Pesquisar este blog

terça-feira, novembro 14, 2023

François Villon - TRAD. Eric Ponty

 P/MOEMA

Mas onde estão as neves de outrora!
Diz-me onde, em que país,
está Flora, a bela romana;
Archipiada, ne Thaïs,
que era sua prima em primeiro grau;
Eco, que falava quando me tocava na mão
Sobre o rio ou sobre o estan,
cuja beleza era mais do que humana?
Mas onde estão as neves de outrora!
Onde está a sábia Heloísa,
Por quem Pierre Esbaillart foi perseguido e 
depois morto
Pierre Esbaillart em Sainct-Denys?
Pelo seu amor, ela teve esta prova.
Presumivelmente, onde está a rainha
Que ordenou que Buridan
Para ser atirado num saco no Sena?
Mas onde estão as neves de outrora!
A rainha branca como um lírio,
Que cantava com uma voz serena;
Berthe au grand pied, Bietris, Allys;
Harembourges, que dominava o Mayne,
E Jehanne, a boa Lorena,
a quem os ingleses venceram em Rouen;
Onde é que eles estão, Virgem Soberana?...
Mas onde estão as neves de outrora!

ENVOI
Príncipe, não perguntes de semana a semana
Onde é que elas estão, ne de cest an,
Que a este refrão te resta:
Mas onde estão as neves de outrora!


Mil quatrocentos e cinquenta e seis,
Eu, François Villon, escollier,
Considerando, de sentido obsoleto,
Com os dentes arreganhados e o colarinho direito,
Que as suas obras devem ser aconselhadas,
Como Vegèce, o racompte,
Saige Romain, grande conselheiro,
Ou então, que se deve contar a si próprio.

II.
No momento em que eu disse antes,
No Natal, época morta,
Quando os lobos vivem ao sabor do vento,
e se mantém em casa,
Para a geada, perto do tição:
Então eu vim para querer quebrar
A prisão mais amorosa
Que o meu coração desejava quebrar.

III.
Fi-lo de tal maneira,
Vendo-a diante dos meus olhos
Consentir com a minha deffaçon,
Mas ela não ficou melhor por isso;
Pelo que lamento e me queixo aos céus,
Pedindo a sua vingança
A todos os deuses vingativos,
e do agravo de amores alegres.

IV.
E, se penso no meu favor,
Estes dolorosos remorsos e belos aspectos
De sabor muito enganador,
estão a trespassar-me os lados:
Bien ilz ont vers moi les piez blancs
E me faillent au great besoing.
Preciso de outro complemento para plantar
E bate outro marmelo.

V.

O olhar de Ela levou-me,
Que me foi infiel e dura;
Sem nenhum dos meus medos,
Quer e manda-me suportar
A morte, e que eu não dure mais.
Se não vejo outra ajuda senão ser expulso.
Rompre veult la dure souldure,
Sem os meus deploráveis remorsos orir!

VI.
Para evitar os seus perigos,
O meu melhor é, com esta fé, partir.
Adieu! Vou-me embora para Angiers,
já que ele não me concederá
a sua graça de não me deixar.
Por ela eu morro, meus membros saudáveis;
No forte, morro como um amante casado,
Entre os santos amantes!

VII.
Como o começo pode ser difícil,
É uma pena que eu tenha de partir.
Como é difícil o meu pobre senso!
Outro que não eu está em queloingne,
cujo humor na floresta de Bouloingne
Era mais alterado de humor.
É para mim uma triste súplica:
Que Deus ouça o meu clamor!


VIII
E como a partida é culpa minha,
e o regresso não é certo:
Eu não sou um homem sem culpa,
Eu não sou um homem sem um defeito, 
além de sentar ou ficar de pé.
Viver com os humanos é incerto,
E depois da morte não há relaiz:
Vou para uma terra longínqua;

IX.
Primeiro, em nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santo,
e da gloriosa Mãe
Por cuja graça nada perece,
Je laisse, de par Dieu, mon bruit
Para o senhor Guillaume Villon,
Qui en l'honneur de son nom bruit

François Villon - TRAD. Eric Ponty
ERIC PONTY POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: