Pesquisar este blog

quarta-feira, novembro 29, 2023

Imitação de uma Bossa e Um Hafiz - Eric Ponty

ESTE OLHAR TEUS OLHOS
QUANDO ACHAM O CÉU
DIZ MAIS DE MIM COISAS
NÃO POSSO CRER JAMAIS!

É JEITO TÃO DOCE ILUSÃO
AO PENSAR-TE EM VÃO
SE GOSTARES ASSIM DE MIM
COMO EU NO OLHAR TEU!

MOEMA QUAL PROBLEMA
DO HAFIZ QUE ENUNCIA QUE FIZ
NUM ANATEMA POR UM TRIZ.

É MAIS QUE FASCINAÇÃO
QUANDO ME FUI NA RAZÃO
QUEM TE CANTOU UM HAFIZ,
EM FORMA DE CORAÇÃO QUE FIZ!

QUANDO ME DESFIZ EM TI
RÓI O CORAÇÃO QUE FALOU
EM SONHÁ-LA DEMAIS! QUE FIZ...

AH! SE TU CRERES NAS VELAS
QUERO DIZER-LHE EM TI QUAL VINHOS...
OS TEUS OLHOS SERIAM TELAS 
DUMA SERRA COM BARQUINHO 
NAVEGAREM POR MEIO DELAS.

HAFIZ

Esse ídolo com gotas de orelhas tão brilhantes,
e cujo coração é obstinado como pedra,
me roubou a razão,
de mim mesmo, pois que cativo dela me tornei.

Não há pensamento que o olhar perspicaz possa traçar,
Ou a fisionomia do meu ídolo tão belo,
Nenhum anjo pode exibir tais encantos,
Ela é um ídolo incomparável

A sua companhia respira suave deleite;
"Bem vestida com um manto, ela está vestida:
A lua não pode brilhar tanto;
O amor tem o seu altar no seu peito.

A sua paixão a minha alma incendeia,
No meu coração sinto agora a chama a mover-se,
Eu fervo, eu fervo de desejo,
Estou todo num fermento de amor

Oh! se ela estivesse nestes braços!
Oh! que feliz seria então o meu caso!
Nenhum colete, que lhe infunde os rudes encantos,
Poderia gozar, como meu coração, o abraço.

Que a morte feche os meus olhos quando puder,
Sobre o meu amor ela ainda terá o controle;
"O meu corpo pode ficar a definhar,
Mas ela nunca será esquecida pela minha alma.

O seu peito e os seus ombros eu vejo -
Sim - de novo, e de novo, e de novo:
A minha razão diz-me então adeus,
A minha religião torna-se infrutífera e vã.

Religião! - Ó HAFIZ! como é vã!
Para a tua cura da sua boca deves sorver;
Um beijo deve aliviar-vos da dor,
Um doce beijo do seu lábio de mel.

Eric Ponty
Eric Ponty - Poeta-Tradutor-Libretista

Nenhum comentário: