Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 20, 2023

PARNELL’S FUNERAL - W.B. Yeats - Trad. Eric Ponty

I

Sob o túmulo do Grande Comediante a multidão.
Um feixe de nuvens tempestuosas é soprado
Sobre o céu; onde está limpo de nuvens
O brilho permanece; uma estrela mais brilhante desce;
Que arrepios percorrem todo esse sangue animal?
Que sacrifício é este? Será que alguém ali
Recordar a farpa cretense que perfurou uma estrela?

Rica folhagem que a luz das estrelas atravessava,
Uma multidão frenética, e onde os ramos brotavam
Um belo rapaz sentado; um arco sagrado;
Uma mulher, e uma flecha numa corda;
Um rapaz trespassado, imagem de uma estrela abatida.
Aquela mulher, a Grande Mãe a imaginar,
cortou-lhe o coração. Algum mestre do desenho
Estampou menino e árvore numa moeda siciliana.

Uma idade é a inversão de uma idade:
Quando estranhos assassinaram Emmet, Fitzgerald,
Vivíamos como homens que observam um palco pintado.
O que importava para a cena, a cena já tinha desaparecido:
Não tinha tocado as nossas vidas. Mas a raiva popular,
Histérica passio arrastou esta pedreira.
Ninguém dividiu a nossa culpa; nem desempenhámos um papel
Num palco pintado quando devorámos o seu coração.

Vem, fixa em mim esse olhar acusador.
Tenho sede de acusação. Tudo o que foi cantado.
Tudo o que foi dito na Irlanda é uma mentira
Criado a partir do contágio da multidão,
Salvando a rima que os ratos ouvem antes de morrer.
Não deixo nada além dos nada que pertencem
A esta alma nua, que julguem todos os homens que puderem
Se é um animal ou um homem.

II

O resto eu passo, uma frase eu não digo.
Se de Valera tivesse comido o coração de Parnell
Nenhum demagogo de língua solta teria ganho o dia.
Nenhum rancor civil dilacerou a terra.

Se Cosgrave tivesse comido o coração de Parnell, a terra
A imaginação da terra tinha sido satisfeita,
Ou na falta disso, o governo em tais mãos.
O'Higgins, o seu único estadista, não tinha morrido.

Tinha até O'Duffy - mas não cito mais nomes -
A sua escola uma multidão, o seu mestre a solidão;
Através do bosque de Jonathan Swift ele passou, e lá
e lá colheu a amarga sabedoria que enricou seu sangue.

CANÇÃO REVÉS PARA A CABEÇA CORTADA EM "O
REI DA GRANDE TORRE DO RELÓGIO"

SADDLE e ride, ouvi um homem dizer,
"De Ben Bulben e Knocknarea.
O que diz o Relógio na Grande Torre do Relógio?
Todos esses personagens trágicos cavalgam
Mas desviam-se da maré rastejante de Rosses,
O encontro é na encosta da montanha.
Uma nota baixa e lenta e um sino de ferro.
O que os trouxe para tão longe de sua casa.
Cuchulain que lutou a noite toda com a espuma,
O que diz o Relógio na Grande Torre do Relógio?
Niamh que o montava; rapaz e moça
Que se sentaram tão quietos e jogaram xadrez?
O que é que diz o relógio?
Uma nota baixa e lenta e um sino de ferro.
Aleel, sua condessa; Hanrahan
Que não parecia mais do que um homem selvagem;
O que diz o Relógio na Grande Torre do Relógio?
E sozinho lá vem cavalgando
O Rei que fazia o seu povo olhar,
Porque ele tinha penas em vez de cabelo.
Uma nota baixa e lenta e um sino de ferro.


DUAS CANÇÕES REESCRITAS EM PROL DA MELODIA

I

O meu Paistin Finn é o meu único desejo,
E eu estou encolhido em pele e osso,
Porque tudo o que o meu coração tem para pagar
É o que eu posso assobiar sozinho e sozinho.
Oro, oro!
Amanhã à noite arrombarei a porta.
Qual é o bem de um homem e ele
Sozinho e sozinho, com uma canela salpicada?
Quem me dera beber com o meu amor no meu joelho
Entre dois barris na estalagem.
Oro, oro!

Amanhã à noite arrombarei a porta.
Sozinho e sozinho nove noites fiquei deitado
Entre dois arbustos sob a chuva;
Pensei que a tinha assobiado para baixo que
Assobiei e assobiei e assobiei em vão.
Oro, oro!
Amanhã à noite arrombarei a porta.

II

Quem me dera ser um velho mendigo
Com um olho de pérola cego,
Pois ele não pode ver a minha dama
Passar a galopar;
Um mendigo triste e triste
Sem um amigo na terra
Mas um patife ladrão -
Um mendigo cego de nascença;
Ou qualquer outra coisa que não seja um rimador
Sem nada na cabeça a beça 
Mas rima para uma bela dama,
Ele rima sozinho na sua cama.

Na arcaica idade

Deus me guarde dos pensamentos que os homens têm
Só no pensamento;
Aquele que canta uma canção duradoura
Pensa num osso de medula;
De tudo o que faz um velho sábio
Que pode ser louvado por todos;
"O que é que eu sou para não parecer
Por causa da canção, um pueril?
Eu rezo - porque a palavra está ausente
E a prece volta a rondar -
Que eu possa parecer, embora eu morra velho,
Um homem pueril e apaixonado.

IGREJA E ESTADO

AQUI está a matéria fresca, poeta,
Matéria para a velhice encontrar;
O poder da Igreja e do Estado,
As suas turbas assentes sob os teus pés.
Mas o vinho do coração correrá puro,
O pão da mente tornar-se-á doce.
Essa era uma canção cobarde,
Não mais vagueie em sonhos;
E se a Igreja e o Estado
Que o vinho se engrossará até ao fim!
O vinho se espessa até o fim,
O pão azedará.

CANÇÕES SOBRENATURAIS
I
COSTELA NO TÚMULO DE BAILE E AILLINN

PORQUE me encontraste na noite escura como breu
Com o livro aberto, perguntas-me o que faço.
Anota e digere a minha história, leva-a para longe
Para aqueles que nunca viram esta cabeça tonsurada
Nem ouviram esta voz que noventa anos quebrou.
De Baile e Aillinn não precisais de falar,
Todos conhecem a sua história, todos sabem que folha e galho,
Que junção da maçã e do teixo,
superam seus ossos; mas fala o que ninguém
que ninguém ouviu.
O milagre que lhes deu tal morte
Transfigurou em substância pura o que outrora
Sejam ossos e tendões; quando tais corpos se unem
Não se toca aqui, nem se toca ali,
nem alegria tensa, mas o todo está unido ao todo;
Pois a relação dos anjos é uma luz
Onde por um momento ambos parecem perdidos, consumidos.
Aqui, na atmosfera escura como breu
O tremor da maçã e do teixo,
Aqui, no aniversário da sua morte,
O aniversário do seu primeiro abraço,
Esses amantes, purificados pela tragédia,
Apressam-se nos braços um do outro; estes olhos,
Por água, erva e oração solitária
Tornados aquilinos, estão abertos a essa luz.
Embora um pouco quebrada pelas folhas, essa luz
Está num círculo sobre a relva; nela
Eu viro as páginas do meu livro sagrado.

II

COSTA DENUNCIA PATRÍCIO

Um absurdo grego abstrato enlouqueceu o homem -
Recordemos a trindade masculina. Homem, mulher, criança (uma
filha ou filho),
É assim que correm todas as histórias naturais ou sobrenaturais.
Natural e sobrenatural com o mesmo anel são
casamento.
Como o homem, como o animal, como uma mosca efémera gera, a divindade
gera a Divindade,
Pois as coisas de baixo são cópias, disse a Grande Tábua Smaragdine.
disse.
Mas todos devem copiar cópias, todos aumentam a sua espécie;
Quando a conflagração da sua paixão se afunda, amortecida


III
COSTELA EM ÊXTASE

Que importa que não tenhas entendido nada!
Sem dúvida que falei ou cantei o que tinha ouvido
Em frases quebradas. A minha alma tinha encontrado
Toda a felicidade na sua própria causa ou fundamento.
Divindade sobre Divindade em espasmo sexual gerou
Deus. Uma sombra caiu. A minha alma esqueceu-se
Esses gritos amorosos que vêm da quietude
E que devem retomar a ronda comum do dia.

IV
Lá todos os arcos de barril são tricotados,
Lá todas as caudas de serpente são mordidas,
Lá todos os giros convergem num só,
Lá todos os planetas caem no Sol.

V
COSTELA CONSIDERA O AMOR CRISTÃO ESCASSO

Porque hei-te buscar o amor ou estudá-lo?
Ele é de Deus e ultrapassa a inteligência humana.
Eu estudo o ódio com grande diligência,
pois é uma paixão sob o meu próprio controlo,
Uma espécie de vassoura que pode limpar a alma
De tudo o que não é mente ou sentido.
Porque é que eu odeio o homem, a mulher ou o fato?
Essa é uma luz que a minha alma ciumenta enviou.
Do terror e do engano se liberta
Descobrir as impurezas, mostrar finalmente
Como a alma pode andar quando todas essas coisas são advindas,
Como a alma podia andar antes de tais coisas começarem.
Então a minha alma libertada aprenderá ela própria
Um conhecimento mais sombrio e em ódio se voltará
De todos os pensamentos de Deus que a humanidade teve.
O pensamento é uma roupa e a alma é uma noiva
Que não se pode esconder nesse lixo e enfeites:
O ódio a Deus pode levar a alma a Deus.
Ao bater da meia-noite a alma não suporta
Um móvel corporal ou mental.
Que pode ela tomar até que seu Mestre lhe dê!
Que pode ela olhar até que Ele faça o espetáculo!
Que pode ela saber até que Ele a faça saber!
Como pode ela viver até que em seu sangue Ele viva!

VI
ELE E ELA

Como a lua se aproxima
Tem ela de se aproximar,
Como vai a lua assustada
Ela tem de ir embora:
A sua luz tinha-me cegado
Ousei parar".
Ela canta como a lua canta:
"Eu sou eu, eu sou eu;
Quanto mais cresce a minha luz
Quanto mais longe eu voar".
Toda a criação estremece
Com esse doce grito

VII

QUE TAMBOR MÁGICO?

Ele impede-o de desejar, quase lhe pára a respiração
para que a
para que a maternidade primordial não lhe abandone os membros, 
para que a criança não
não mais descansarem,
Bebendo alegria como se fosse leite em seu peito.
Por meio da folhagem do jardim que apagava a luz, que tambor mágico
tambor?
Por entre membros e seios ou por entre o ventre cintilante
moveu a boca e a língua musculosa.
O que é que veio da floresta? Que animal lambeu as suas
filhotes?

VIII

DE ONDE VIERAM?

A eternidade é paixão, moça ou rapaz
Choram no início da sua alegria sexual
"Para sempre e para sempre"; depois acordam
Ignorando o que Dramatis personae disse;
Um homem exultante, movido pela paixão, canta
Frases que ele nunca pensou;
O Flagelante chicoteia aqueles lombos submissos
Ignorando o que o dramaturgo ordena,
Que mestre fez o chicote. De onde vieram,
A mão e a chibata que abateram a frígida Roma?
Que drama sagrado, no seu corpo, se desenrolou
Quando Carlos Magno, transformador do mundo, foi concebido?

IX

AS QUATRO IDADES DO HOMEM

Ele com o corpo travou uma luta,
Mas o corpo venceu; anda direito.
Então ele lutou com o coração;
A inocência e a paz partem.
Depois lutou com a mente;
Seu coração orgulhoso ele deixou para trás.
Agora começam as suas guerras contra Deus;
Ao bater da meia-noite Deus vencerá.

X

UM OLHO DE AGULHA

Toda a corrente que passa
Saiu do olho de uma agulha;
Coisas que não nasceram, coisas que se foram,
Do olho de uma agulha ainda o conduzem.

XI

CONJUNÇÕES

Se Júpiter e Saturno se encontram,
Que copa de trigo de múmia!
A espada é uma cruz; nela ele morreu:
Sobre o peito de Marte suspirou a deusa.


XII

MERU

A civilização está unida, reunida
Sob um mle, sob a aparência de paz
Por múltiplas ilusões; mas a vida do homem é o pensamento,
E ele, apesar do seu terror, não pode deixar de
A rastejar por meio de século após século,
A ruminação, a fúria, e o desenraizamento para poder chegar
Na desolação da realidade:
Egito e Grécia, adeus, e adeus, Roma!
Eremitas no Monte Meru ou no Everest,
"Cavernados na noite, sob a neve,
Ou onde a neve e o terrível vento do inverno
Que o dia traz a noite, que o inverno
Que o dia traz a noite, que antes do amanhecer
A sua glória e os seus monumentos ofuscar-se.
W.B. Yeats - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: