Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 27, 2023

Heinrich Heine - 3 Imitações e I Hafiz - Eric Ponty


P/ MOEMA
O pior dos vermes: os pensamentos punhais da dúvida -
O pior dos venenos: desconfiar do próprio poder -
Estes lutaram para devorar a medula da minha vida;
Eu era um rebento, cujos adereços foram arrancados.

O pobre rebento, que na hora triste, se apiedou de ti,
E o maltratastes com vossas palavras gentis;
A ti, grande Mestre, devo agradecer devotamente,
Se o fraco rebento alguma vez desabrochar em flor.

Oh, continua a olhar para ela, enquanto cresce veloz,
Para que, qual uma árvore, possa embelezar o jardim
Daquela bela fada, cuja filha predileta eras.

Minha ama costumava dizer desse jardim
Que um estranho toque, maravilhoso doce, ali habita,
Cada flor pode falar, cada árvore com música.

II
Tenho o hábito de andar de cabeça erguida,
O meu caráter também é um pouco severo e áspero;
Mesmo perante a fria censura de um monarca
Não me acanho em desviar deste teu olhar.

No entanto, mãe querida, vou dizê-lo intenso:
Por muito que o meu orgulho altivo possa inchar e soprar,
sinto-me submisso e subjugado o suficiente,
quando a tua querida e amada forma está próxima.

É o teu espírito que me subjuga então,
O teu espírito, agarrando todas as coisas na sua noção,
e voando para a luz do céu além disso?

Pela triste lembrança que me oprime
Que fiz tanto que entristeceu o teu peito,
que me amou, mais do que tudo, o melhor!

III
Não te contentaste com a tua própria propriedade,
O belo tesouro dos Nibelungos do Reno roubaste,
Os presentes que as margens distantes do Tamisa ocultam, -
As flores do Tejo foram prontamente colhidas por ti,

Tu fizeste com que o Tibre revelasse muitas joias,
O Sena pagou tributo à tua indústria,
Tu penetraste até o santuário de Brama,
As pérolas do Ganges, que o teu zelo levou.

Homem ganancioso, peço-te que te hílares
Com o que raramente ao homem é emprestado;
Em vez de acrescentar mais, gasta-te!

E com os tesouros que com tanta facilidade
Do Norte e do Sul te apoderaste,
enriquecei o estudioso e o alegre herdeiro.

HAFIZ:

Menestrel, canta uma canção nova,
Sempre alegre, sempre feliz;
"Chamai um vinho que expanda o coração,
Sempre espumante, sempre fino.
Sentai-vos longe de olhares curiosos;

Amar o jogo, o justo o teu prémio;
Brincando, arrebata a felicidade furtiva.
Olhar ansioso, e beijo ansioso;
Frescos e frescos repetem a aberração.
Muitas vezes dá, e muitas vezes recebe.

Podes alimentar a alma que se enforca
Sem beber da taça?
Derrama o vinho; a ela é devido:
O amor ordena-te - enche de novo;
Bebe a sua saúde, repete o seu nome,
Muitas vezes, muitas vezes faz o mesmo.

O amor frenético mais frenético cresce,
O amor não admite repouso:
Apressa-te, jovem de pés de prata,
Apressa-te, traz o cálice, sê rápido;
Enche novamente a taça deliciosa,
Fresca e fresca, vem, enche-a.

Vê, anjo do meu coração
Forma para mim, com arte bruxuleante,
Ornamentos de gosto variado,
Frescos e graciosos, frescos e castos.
Gentil Zéfiro, se vagueares,
Pela casa da minha adorável encantadora,
Sussurra à minha querida,
Sussurra, sussurra-lhe ao ouvido,
Contos de HAFIZ, que repete,
Suavemente, e sussurrados docemente;
Sussurram contos de amor de novo,
Sussurros de sussurros renovados.
Eric Ponty
Eric Ponty Poeta-Tradutor-Libretista

Nenhum comentário: