Pesquisar este blog

quarta-feira, novembro 29, 2023

Rouxinol - John Milton - E Dois HAFIZ - ERIC PONTY

Ó Rouxinol, que no teu arvoredo florido
Ao crepúsculo, quando todos os bosques estão quietos,
Tu, com nova esperança, enches o peito dos amantes,
Enquanto as horas alegres conduzem a primavera propícia.

Tuas notas fluidas que fecham o olho do Dia, 
Ouvidas pela primeira vez antes do bico raso do Cuccoo
Que o sucesso no amor pressagia; oh, se anseio de Jovi
Que o poder amoroso se ligasse à tua suave postura.

Agora cantai cabível, antes que o rude Pássaro do Ódio
Preveja a minha desesperada censura em algum bosque:
Como tu, de ano em ano, cantaste tarde demais!

Para meu alívio; mas não tinha razão para isso,
Musa, quer o Amor vos chamem tua consorte,
a ambos sirvo, e de seu séquito sou eu.

HAFIZ

Vai, Zéfiro gentil, vai, acelera pelo relvado,
E dize com um suspiro a esse tímido cervo,
"Por ela vagueio por entre matas e bosques,
"Por ela, por entre bosques e bosques
"É ela que dá encantos ao deserto tão sombrio,
E faz com que a rude floresta pareça o Éden:
Continua a agradar, com longa vida serás coroado; -
Mas, porque, tu querido vendedor de doçura ao redor,
Ah! porque é que o teu cantor é assim desprezado, diz,
Que, quando ausente, te canta a tua suave canção?
Um bocado de piedade teu papagaio dá,
Um suspiro como um doce, ou então ele não pode viver.
A Rosa da tua beleza é certamente vã,
Para tratar assim com desdém o carinhoso Rouxinol!
O que é mais belo, é o que é mais bonito,
O que é mais fácil de fazer do que o que é mais fácil de fazer.
Enquanto bebes o teu vinho, tu és tão alegre,
Pensa naquele que está a suspirar as tuas horas!
É estranho que em tais belezas de anjo se encontre
O coração tão obstinado, a mente tão inconstante!
Perfeitos, como seriam irrepreensíveis os teus encantos,
Se fossem constante o teu amor, a tua afeição sincera!
A cada momento a tua ausência eu lamento,
Mas meus suspiros e as minhas fúcsias são em vão,
Já que nenhum zéfiro proclama o teu regresso,
E nenhum zéfiro anuncia está minha dor.

Noite e dia sou abandonado à dor,
E que trégua pode extirpar os meus males?
Longe de ti não encontro qualquer alívio,
Longe de ti não posso gozar de repouso.

Ah! Que mais posso fazer senão lamentar,
quando estou condenado a conhecer tal aflição,
tal que, se eu estivesse disposto a afligir,
desejaria que o meu pior hostil me atingisse?

Oh! que tristeza jorrou destes olhos
Desde que a minha formosa presença se foi!
Como o meu peito foi assombrado de suspiros!
Que feridas, ó meu coração, tu sangraste!

Quando penso em ti, começam as fúcsias,
Das minhas pestanas caem a escorrer;
É o afeto que as faz partir deste momento,
São os pensamentos que a tua efigie recorda.

Dizei, que HAFIZ será uma presa do amor?
A dor, dia e noite, afogar-lhe-á os olhos?
A tua alma, com o desespero, definhará,
Enquanto de ti ele não obtém um anseio?
ERIC PONTY
ERIC PONTY = POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: