Pesquisar este blog

sábado, novembro 25, 2023

POEMAS DE HAFIZ - Trad. Eric Ponty

Quando a luz do sol se apaga,
e o brilho do dia se vai;
Quando a névoa fria se arrasta
Onde o caloroso esplendor brilhava;

Quando o prazer do verão
Morre, - morre também
O transitório tesouro
Que com a vida cresceu

E ninguém pode herdar,
Para onde então te voltarás,
Ó espírito vagabundo,
Que nenhum lar ganhou;

Quando ninguém te repreende
Dos teus amigos tão verdadeiros,
Quando a doce alegria grita
"Adeus, amor, adeus!

II
Chamei o dia que se desvanecia
Enquanto sobre a colina ela voava,
"Para onde, luz feliz, vai?
Leva-me, leva-me também!
Ela disse: "Ó sem asas,
Tens o teu sol memorizado".

Eu disse à rosa caída
Que era tão bela,
"Porque perdes tão veloz,
"Doce Graça, o teu ar florido?
Ela disse: "Esta é a minha perdição;
"Cuida do túmulo da beleza".

Chorei de alegria até tarde
Me despedi,
"Será este também o teu destino
A quem eu amei tão bem?
Ele disse: "Deixo o meu presente
Com aquela a quem deixo".

Em rosas a manhã se mostra
E cora ao olharmos;
"Vinde, vinho, meus alegres companheiros, servi
Observando a hora da manhã.

Vede, gotas de orvalho cintilantes, que escorrem,
na face de vermeil da tulipa;
Então venham, a vossa sede com o vinho aliviará,
Atentos à aurora do dia.

Os aromas frescos do jardim exalam
Tão doce como o vento perfumado do Éden:
Então vem, deixa o vinho fluir incensas
Obediente ao nosso voto matinal.

Enquanto agora, sob o arco, a rosa
A rosa exibe o seu trono esmaltado,
Que o vinho, como rubis cintilantes, brilhe
Refulgente como o raio oriental das manhãs.

Vinde, jovens, executai a tarefa que vos foi atribuída:
O quê! Na casa de banquetes confinados?
Destrancai a porta; porquê esta demora?
Olvidado do amanhecer do dia?

Esperarão os convidados nesta época feliz?
Vem, guardião, abre depressa o portão:
É estranho deixar o tempo passar.
Independente da aurora do dia.

Jovens doentes de amor, vinde, esvaziai a taça:
Tendes sede de manha? banqueteai a alma;
Ao céu prestai a vossa homenagem matinal
Com corações brilharem como a aurora do dia.

Beijos mais doces que o vinho delicioso.
Como HAFIZ, sorve das bochechas divinas,
"Entre sorrisos como o céu brilha,
E olhares que perfuram como a luz do oriente.

A cada momento a tua ausência eu lamento,
Mas os meus suspiros e as minha fúcsia são em vão,
Já que nenhum zéfiro proclama o teu regresso,
E nenhum zéfiro anuncia a minha dor.

Noite e dia sou abandonado à dor,
E que trégua pode extirpar os meus males?
Longe de ti não encontro alívio,
Longe de ti não posso gozar de repouso.

Ah! Que mais posso fazer senão lamentar,
quando estou condenado a conhecer tal aflição,
tal que, se eu estivesse disposto a atormentar,
desejaria que o meu pior inimigo me atingisse?

Oh! que tristeza jorrou destes olhos
Desde que a minha formosa presença se foi!
Como o meu peito foi assombrado de suspiros!
Que feridas, ó meu coração, tu sangraste!

Quando penso em ti, começam as lágrimas,
Das minhas pestanas caem a escorrer;
É o afeto que as faz partir,
São os pensamentos que a tua imagem recorda.

Dizei, será que HAFIZ será uma presa do amor?
A dor, dia e noite, afogar-lhe-á os olhos?
A sua alma, com o desespero, definhará,
Enquanto de ti ele não obtém um suspiro?

Nada, não; nada do meu coração arrancará
A juízo daquela moça, tão querida à minha alma;
Não, tu, o mais gracioso cipreste do bosque,
Lá cresce a tua raiz, profundamente plantada pelo meu amor:
Nem o Destino, em triste infortúnio, se deterá,
Que de meus seios o memorial de teus lábios afugente
Na vida de bebé, a minha paixão moveu os teus cabelos,
e algo desde cedo me disse que eu amava.
A liga, que então com amor e com eles fiz,
nunca mais será traída por uma memória traiçoeira.
Com o tempo não nascido, a afeição inata surgiu,
E com o tempo sem morte se fechará:
Tudo, exceto o amor, pode deixar o meu coração escuro,
Mas isso, oh! nunca, nunca partirá:
Nada o destruirá, nada o contrariará;
Tão unido está à minha alma,
Que deste corpo se separasse esta cabeça,
então o meu amor não mudado não estaria morto.
Mas, ainda que o meu coração ferido a formosura persiga,
A piedade da minha fraca fragilidade desculpará;
A minha alma está doente, e porque não buscar
Quem dá distração selvagem se quiser emancipar,
e escapar do frenesi que assim me persegue,
Que ele, avisado por HAFIZ, evite seu destino,
E evite o sexo, para que em breve não seja tarde demais.
HAFIZ - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: