Pesquisar este blog

sexta-feira, novembro 17, 2023

Petrarca para 59102 acessos - Trad. Eric Ponty

Tu que ouvirás em pedaços dispersos de rima
o som dos suspiros com que nutri o meu peito
na minha primeira loucura imatura, quando em parte
Eu era outro homem que não o que sou,

os tons variáveis em que falo e choro,
entre as minhas esperas esvazias e dores inúteis,
entre aqueles que sabem que o amor por meio da provação
perdão, até mesmo piedade, eu esperaria.

Mas agora vejo que quando eu era jovem
eu era uma palavra de ordem em todas as línguas,
pelo que volta e meia me sinto cheio de vergonha;

Este é o fruto da minha errância louca,
com a penitência e a compreensão clara de uma coisa:
o prazer deste mundo é um sonho breve.


Para se vingar elegantemente de mim e castigar 
num só dia mil ofensas, amor pegou no seu arco 
e manteve-me na tua mira, realmente ativa,
à espreita e a observar secretamente.

As minhas forças amontoavam-se na fortaleza do coração,
e atrás dos olhos para montar as minhas principais
quando o golpe fatal desceu onde a ponta 
de cada flecha costumava ser embotada.

Confundidos por aquele primeiro ataque,
eles não tiveram a oportunidade ou o poder
para pegar em armas naquela hora desesperada

ou guiar-me sabiamente pela trilha cansada
pela encosta alta da montanha, acima da derrota
da qual eles querem, mas não podem guiar-me ausente.


Era Sexta-feira Santa, quando os raios de sol
em tristeza pelo seu criador, diminuem a sua luz,
quando eu fui levado cativo sem lutar,
Senhora, pois fui apanhado pelo teu olhar brilhante.

Parecia um tempo em que eu não precisava de vestir
de armadura contra os golpes do Amor: Segui 
o meu caminho e despreocupado; e nesse dia
de dor geral começou o meu sofrimento.

O Amor encontrou-me desarmado, pois não 
havia guarda no caminho dos olhos ao coração,
olhos que agora são comportas abertas para fúcsia.

Acho que o seu ganho em honra não foi grande,
ferindo-me com uma flecha nesse estado
enquanto que a ti, armado, ele nunca mostrou o teu arco

Aquele cujo desígnio e providência sem limites
em toda a sua maravilhosa obra aparecem,
que circundou este e o outro hemisfério
e temperou Marte com a suave influência de Jovi,

vindo à Terra para iluminar a verdade
escondida nas Escrituras durante tantos anos,
chamou João e Pedro das suas artes de pesca
e concedeu a ambas porções celestiais.

Agrada-lhe elevar o humilde acima dos outros
por isso, escolheu agraciar a Judeia e não 
a orgulhosa Roma com o seu nascimento,

e de uma aldeia dá-nos um novo sol,
e por isso devemos agradecer à natureza e ao lugar
onde uma tal beleza apareceu na terra.


Quando eu te invoco, expirando os meus suspiros,
e chamo o teu nome, Amor escreveu no meu coração,
a primeira doce sílaba com que começa
em som Laudatório, começa o teu louvor.

O vosso estado Régio, o próximo que ocorre,
duplica a minha força para esta grande empresa,
mas depois: "Cessai de louvá-la," o último grita,
"é um peso para ombros muito mais largos que os vossos."

O vosso nome ensina-nos assim a LOUVAR
e a REVERENCIAR-VOS cada vez que alguém
que merecem ambas as coisas da nossa parte.

a menos que isso desperte a ira do deus
Apolo que uma voz mortal demasiado ousada
se atreve a falar dos seus ramos eternamente verdes.

O meu desejo louco perdeu-se tanto
na sua perseguição àquela que se transformou em fuga
e livre das armadilhas do Amor é leve
e voa diante da minha demora,

que, quando eu o insto com mais insistência
para o caminho seguro, ele desdenha a minha direção,
nem ajuda usar as esporas ou rédeas,
O amor tornou a sua natureza tão refractaria.

E quando ele toma o freio entre os dentes
tem-me sob o seu controlo e pretende
contra a minha vontade para me levar à morte;

apenas para parar debaixo do loureiro,
onde colho frutos amargos, cujo sabor inflama
as minhas feridas em vez de as acalmar.

A gula, o sono e a indolência almofadada
baniram a virtude do mundo atual,
de modo que nossa natureza quase se desviou
do seu próprio curso pelo domínio do hábito;

e assim se extinguiu a luz favorável
do céu, da qual a vida humana toma forma,
que quem faz o Hélicon produzir um riacho
é apontado como uma visão espantosa.

Quem procura agora o loureiro ou a murta?
"Filosofia, tu viajas pobre e sem nada",
observa a multidão, empenhada em ganhos sórdidos.

Assim, os companheiros de viagem serão raros;
Ainda mais, nobre alma, eu te peço,
na tarefa de grande alma que entreténs.

Abaixo do sopé da montanha onde a bela e macia
dos seus membros terrestres vestiu pela primeira vez
a senhora que acorda chorando do seu repouso
aquele que nos envia a ti como um presente,

livres e em paz passámos pelo caminho
da vida mortal, como todos os seres vivos
todos os viventes, sem suspeitar que acharíamos
uma emboscada no caminho para nos fazer ficar.

Mas para a nossa atual situação miserável,
arrancados da vida que levámos sem preocupações,
e para a nossa morte, só nos resta uma consolação:

a vingança contra o responsável pela nossa dor,
que, perto do seu fim e em poder de outrem,
fica preso numa cadeia mais pesada.


Coluna gloriosa, em quem repousa toda a nossa fé
e esperança, assim como a imensa fama de Roma,
que não se desviaram do verdadeiro caminho
apesar da ira de Jovi no vento e na chuva:

não há palácios ou teatros aqui,
mas sim abetos, faias e grandes pinheiros,
entre luxuriantes relvados e colinas próximas onde
onde andamos para cima e para baixo compondo versos,
dirigimos as nossas mentes da terra para a abóbada do céu;

e docemente no escuro um rouxinol,
lamentando todas as noites o seu canto,
enchendo os nossos cernes com pensamentos de amor. 

em todo este prazer, o único defeito é a vossa culpa,
mas sim abetos, faias e grandes pinheiros,
meu senhor: ficais longe de nós demasiado tempo.

Senhora, não vos vi pôr de lado
o vosso véu ao sol ou à sombra
desde que reconhecestes em mim o grande
desejo que afugenta os outros do meu coração.
Pois enquanto eu mantive os meus axiomas amorosos ocultos,
que com o desejo destruíram a minha mente,
o rosto que me mostraste foi sempre gentil;
mas desde o dia em que o Amor deu 
a conhecer os meus sentimentos,
o teu cabelo louro tem sido sempre velado
e o teu olhar encantador foi retirado
Roubado é o que eu mais desejava de ti:
o véu maltrata-me tanto
ameaça-me de morte, porque no calor ou na geada
a doce luz dos teus olhos encantadores se perde.

Se eu resistir a estas agonias amargas
por muito tempo, Senhora, então a minha vida dura
até que eu veja o esplendor dos vossos olhos
escurecido pelo progresso dos vossos últimos anos,

o vosso cabelo de prata que agora é ouro puro
e as vossas vestes verdes e grinaldas deixadas de lado,
o teu rosto embranquecido que agora mantém a
e timidez faz adiar as minhas queixas,

então, enfim, o Amor me fará ter coragem de tentar
contar como tem sido - o sofrimento
que um a um os anos, os dias, as horas trazem;

se o tempo impedir os meus doces desejos até lá,
pode pelo menos ajudar a minha tristeza quando
procura algum conforto num suspiro tardio.

Quando entre outras damas, de vez em quando
O amor mostra a sua presença no teu rosto encantador,
na medida em que as outras não têm a sua graça,
nessa medida o meu desejo cresce novamente.

Abençoo o lugar, a hora, a estação em que
levantei o meu olhar a tal altura tão pura,
e digo: "Minha alma, deves estar grata por
que te foi concedida tal honra nessa altura.

"Dela vem a aspiração enobrecedora do amor,
que guia os vossos passos para o bem supremo,
dando pouco valor ao que os homens desejam;

"Dela vem a disposição ousada e alegre
que te conduz ao céu por um caminho suave,
caminho com esperança, com a cabeça erguida".

Enquanto vos viro, meus olhos cansados,
para o rosto daquela que foi a vossa morte antes,
tem cuidado, eu imploro,
pois o Amor agora ameaça, o que inspira meus suspiros.

Nada além da morte pode fechar a rota amorosa
que leva sempre o meu pensamento na direção
para um ancoradouro seguro no seu doce porto;
mas um pequeno obstáculo pode bloquear a tua luz,

sendo a tua natureza dotada de menos perfeição
e o teu poder é relativamente pequeno.
Assim, embora já triste, antes que cheguem

as horas de choro, que se aproximam rapidamente,
aproveita a oportunidade de um último
de um breve consolo para o vosso longo martírio.

A cada passo volto atrás no caminho,
arrastando o meu corpo cansado com muita dor;
e depois o ar que respiras acalma-me de novo,
o que o faz avançar ainda mais, gritando "Miséria!"

Depois, pensando no bem que deixo para trás,
quão curta é a minha vida e quão longa a estrada,
paro os meus passos e fico a olhar, pálido e desanimado,
e fixo com os meus olhos chorosos no chão.

Às vezes, enquanto estou a derramar lágrimas, uma dúvida
uma dúvida me assalta: como é que os membros do corpo
do corpo sobrevivem, longe da alma que lhes dá forma?

Mas o Amor responde-me: "Como é que não te lembras
o privilégio que nenhum amante deixa de ter:
a liberdade de todas as normas da natureza humana?"

O velho frágil de cabelo branco e reverendo
deixa o doce lugar onde passou toda a sua vida,
abandona a sua pequena família, todos atónitos
ao ver o seu querido pai desaparecer.

Arrastando a sua carcaça antiga para fora dali
nos últimos dias que lhe restam,
ele tira da sua boa vontade as forças que consegue,
cansado pelo caminho e quebrado pelos anos.

Chega finalmente a Roma, onde aspira achar
Com o olhar para a imagem do rosto celestial
que espera ver um dia no Céu ver nuvens volta.

Assim, Senhora, quando vou de um sítio para outro,
às vezes, infelizmente, procuro o melhor que posso
nos outros a vossa verdadeira forma, meu desejo.

A chuva de fúcsia salgadas salpica-me o rosto, o vento
de suspiros angustiados sopra em mim sempre que
que me é dado voltar os olhos para ti, por quem
só por ti estou separado da humanidade.

É verdade que o teu sorriso doce e gentil alivia
a urgência das dores do meu desejo
e afasta-me do fogo atormentador
enquanto, todo absorto, te tenho no meu olhar,

mas depois o meu sangue arrefece porque vejo,
quando te vais embora, as duas estrelas do meu destino
desviam de novo o seu olhar suave para longe de mim.

E finalmente libertada pela chave do amor
a minha alma, para te seguir, abandona o meu coração,
e rasga-se com uma dor dilacerante nesta tua alma.

Quando todos os meus pensamentos estão centrados no lugar
em que o belo rosto de minha senhora brilha
com o esplendor que a minha memória retém
para queimar e derreter as minhas entranhas, pedaço por pedaço,

temo que o meu coração se esteja a partir e começo
e começo a ver a minha luz a falhar
e vou-me embora como quem perdeu a vista
e não sabe para onde vai, mas vai-se embora.

Fujo por este caminho antes dos golpes da morte,
mas não tão depressa que o meu desejo
não possa acompanhar-me como sempre fez.

Vou em silêncio, porque a minha conversa sobre a morte
faria as pessoas chorarem, e eu desejo,
quando derramo fúcsia, derramo as minhas lágrimas sozinhas.
Petrarca Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: