Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 23, 2023

FAUSTO - PRELÚDIO NO PALCO - W. GOETHE - TRAD. ERIC PONTY

DIRETOR. Bem, aqui estamos nós em solo alemão,
Meus amigos. Digam-me, vocês dois ficaram
comigo nos maus e nos bons momentos:
Como é que vamos prosperar agora? O meu trabalho,
De fato, o meu prazer, é agradar à multidão;
E eles são um público tolerante, tenho que admitir.
Os postes e os quadros estão a postos, e é nosso dever
Para que todos se divirtam. 
Eles estão nos seus lugares, relaxados, com os olhos bem abertos,
Esperando já ser mistificados.
Eu sei como contentar o gosto popular;
Mas tenho um problema aqui, deve ser dito:
A sua comida habitual não é das melhores.
E, no entanto, eles são terrivelmente bem lidos.
Como podemos dar-lhes algo fresco e novo,
Isso é divertido e instrutivo também?
Gosto de os ver passar pelo portão
No nosso paraíso de madeira, para ver 
A empurrarem e a trabalharem na honesta
E de forma estreita, como bebés prestes a eclodir!
A nossa boceta enquanto ainda é pleno dia,
Está sob cerco; antes mesmo das quatro
Eles querem os seus bilhetes. Com unhas e dentes eles lutam,
Como uma multidão meio faminta à porta de um padeiro.
Só a magia do poeta domina
Sobre todos eles: faz isso, meu amigo, hoje!
POETA. Não me recordes essa multidão heterogénea,
Poupa-me de os ver! Os nossos espíritos desfalecem 
E, à deriva nessa corrente, somos arrastados,
Contra o desordenado bosque, o que pode prevalecer?
Dá-me a quietude onde eu pertenço,
O lugar do poeta, a quietude que nunca se esgota,
O amor e a amizade! Só aí a nossa arte
Prospera com a abençoada nutrição do coração.
No fundo da alma, um impulso pode ser
Uma canção primitiva ainda balbuciante e pouco clara;
Bem formado ou mal, o seu espetáculo momentâneo
Que, se a vida não for de um modo geral, não se pode fazer.
Muitas vezes invisível e obscuramente deve crescer,
Atingindo sua maturidade após muitos anos.
O que brilha é do momento, nascido para ser
logo perdido; o verdadeiro ouro vive para porvir.
CLOWN. Temos de trazer a prole? Suponhamos que a
Posteridade fosse tudo em que eu pensasse,
Quem manteria o tédio do público atual afastado?
Eles devem ser entretidos, é o que se deve
a eles. E com um rapaz como eu
A atuar, estão a gostar do que veem! 
Comunicar e agradar! Não te vais retirar
Ressentido com a disposição do público;
O círculo mais alargado é mais fácil de inspirar.
Então faz o que é necessário, sê um poeta modelo!
Que os coros da fantasia cantem e se entrelacem
Razão, sentido, sentimento, paixão - mas, com a vossa licença,
Que uma boa veia de loucura ainda corra por ela!
DIRETOR. E, acima de tudo, que haja ação suficiente!
Eles vêm para ver, querem um espetáculo.
Deixem que muitas coisas se desenrolem diante dos seus olhos,
Que a multidão fique a olhar e espantada, pois assim
Conquistarás os seus corações, e isso é ganhar o prémio;
Tu te juntarás às fileiras dos homens famosos.
Só a massa encanta as massas; cada homem acaba
Algo que lhe agrade, algo que leve para casa.
Dá muito, e terás dado a muitas mentes;
Todos sairão daqui satisfeitos por terem vindo.
E que a vossa peça seja também em pedaços!
Se compuseres um guisado, não te enganarás: 100
É rápido de fazer e fácil de apresentar.
Porquê oferecer-lhes um todo? Eles vão fragmentar
O público fragmenta-o sempre.
POETA. Noto que não desprezais tal métier,
E não tens noção de como isso prejudica
A verdadeira arte. Se eu fosse fazer as coisas à vossa maneira,
Juntar-me-ia aos amadores desastrados, ao que parece.
DIRETOR. Tal censura não me agrada nem um pouco.
O meu objetivo é o nosso sucesso: Tenho de adotar
O método correto para o conseguir. 
Que ferramenta é melhor, quando há 
madeira macia para cortar? Pensa para quem estás a escrever! 
Eles vêm, alguns deles, por puro tédio; outros
Chegam aqui saciados depois de se terem alimentado;
Outros, mais uma vez, acabaram de ler os jornais, Deus 
nos ajude a todos. Vêm com pensamentos ausentes, 
como se fossem a um baile de máscaras;
A mera curiosidade trá-los. Quanto ao espetáculo
De senhoras e seus nenês, porque O que é que se passa?
Porque é que sonham com os vossos sonhos de arte?
Porque é que as casas cheias também vos interessam?
Olhem para os nossos clientes: dá para perceber
Metade deles não tem gosto, e metade não tem coração.
Um estará ansioso por um jogo De cartas depois 
da peça, outro de uma noite nos braços de uma moça. 
Pobre poeta tolo, porquê convidar a tua Musa 
a trabalhar para isso? Faz com que o teu objetivo
Dar-lhes apenas mais - dar-lhes excesso!
É um trabalho tão difícil diverti-los que o teu melhor plano 
são confundi-los: Fazei isso e tereis sucesso.
O que é que se passa agora? Dor ou êxtase?
POETA. Deixai-me, e acabai com outro escravo voluntário!
Deve o poeta renunciar ao que a Natureza lhe deu
Como seu direito de primogenitura, perder sem querer
Por ti esse nobre dom? De que outra forma ele quer poder, 
senão o seu, inventa a conquista dos elementos?
A canção irrompe dele, um todo harmonioso,
Envolve o mundo e atrai-o de volta à sua alma.
A natureza fia o seu fio, infinitamente longo,
Ao acaso no seu fuso descuidado;
Todas as vidas individuais no caos se amontoam
Juntos, misturados como um som áspero e discordante.
Quem divide está deriva monótona e aborrecida
Num ritmo vivo? Quem pode transformar
Coisas particulares num sentido geral
De uma música sagrada e congruente?
Quando as paixões se enfurecem, quem faz 
a tempestade cantar, O brilho do pôr do sol 
quando o pensamento solene prevalece?
Quem espalha todas as flores da primavera
No caminho de sua amada? Quem faz de uma coroa
De meras folhas verdes o símbolo de renome
Para uma alta distinção? Que é isto que une
O poder do Homem, revelado na Poesia!
 W. GOETHE - TRAD. ERIC PONTY
ERIC PONTY-POETA-MESTRE-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: