Pesquisar este blog

sábado, novembro 11, 2023

Novos Poemas de Rainer Maria Rilke - Trad. Eric Ponty

P/ amigo Soares Feitosa

Canção de Amor

Como hei-me segurar a minha alma para que
ela não toque na tua? Como hei-me elevá-la
que elevá-la acima de ti para outras coisas?
Oh, eu gostaria de a colocar com algo
Perdido no escuro
num estranho lugar silencioso que
que não vibra quando as tuas profundezas vibram.
Mas tudo o que nos toca, a ti e a mim,
une-nos como um arco
que extrai uma voz de duas cordas.
Qual é o instrumento que nos desperta a indiscrição?
E que tocador nos tem na mão?
Ó doce canção.


ERANNA AN SAPPHO

Ó selvagem lançador:
Como uma lança com outras coisas
Eu deito com as minhas. O teu som
atirou-me para longe. Não sei onde estou.
Ninguém me pode trazer de volta.
As minhas irmãs pensam em mim e tecem

e a casa está cheia de passos familiares.
Só eu estou longe e desistente,
e tremo como uma súplica;
porque a bela deusa no centro
dos seus mitos brilha e vive a minha vida

SAPPHO AN ERANNA

Eu trarei inquietação sobre ti,
Eu balançar-te-ei, bastão entrelaçado.
Como a morte, penetrarei em ti
e passar-te-ei como a sepultura
para todas estas coisas.

SAPPHO AN ALKAÏOS

FRAGMENT

E o que é que me dizeis?
e que tens tu a ver com a minha alma
quando os teus olhos estão baixos
diante do quase não dito? Homem,

veem, fomos levados
nos transportou para a glória.
Quando penso: entre vós
a nossa doce moça,
que nós, eu que sei e aqueles
comigo, guardados pelo deus,
levámos intocada, aquela Mitilene
como um pomar de maçãs na noite
perfumada pelo aumento dos nossos seios.

Sim, mesmo estes seios, que não escolhestes
como fios de fruta, pretendente
Com o rosto abaixado.
Vai e deixa-me, que à minha lira
Vem à minha lira o que reténs: tudo se mantém.

APOLLO ANTIGO

Como, por vezes, pelo meio dos ramos ainda não frágeis
Pelos ramos de uma manhã que já é
primaveril: assim não há nada na sua cabeça
nada que possa impedir o tal esplendor.

de todos os poemas nos atingiria quase fatal;
pois ainda não há uma sombra no seu olhar,
as suas têmporas ainda estão supino frescas para o louro,
e só mais tarde é que as sobrancelhas

Do jardim de rosas ergue-se alto,
de onde as folhas, únicas, tão soltas
vão-se arrastar para a boca trémula,

que ainda está em silêncio agora, nunca usou e piscou
e só bebe alguma coisa com o seu sorriso,
como se o seu canto lhe tivesse sido incutido.

NA CAPELA DE ST. WENZELS

Todas as paredes do salão
cheias de pedras magníficas; quem saberia
para as nomear: Cristais de rocha,
rauchtopazes, ametistas.

Magica brilhante como um milagre
a sala brilha na luz dançante,
sob o tabernáculo dourado
repousa o pó de São Venceslau.

Cheia de luzes até à coroa
a cúpula está cheia, o oco;
e o vidro dourado olham em vão
para as cornalinas amarelas.

IM DOME

Como de pedras em redor, de minérios
A ampla abóbada das paredes brilha,
uma salvação, castanha-escura,
amanhece por detrás de velas ténues.

Do teto, de paredes redondas,
paira sobre a cabeça de um anjo
uma gota de prata branca e brilhante,
nela se agacha uma luz eterna.

E no canto, onde o vidro dourado
pende em pedaços empoeirados,
está envolto em sujidade e trapos
Em silêncio, uma criança da casta dos mendigos.

De todo o esplendor fluía
No seu peito nem uma centelha de bênção....
Tremendo, desfalecida, estende-me a mão
Sua mão com um suave: "Pro sim!"

EM ST. VEIT

Gosto de ficar em frente à velha catedral;
sopra lá como mofo, como podridão,
e cada janela, cada pilar
ainda fala a sua própria língua.

Ali está uma casa rica ornamentada
e sorri o erotismo rococó,
e logo ao lado o gótico
suas mãos magras em oração.

Agora percebo o casus rei;
é uma parábola dos tempos antigos:
o senhor abade aqui - ao seu lado
a dama do roi soleil.

EIN ADELSHAUS

A casa nobre com a sua rampa larga:
Como me parecem belos os seus vidros cinzentos.
A calçada com os seus pobres paralelepípedos
e ali, na esquina, o candeeiro gordo e fraco.

Um surdo acena com a cabeça no parapeito de uma janela,
como se quisesse espreitar por entre as cortinas;
e as andorinhas habitam nas escotilhas do portal:
Chamo a isso humor, sim, chamo a isso magia.

NO LADO PEQUENO

Casas velhas, de empena íngreme,
torres altas cheias de sinos
nos pátios estreitos
apenas um pequeno pedaço de céu.

E em cada degrau da escada
Amoritas que sorriem cansadas;
No alto do telhado, em torno de vasos barrocos
Vasos com correntes de rosas.

O portão é tecido com aranhas
ali. Furtivamente o sol lê
as palavras misteriosas
sob uma madona de pedra.

NA CASA VELHA

Na velha casa; livre diante de mim
Vejo toda a Praga em redor;
lá no fundo, a hora do crepúsculo
com passos silenciosos e calmos.
A cidade esbate-se como se 
estivesse detrás de um vidro.
Só no alto, qual um gigante de elmo,
a cúpula verde-esverdeada da torre de São Nicolau
cúpula da torre de São Nicolau.
Já uma luz pisca aqui e ali
lá longe, no burburinho abafado da cidade.
Sinto que na velha casa
uma voz está agora a dizer "Amém".

PRESENTES

Esta é a minha luta
Tu a minha santa solidão
O riacho tem melodias suaves
Eu amo os holofotes olvidados
Quando eras criança num rebanho feliz
Pena de pavão: na tua delicadeza
Penso muitas vezes no meu caminho diurno
Que posso ser feliz
Muitos dias a minha alma está quieta
Chamas a essa alma que chilreia tão timidamente
Os altos abetos respiram roucamente
A noite vem de longe
O tempo estava cinzento e brilhante
O sol desvanece-se no céu
Pobre capela velha
As moças cantam
Inclinadas no jardim do entardecer
Uma das vestes alvas consagradas
No círculo dos barões
Um castelo branco na solidão branca
Algures deve haver palácios
No castelo com as pontas vermelhas
Uma vez eu gostaria de vos ver de novo
Vem em esplendor
Não se desvanece um tímido eco
A noite do rei sabe-se fraca
O dia adormece calmamente.

FUNDO

Quando como um calmo abrir de asas
Quero encontrar-me contigo lá fora
Eu tinha que pensar sem relação
O que os teus lábios dizem é estranho
És tão estranho, és tão pálido
Sabes, eu quero fugir
Contigo é aconchegante
A noite vem em segredo
Tu, mãos que sempre dão
Andaram por entre desgraças e infortúnios
Querem mostrar-vos a primavera
E esta primavera torna-te mais pálida
Sinto: tenho de te dar o ramo de noiva
Estás tão cansado? Guiar-te-ei suavemente
Tu: um castelo ondulado
Amarra rosas roxas
Um aperto de mãos
Queres escolher um pajem?
A noite deixou-me cansado
O que estás a arrancar dos meus olhos azuis pálidos?
Eu estava tão dorido. Vi-te pálido e ansioso
Como os meus sonhos choram por ti.

E tu eras linda. Nos teus olhos brilhava
Tens uns olhos tão grandes, filha
Olhaste para as altas paredes do átrio
Ela era: Uma criança não desejada
Quando te olhei seriamente nos olhos
Sim, antes, quando pensava em ti
Andei por um país
Sabes que te tecerei rosas cansadas
Ainda consegues tocar as velhas canções
Onde estão os lírios do copo alto!

Rilke - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: