Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 28, 2023

Uma Imitação de Francesco Petrarca e Um Hafiz a amada - Eric Ponty

 P/Moema

Mas quando o seu sorriso, doce na sua modéstia,
já não esconde o seu belo e raro encanto,
que o antigo ferreiro conhecido na Sicília
na forja negra, agora balança o braço em vão,

pois as armas forjadas no fogo de Mongibello
para suportar todas as provações caíram das mãos 
rudes de Jovi e sob o olhar brilhante de Apolo
A irmã de Jovi, pouco a pouco, aparece renovada.

Uma brisa que vem da costa oriental,
mantém salvo os aratus sem destreza marinha
e nos campos desperta flores entre a erva.

As estrelas nefastas fogem por todo o lado,
dispersas de uma só vez por essa face amada
por quem tantas fúcsias foram derramadas.

HAFIZ

Embora eu tenha sentido as dores de um amante,
Estes não me pedem que os diga:
"Embora a ausência envenene o meu repouso,
Isto não me pede para contar.

Muito, muito longe procurei no mundo
Por ela que tanto amo.
O nome da minha encantadora é um som mágico,
Que me pede para não dizer.

Os meus olhos traçam os seus belos passos,
As minhas lágrimas o rasto encharca;
Não pergunteis o segredo do meu caso,
A quem se devem estas fúcsias.

Não mais do que ontem à noite,
ouvi a sua língua declamar,
com acentos que, apesar do amor,
não me pedem para citar.

Por que morder o lábio? Por que alusões aconselhar,
Como se eu pudesse trair?
Um lábio rubicundo, é verdade, eu prestei;
Mas de quem - não me mandes dizer!

Ausente de ti, só, eu gemo,
A aflição assombra a minha cama;
Mas o que é que eu suporto assim sozinho
Ah! não me pergunteis.

HAFIZ, cujo coração não admitiu o infortúnio,
Agora sente-o em excesso;
Não pergunte ao seu amor sem contornos para saber,
É o que ele não pode expressar com estes versos.

 Eric Ponty
 Eric Ponty - Poeta-Tradutor-Libretista

Nenhum comentário: