Pesquisar este blog

sábado, outubro 21, 2023

Quatro Poemas - Friedrich Holderin - Trad. Eric Ponty

Diotima
Se te calas, sofres com isso. Eles não conseguem entender
Uma vida vivida nobremente. Baixas os olhos,
Silenciosos na bela luz do dia. Procurareis
Em vão para a tua família sob o sol,

Essa gente real que, como irmãos e como
São copas sociáveis das árvores num bosque,
Desfrutaram do lar e dos seus amores uma vez e do seu
O paraíso eterno e há quem

Cantaram nos seus corações e nunca esqueceram a sua fonte -
Refiro-me aos agradecidos, os únicos leais,
Os portadores de alegria nas profundezas
Do Tártaro, homens como deuses, os homens livres,

Suaves e fortes, que são as almas que agora estão lá em baixo
Por quem o coração chora desde que o ano de luto
E as estrelas que então lá estavam
Diariamente nos levam a pensar nelas ainda

E este lamento pelos mortos nunca pode descansar.
Mas o tempo cura. Agora os deuses no céu são fortes
E rápidos. E a Natureza está a assumir
Tranquilamente seus antigos e alegres direitos igualmente.

Vês, amor, vai acontecer antes que a nossa colina seja
- E antes que as minhas palavras morram o dia
Terá chegado o dia em que serás nomeado com
Deuses e heróis, um dia que é como tu.
Pedido de perdão

Muitas vezes te perdi a tranquilidade dourada
Do Céu, teu por natureza, e o que tiveste
De mim são muitas das tristezas da vida
Mais secretas e mais profundas tristezas.

Esquece-as agora e perdoa-me e como a nuvem
sobre a lua tranquila, eu passarei e tu
Serás o que eras e brilharás
Na tua beleza, amada luz.
"Mais um dia

Outro dia. Sigo outro caminho,
entro no bosque frondoso, visito a buganvília
Ou as rochas onde florescem as rosas
Ou procuro num miradouro, mas em lado nenhum

O amor é para ser visto à luz do dia
E ao vento vão as palavras da nossa outrora tão
conversa benéfica...

O teu rosto amado desapareceu da minha vista,
A música da tua vida está a morrer
Para além da minha audição e de todas as canções
Que fizeram um milagre de paz uma vez

Meu coração, onde é que eles estão agora? Foi há muito tempo,
Há tanto tempo e a juventude que eu era não envelheceu nem é
Nem a terra que então me sorria
A mesma. Adeus. Vive sempre com essa palavra.

Porque a alma sai de mim para voltar para ti
Dia após dia e os meus olhos derramam lágrimas que
Não podem olhar para onde estás
E ver-te claramente outra vez.
Com as suas peras amarelas
E rosas silvestres por todo o lado
A margem pende para o lago,
Ó cisnes graciosos,
E bêbados de beijos
Mergulhais as vossas cabeças
Na água benta frugal

Ah, onde é que eu vou achar
Flores, no inverno,
E onde morre o sol
E a sombra da terra morta?
As paredes estão frias
E sem palavras, ao vento
Os cata-ventos rangem.
Friedrich Holderin - Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-MESTRE-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: