Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 20, 2023

Rabindranath Tagore - Trad. Eric Ponty

 I

Fizeste-me sem fim, tal é o teu prazer. Este frágil recipiente e enche-o sempre de vida nova.

Esta pequena flauta de uma cana que levaste por montes e vales, e por meio dela e sopraste por meio dela melodias eternamente novas.

Ao toque imortal das tuas mãos, o meu coraçãozinho perde os limites da alegria e dá à luz uma expressão inefável.

Os teus dons infinitos chegam-me apenas através destas minhas mãos tão pequenas. As idades passam, e tu continuas a derramar, e ainda há espaço para preencher.

II

Quando me mandas cantar, parece que o meu coração se vai partir de orgulho. Eu olho para o teu rosto, e as lágrimas vêm aos meus olhos.

Tudo o que é duro e dissonante na minha vida funde-se numa doce harmonia - e a minha adoração abre asas como um pássaro feliz no seu voo através do mar. Sei que tens prazer no meu canto. Eu sei que só como cantor eu chego à tua presença. Toco com a ponta da asa da minha canção os teus pés, que eu nunca poderia alcançar. Embriagado pela alegria do canto esqueço-me de mim mesmo e chamo-te amigo que és meu senhor.

III

Não sei como cantais, meu mestre! Eu sempre escuto em silencioso espanto. A luz da tua música ilumina o mundo. O sopro de vida da tua música corre de céu em céu. A corrente sagrada da tua música rompe todos os obstáculos e corre.

O meu coração anseia por se juntar à tua canção, mas luta em vão por uma voz.  Eu gostaria de falar, mas a fala não se transforma em canção, e eu grito sem saber o que fazer. Ah, fizeste o meu coração cativo nas malhas infinitas da tua música, meu mestre!

IV

A vida da minha vida, procurarei sempre manter o meu corpo puro, sabendo que o Teu vivo está em todos os meus membros. Tentarei sempre manter todas as inverdades longe dos meus pensamentos, sabendo que Tu és a verdade que acendeu a luz da razão na minha mente.

Tentarei sempre afastar todos os males do meu coração e manter o meu amor em flor, sabendo que tens o teu lugar no santuário mais íntimo do meu coração. E esforçar-me-ei por te revelar nas minhas ações, sabendo que é o teu poder me dá força para agir.

V

Peço um momento de indulgência para me sentar ao vosso lado. Os trabalhos que tenho em mãos, acabá-las-ei depois. Longe da vista do Teu rosto o meu coração não conhece descanso nem repouso, e meu trabalho torna-se uma labuta sem fim num mar de labuta sem costa.

Hoje, o verão chegou à minha janela com os seus suspiros e murmúrios; e as abelhas estão a tocar os seus trovões na corte do bosque florido.

Agora é tempo de me sentar em silêncio, cara a cara contigo, e cantar a dedicação da vida neste ócio silencioso e transbordante.

Tagore - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: