Assim do mundo está flor mais bela é tirada
Para a fazer brilhar mais, não por mágoa

Quantas queixas, quantos gritos
Que ali foram proferidos, quando o destino fechou aqueles belos olhos
Que tantas vezes cantei, cuja beleza ardia

Meu coração torturado tanto tempo; enquanto outros choravam,
Ela agradou, e tranquila gozou o fruto
Da sua vida abençoada: "Adeus", sem zanga,

"Verdadeira santa na terra", diziam eles; assim ela poderia ser
Mas nada impede a crueldade da morte.
Que será dos outros, pois tão pura

Um corpo suportou tantos calores e frios,
e mudou tantas vezes em tão pouco espaço?
Ah, esperanças mundanas, como sois cegos, como sois baixos!

e pago ao tempo, e ao mundo, a dívida
que eu tinha, então a terra conservaria o seu estado glorioso:

E agora, de uma pequena cidade, deu-nos
um sol tal que agradecemos à Natureza e ao lugar
que trouxe ao mundo está bela Senhora.

Se desde que eu banhei o chão com lágrimas que correm
Pois aquela alma branda, que o vê, testemunha;
E vós, que ledes, podeis julgar que ela me acorrentou

No dia 6 de abril, e libertou-me
No mesmo dia e no mesmo mês. Oh! como o caminho
A sorte é incerta; ninguém odeia o dia,

De escravidão, ou de morte, tanto quanto eu
Abomino o tempo que forjou minha liberdade,
E a minha vida demasiado duradoura; tinha sido justa

Agora, a que preço devo o prémio da tristeza
Não sei, nem tenho coração que possa bastar
A triste aflição para contar em verso
De quem, em seu corpo, chorava;

"Cortesia, Virtude, Beleza, tudo está perdido;
Que será de nós? Ninguém mais se pode gabar
De tão alta perfeição; não mais

Ouvir as suas palavras sábias, nem a doce
Doce música da sua voz". Enquanto assim choravam,
O espírito que se separa divide-se

Com todas as virtudes do nobre peito,
Como um eremita grave que procura um descanso solitário:
O céu estava limpo, e todo o ar ambiente

Sem uma nuvem ameaçadora; nenhum adversário
Não se lhe afigurava, nem a sua mente calma se afligia;
A morte, sozinha, concluiu a luta;

Depois, quando o temor e o mais extremo lamento
Cessaram os olhos atentos de todos
Que, por um lado, a vida, por outro, se

Que, como uma chama, não se gastava
Por força extinta, mas como as luzes se apagam,
e sem discernimento se apagam:

Assim foi a alma em paz; assim se gastam as lâmpadas,
Como o óleo falha que lhes dá alimento;
Em suma, o seu semblante poderíeis ainda conhecer

O mesmo que era, não pálido, mas branco como a neve,
Que nos cumes dos montes em suaves flocos
Cai numa calma, ou como um homem que toma

Como se a sua bela vista se fechasse com o mais 
doce sono, depois que o duende
Foi-se embora. Se isto é o que os tolos chamam de morrer,

A morte parecia-lhe muito bela.

Foi a altura em que tristemente pago
Meus suspiros, em homenagem àquele dia agridoce,
que primeiro deu vida aos meus tediosos males;

O sol agora, sobre os chifres do touro, orgulhosos vão,
E Feáton renovou a sua corrida habitual;
Quando o Amor, a estação, e o meu próprio caso,

O sono fechou os meus olhos, e os meus sentidos desapareceram,
minha imaginação desperta viu uma luz brilhante,
na qual aparecia uma longa dor e um curto prazer.

Um poderoso general eu vi então,
como alguém que, por alguma vitória gloriosa,
deveria ir ao Capitólio em triunfo:

Eu (que não estava habituado a tal espetáculo
Mas o orgulho) admirava o seu hábito, estranho e corajoso,
E tendo levantado os olhos, que estavam cansados,

para entender esta visão foi todo o meu cuidado.
Quatro corcéis nevados um carro ardente puxava;
O cruel rapaz ali se sentou; um ameaçador teixo

A sua mão direita trazia, na sua aljava, flechas,
contra cuja força nenhum elmo ou escudo prevaleceu.
Duas asas coloridas de festa seus ombros usavam;

Tudo mais nu; e ao redor de sua cadeira
Mil mortais, alguns em combate, se enforcaram,
muitos foram feridos com dardos, e muitos foram mortos.

Com alegria de saber notícias, levantei-me e avancei
E agora encerrou-se na última hora
Dessa carreira tão gloriosa e tão breve,

antes da passagem das trevas tão terrível para o homem!
E um belo grupo de damas ali se reunia,
Ainda desta terra, com graça e honra coroadas,

para ver se alguma vez a morte se arrependeu.
Esta gentil companhia assim se aglomerava,
contemplando nela o terrível fim

Que todos, por lei da natureza, devem fazer;
Cada um era um vizinho, cada um era um amigo doloroso.
Então a morte estendeu a mão, naquela hora terrível

Então a Morte estendeu sua mão, naquela hora terrível,
e arrancou da sua brilhante cabeça um cabelo dourado,
e assim arrancou da terra a mais bela flor;

Não foi o ódio que impeliu o feito, mas a soberba, a ousadia
Que o amor, que é o que é o amor, é o que é o amor.
Que lamentações chorosas enchem o ar

Que o amor, que é o amor de Deus, não é o amor de Deus,
Que, ao contrário, não se pode dizer que seja o que é.
E enquanto a dor se dissolve, todos choram e suspiram,

Ela, em manso silêncio, alegremente se assenta,
"Reunindo já o alto galardão da virtude.
"Parte em paz, deusa mortal e pura!"

Disseram; e assim ela foi: embora nada
Que, se a morte mais poderosa, tão severa - tão segura!
Que, se algumas noites, em cada mudança

Que, se a morte, tão severa, tão segura, não vale!
Oh! esperança, quão falsa! quão cego todo o pensamento humano!
Se na terra se afundou o orvalho do infortúnio

Que o espírito brilhante que se foi,
Pensai, vós que escutais, vós que testemunhais.
Pensai, vós que escutais, que quem testemunha sabe.

Era a primeira hora, do sexto dia de abril,
que me prendeu e que, infelizmente, agora me liberta:
Como a Fortuna mostra sua inconstância!

Ninguém jamais se afligiu com a perda da liberdade
Que, se a vida não se prolonga
E a vida prolongada, que só pede para morrer.

O mundo, que ela tinha de deixar,
e a mim, que nasci mais cedo, ter-me deitado abaixo,
Nem de seu orgulho e ostentação a idade se despoja.

O que é que eu não posso mostrar é que a dor é grande,
mal me atrevo a pensar, menos ainda a tentar com números,
ou com palavras vãs aliviar o peso da minha dor.

A virtude está morta, a beleza e a cortesia!
As damas de infortúnio, em torno do seu leito de honra
"Para que estamos reservadas?", gritam com angústia;

"Onde agora, na mulher, se achará toda a graça?
Como uma chama pura que não se gasta por força,
mas cada vez mais ténue, se extingue suavemente,

Passando suavemente em paz a alma contente:
E como uma luz de raio claro e constante,
quando falha a fonte de onde emana o seu brilho,

Ela, até o fim, manteve seu caminho conquistado.
Não, mas branca como a neve,
que, quando os ventos se acalmam, caem silenciosamente,

Parecia como quem se cansa de repousar.
E como em ameno sono se deita
(O espírito se separou da forma abaixo),
Nela apareceu o que os insensatos chamam de morte;

E a morte sentou-se formosa sobre sua formosa fronte.


A noite - que se seguiu ao golpe funesto
Que o meu sol gasto removeu no céu para brilhar,
e me deixou aqui como um homem cego e desolado.

Agora, já muito avançada, começou a espalhar sobre a terra
O doce orvalho da primavera que anuncia a aurora,
quando o véu do sono e as visões são retirados;

Quando, coroado de gemas orientais, e iluminado
Como um dia recém-nascido, à minha vista em transe
A minha Senhora, da sua esfera estrelada, se iluminou:

Com palavras gentis e suave suspiro, sua mão tão querida.
Que, em vão, tanto desejava, a minha apertava,
enquanto a doçura celeste aquecia meu peito:

"Lembra-te dela, que, do mundo à parte,
"manteve todo o teu caminho conhecido por aquele jovem coração."
Com ar de mansidão e modéstia

Sentando-me a seu lado, num banco macio, onde,
Onde a faia e o loureiro se encontram na mais verde sombra.
"Lembrar-me? ah! como poderia eu esquecer?

Mas dize-me, ídolo meu", disse eu chorando,
"Vives tu? - Ou sonhei eu - está, está Laura morta?"
"Vivo eu? Eu só vivo, mas tu de fato

"Eu só vivo, mas tu, de fato, estás morta, 
e deves estar, até que a última hora melhor
Te liberte da carne e do vil poder do mundo.

Mas, o nosso breve lazer para que o desejo não exceda,
"Voltemo-nos, antes que o dia termine,
para temas de maior interesse, puros e elevados."

Então eu: "Quando terminou o breve sonho e o vão
Que os homens chamam de vida, por vós agora passada em segurança,
"A morte é de fato um castigo e uma dor tão grandes?"

Respondeu ela: "Enquanto na terra a tua sorte está lançada,
Escravo das opiniões cegas e duras do mundo,
A verdadeira felicidade nunca será a vossa recompensa;

A morte, para os bons, é uma prisão lúgubre,
Mas para o vil e o baixo, que todas as suas esperanças
Que a vida, que é a vida, é a morte;

E os cuidados que por baixo se fixaram, estão cheios de medo;
E esta minha perda, agora lamentada com muitas lágrimas,
"pareceria um ganho, e, conhecendo vós o meu prazer

"sem limites e puro, o vosso alegre louvor."
Assim falava, e para o céu seu olhar agradecido
Mas enquanto seus lábios de rosa jazem

E, enquanto seus lábios rosados se acorrentavam 
em frio silêncio, eu renovava meu tema:
"Relâmpago e tempestade, batalha vermelha, idade, doença,

Costas, prisões, veneno, fome, - não fazem estes
A morte, mesmo para os mais corajosos, não parece amarga?"
Ela respondeu: "Não nego que a luta

É grande e dolorosa a luta que espera a vida que se vai,
e depois da morte eterna o pavor agudo!
Mas se a alma com esperança do céu for alimentada,

E, porventura, em si mesmo, o coração se entristece,
O que é então a morte? O seu breve suspiro traz alívio:
Já me aproximava do meu objetivo final,

Minhas forças estavam a falhar, a minha alma estava a voar,
Quando um sussurro baixo e triste se ouve ao meu lado,
"Ó miserável! que, preso à vida vã,

Que, se a vida não é de todos, não é de ninguém,
Por terra ou oceano, para si mesmo uma presa,
Onde quer que vagueie, que uma forma persegue,

Onde quer que ele vagueie, quem uma forma persegue,
"Satisfaz um desejo, um sonho renova,
O pensamento, a fala, o sentido, o sentimento, 

Ali estão para sempre ligados! E, para o lugar de onde vinha o som
Voltei meus olhos lânguidos e a vi,
"Vosso amor, que aferrava, minha piedade, que a impelia.

Reconheci-a por aquela voz e ar,
que tantas vezes afugentaram a tristeza do meu espírito,
Agora calma e sábia, tão cortês como então e falhada.


Mas também a ti, quando querida, na flor
De uma juventude alegre e de uma beleza primorosa.
Tema de muitos pensamentos, e musa de muitas rimas,

Acredita-me, a vida para mim foi muito menos doce
Do que uma morte suave e misericordiosa,
A esperança abençoada, raramente dada aos mortais:

E tal alegria suavizou o meu caminho da terra para o céu,
"Quando de um longo exílio voltei ao doce lar,
enquanto só por ti minha alma ansiava com piedade."

"Mas dizei-me, senhora", disse eu, "por essa verdadeira
E leal fé, na terra bem conhecida por vós
Agora mais conhecida diante da face do Omnisciente,

Se no vosso peito o pensamento alguma vez encontrou um lugar
O amor me levou, meu longo martírio a alegrar,
Embora a virtude seguisse ainda seu belo privilégio.

Pois ah! muitas vezes escrito naqueles olhos mais doces,
"A raiva, o desdém e o perdão,
"por muito tempo, sobre meus desejos, dúvidas e sombras lançaram."

Mal tinha passado dos meus lábios o desabafo,
"quando sobre o seu belo rosto brilhava o seu velho sorriso de sol,
"A minha virtude, que tantas vezes redimiu,

E com um terno suspiro ela respondeu: "Nunca
Nunca o meu coração firme se separou de ti:
Mas como, para a nossa jovem fama, nenhum outro caminho,

direto e claro, de segurança mútua,
eu temperei com olhares frios a tua chama furiosa:
Assim as mães mais carinhosas domam os filhos rebeldes.

Quantas vezes eu disse: "Cabe a mim
Que espera e teme, mal faz o papel da discrição!
Não deve na minha cara detectar meu coração.

"Foi isso que, como uma rédea para o cavalo generoso,
afrouxou tua pressa, e moldou teu rumo.
Muitas vezes, enquanto o Amor consumia o meu coração em luta,

A cólera tingiu-me a face, meus olhos iluminaram,
Pois o Amor em mim nunca a razão pôde subjugar;
Mas nunca, se te vi triste,

Em instante alguns meus olhares mais carinhosos se inclinaram para vós,
Eu mesmo da vergonha, da morte te resgatava;
Ou, se a chama da paixão ardia demasiado alto,

Minha saudação mudava, com fala curta e olhar frio
Francesco Petrarca - Trad. Eric Ponty
Eric Ponty POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: