Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 23, 2023

Três Rilkes - Trad. Eric Ponty

Das Lied des Bettlers

Ando sempre de portão em portão,
chuvoso e queimado;
De repente ponho a minha orelha direita
na minha mão direita.
Então a minha voz chega-me
como se nunca a tivesse conhecido.

Depois não sei ao certo quem está a gritar,
eu ou alguém.
Eu grito por um pouco de algo.
Os poetas gritam por mais.

E finalmente fecho a cara
com os dois olhos fechados;
e depois, na minha mão, com o seu peso,
parece quase um descanso.
Para que não pensem que não tenho,
onde ponho a cabeça.

Das Lied des Blinden

Eu sou cego, tu fora, isso é uma maldição,
uma relutância, uma contradição,
algo pesado todos os dias.
Ponho a minha mão no braço da mulher,
a minha mão cinzenta na sua cinzenta, cinzenta,
e ela guia-me pelo meio de nada mais do que o vazio.

Vocês agitam-se e movem-se e imaginam-se a si próprios,
que soais diferentes de pedra sobre pedra,
mas estais enganados: só eu
vivo e sofro e faço barulho.
Dentro de mim há um santuário sem fim,
e não sei se o meu coração
O meu coração ou as minhas entranhas.

Das Lied des Trinkers

Reconheces as canções? Não as canta,
Não exatamente nessa entoação.
Todas as manhãs a nova luz chega até ti
calorosamente no apartamento aberto.
E tens um sentimento de cara a cara,
e isso tenta-te a ser gentil.

Não estava em mim. Saía e entrava.
Eu queria segurá-lo. O vinho segurou-o.
(Não me lembro o que era.)
Então ele segurou isto para mim e segurou aquilo para mim...,
até eu confiar completamente nele.
Tolo que sou.

Agora estou no seu jogo, e ele espalha-me
e ainda hoje me perde
para esta besta, para a morte.
Se ele me ganhar, carta suja,
ele arranha a sua pele cinzenta comigo.
e deita-me fora no esterco.
Rainer M. Rilke - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-MESTRE-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: