Pesquisar este blog

domingo, outubro 22, 2023

FAUSTO - PRIMEIRA PARTE - DEDICATÓRIAS - GOETHE - TRAD. ERIC PONTY

Vós, formas vacilantes, de novo me envolveis,
Como outrora, à minha visão perturbada, roubastes;
Devo desta vez tentar agarrar-vos, abraçar-vos?
Ainda pela ilusão carinhosa anseia a minha alma?
Vós sois o meu círculo! Vem, pois, teu cativo, abraça-me,
Enquanto subis da névoa vaporosa;
Dentro do meu peito, o pulsar da juventude está a pulsar,
"Que o sopro mágico vos envolve com a vossa marcha.

Aparecem sombras carinhosamente amadas, 
o teu comboio a acompanhar,
E visões belas de muitos dias felizes;
O primeiro amor e a amizade misturam os seus afetos,
Como um leito antigo, meio caduco;
A tristeza revive, seu lamento de angústia sentindo
A vida, em seus labirintos, se vai,
E nomeia os entes queridos, aqueles que o destino, deixando
De um tempo de vida, que me deixou a chorar.

Não me ouvem cantar a minha cadência posterior,
As almas a quem cantei os meus versos anteriores;
Dispersa a multidão, seu voo cortado agora alçando voo;
Mudas são as vozes que tocaram em resposta.
Para as multidões estranhas a lira de Orfeu agora dedilha,
"E o seu aplauso é para o meu coração uma dor;
Os antigos que ouviram a minha canção, ouviram com alegria,
Se ainda vivem, agora vagueiam separados.

Um anseio há muito não sentido, cada impulso balançando,
Para o calmo reino do espírito eleva a minha alma;
Em cadência vacilante, como quando Zephyr tocando,
A minha alma se eleva; A lágrima segue a lágrima, 
meu coração firme obedece ao impulso terno, perde o controle;

Regressais, formas vacilantes, do passado
Em que aparecestes pela primeira vez a olhos nublados.
Devo tentar, desta vez, prender-vos?
Será que este velho sonho ainda emociona um coração tão sábio?
Tu te aglomeras? Pressionais? Então, segue o teu caminho enfim.
Como da névoa que me rodeia, tu te ergues;
Meu peito se agita e sente com dor juvenil
O sopro mágico que paira em torno de seu troféu.

Com vocês regressam imagens de dias felizes,
Sombras que outrora amei aproximam-se de novo;
Como um conto primitivo, meio perdido na névoa,
O primeiro amor e a amizade também reaparecem;
A dor renova-se, os lamentos percorrem o labirinto
Da estranha carreira labiríntica da vida,
Recordando entes queridos que, por traição da fortuna
Que, por traição da sorte, passaram antes do meu tempo.

Eles não me ouvirão quando eu cantar estas canções,
As almas separadas a quem cantei a primeira;
Foi-se a primeira resposta, em vão se anseia
Para multidões amigas que há muito se dispersaram.
A minha dor ressoa para estranhos, multidões desconhecidas
Aplaudam-no, e o meu coração ansioso rebentaria.
Quem quer que tenha elogiado o valor do meu poema,
Se ainda vivem, andam dispersos pela terra.

E sou tomado por um anseio há muito esquecido
Por aquele reino de espíritos, quieto e grave;
Para uma canção fluida vejo os meus sentimentos a virarem-se,
Como de harpas eólicas, onda após onda;
Um arrepio apodera-se de mim, lágrima sobre lágrima cai ardendo,
O que eu possuo, parece-me longe, e não é o que eu quero;
O que possuo, parece-me distante do meu ser,
E o que se foi, torna-se realidade das formas.
Trazes-me recordações de dias mais felizes
E muitos fantasmas queridos volto a saudar; 
Como quando uma velha lenda meio desbotada toca
Nos nossos ouvidos, as lamentações se repetem
Minha jornada pelo labirinto da vida,
Velhos sofrimentos revivem, velhos amigos, velhos amores eu acho,
Aqueles queridos companheiros, por seu destino cruel
Que me deixaram aqui para trás do mesmo jeito.

Não podem ouvir a minha música atual, essas
Poucas almas que ouviram a minha canção primitiva;
Estão longe de mim agora, que estavam tão perto,
E o seu primeiro eco de resposta há tanto tempo 
Silêncio. Agora a minha voz é ouvida, quem sabe
Por quem? Eu tremo enquanto a multidão sem nome
Aplaude-o. Ainda vivem, esses amigos
Que outrora ele moveu, espalhados pelo mundo

E sou tomado por um anseio há muito não desejado
Por esse reino espiritual, calmo e solene, que então
Era meu; esses tons ceceastes pairando retornando
Suspiram como de uma harpa eólica, como quando
Eu tremia, e as minhas lágrimas ardentes
As minhas lágrimas ardentes, o meu coração severo 
derrete-se para amar ao mesmo tempo. 
Tudo o que possuo agora parece distante
E os mundos desaparecidos são hoje reais para mim.
Trad. Eric Ponty
ERIC PONTY-POETA-MESTRE-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: