Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 30, 2023

Oriente de Rumi - Trad. Eric Ponty

Mas depois de algum tempo na taberna, surge um ponto, uma memória de outro lugar, uma saudade da fonte, e os bêbedos têm de sair da taberna e iniciar o regresso. O Alcorão diz: "Estamos todos a regressar".

A taberna é uma espécie de inferno glorioso que o ser humano goza e sofre e depois se afasta na sua busca da verdade. A taberna é uma região perigosa onde, por vezes, são necessários disfarces, mas nunca esconda o seu coração, aconselha Rumi. Mantém-no aberto. Uma rutura, um grito para a rua, começa na taberna, e a alma humana volta-se para encontrar o caminho de casa.

São quatro da manhã. Nasruddin deixa a taberna e caminha pela cidade sem rumo. Um polícia detém-no. "Porque é que anda a passear pelas ruas a meio da noite?" "Senhor", responde Nasruddin, "se eu soubesse a resposta a essa pergunta, já estaria em casa há horas!"

Todo o dia penso nisso e, à noite, digo-o.
De onde é que eu vim e o que é suposto eu estar a fazer?
Não faço a mínima ideia.
A minha alma é de outro lugar, tenho a certeza disso,
e tenciono acabar por lá.
Esta bebedeira pôr-se numa outra taberna.
Quando eu voltar a esse lugar,
estarei completamente sóbrio. Entretanto,
sou como um pássaro de outro continente, sentado neste aviário.
Está a chegar o dia em que vou voar,
mas quem é que agora está no meu ouvido e ouve a minha voz?
Quem diz palavras com a minha boca?)
Quem olha com os meus olhos? O que é a alma?

Não consigo parar de perguntar.
Se eu pudesse saborear um gole de uma resposta,
eu poderia sair desta prisão para bêbados.
Não vim para aqui por minha vontade e não posso sair assim.
Quem me trouxe aqui terá de me levar para casa.

Esta poesia. Nunca sei o que vou dizer.
Não a planeio.
Quando não estou a dizer nada,
fico muito calado e raramente falo.

Temos um enorme barril de vinho, mas não temos copos.
Por nós, tudo bem. Todas as manhãs
brilhamos e à noite voltamos a brilhar.
Dizem que não há futuro para nós. E têm razão.

O que não nos preocupa.
Rumi - Trad. Eric Ponty
Eric Ponty - POETA - TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: