UM CORAÇÃO SOB SUTANA
Os pensamentos Imemoráveis dum Seminário ... O Thimothina Labinette! Agora que eu botei as roupagens sagradas, posso recomendar a paixão - agora frígida e morta sob minha sarça - que, apenas no ano passado, fez meu coração bater como um menino sob meu disfarce seminário!
... 11 de maio ...
... Primavera. A jovem videira do abade ____ está brotando em seu pote de barro: os ramos são árvore no pátio são acobertados com brotos pequenos, e, ternos quão gotas verdes.
No outro dia, ao sair do estudo, vi o que pintava o grande nariz de cogumelo do ____, saindo de uma terceira janela. Os sapatos de J ____ cheiram; E compreendi que os alunos muitas vezes deixam a sala para ... no pátio; O mesmo bando que praticam vive no estudo quão tenras, todos regulados no interior, caíram sobre barrigas, de suas faces rubras voltadas para o fogão, respirando tão espessa e quente quanto as vacas! Agora, ficam arreda para sempre, e quando repreguem sua passagem de volta, muito meticulosa - desculpe, eu estou errado: muito pausado - fechando o istmo das calças com uma grande cerimônia, aparente me tomando prazer bruto em um esforço fundamental fútil ...
2. Pude então. Ontem, o Sup____ desceu do seu quarto - tímido, vibrando, os olhos fechados, as mãos nos bolsos - e deu alguns passos no meio do pátio em seus chinelos canônicos! .... Quão meu coração late no meu peito, quão meu baú bate contra o meu atrial sujo! Ah! Quão eu tenho crescido a odiar os dias em que, quão estudantes, nós éramos ovelhas gordas que suavam para nossas roupas sujas, dormindo sob as luzes de gás no louvor do estudo quão nossas bundas, envolvidas no calor vazio da estufa! .... Eu alongo meus braços! Suspiro, alongo minhas pernas ... sinto um mundo dentro de mim, oh! Que mundo! ....
.. 4 de maio ... ... ontem consegui meu limite: espalhei, quão o anjo Gabriel, às asas do meu coração. O sopro do espírito sagrado me encheu de um foleiro! Peguei minha lira e cantei:
Elucidemos perto de Maria valiosa!Mãe bem-aventurada! Do Doce Jesus!
Sanctus Christus!

Nenhum comentário:
Postar um comentário