Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 20, 2018

ROSA É UMA ROSA - GERTRUDE STEIN - TRAD. ERIC PONTY


Uma vez, em um momento, o mundo era rotundo e poderia prosseguir por aí.
Em todo lugar havia em algum lugar e em toda parte havia homens mulheres, crianças, cachorros, vacas, porcos selvagens, coelhinhos, gatos, lagartos e animais. É assim sempre foi. E todos os cães gatos, coelhos, ovelhas, lagartos e crianças, todos queriam contar a todos sobre isso e queriam contar tudo sobre si mesmos.
E então havia Rosa.
Rosa era o nome dela e teria sido Rosa se o nome dela não fosse Rosa. Ela habituava pensar e então ela costumava pensar de novo.
Ela teria sido Rosa se seu nome não fosse Rosa e ela teria sido Rosa se ela fosse uma gêmea.
Rosa era o nome dela e o nome de seu pai era Bob, e o nome de sua mãe era Kate, e o nome de seu tio era William, e o nome de sua tia era Gloria, e o nome de sua avó era Lucy. Todos eles tinham nomes e o nome dela era Rosa, mas ela costumava chorar se teria sido chamada de Rosa se o nome dela não fosse Rosa.
Eu lhe digo que neste momento o mundo estava todo e poderia ir em torno do seu redor.
Rosa tinha dois cachorros, um grande branco chamado amor, e um pequeno preto chamado Pépé, o pequeno preto não era dela, mas ela disse que era, pertencia a um vizinho e nunca gostou de Rosa e havia uma razão para isso, quando Rosa era jovem, ela tinha nove agora e nove não é jovem não Rosa não era jovem, bem de qualquer maneira quando era jovem ela um dia teve pouco Pépé e ela disse a ele para fazer alguma coisa, Rosa gostava de dizer a todo mundo o que fazer, pelo menos ela gostava de fazer quando era jovem, agora ela tinha quase dez anos então agora ela não contou a cada um o que eles deveriam fazer mas depois ela fez e ela disse ao Pépé, e Pépé não quis, ele não sabia o que ela queria ele faz, mas mesmo se ele não quisesse, ninguém quer fazer o que alguém manda, então Pépé não fez, e Rosa  se silenciou em um quarto. Pobre pequeno Pépé, ele aprendeu a nunca fazer em uma sala o que deveria ser feito do lado de fora, mas ele estava tão nervoso em ficar sozinho, o pobrezinho Pépé. E então ele foi solto e havia muitas pessoas, mas o pequeno Pépé não cometeu nenhum erro, ele foi direto entre todas às pernas até encontrar pernas de Rosa e então ele subiu e ele a mordeu na perna e então ele fugiu e ninguém poderia culpá-lo agora, eles bem poderiam. Foi a única vez que ele mordeu alguém. E ele nunca diria como fazê-lo para Rosa outra vez e Rosa sempre disse que Pépé era seu cachorro, embora ele não fosse, ela poderia esquecer que ele nunca quis dizer como você faz com ela. Se ele era seu cachorro que estava bem ele não tinha que dizer como você teria feito, mas Rosa sabia e Pépé sabia, ô sim, ambos compreendiam.
Rosa e seu grande cão branco O amor era agradável juntos, elas cantavam músicas juntas, essas eram as músicas que eles cantavam.
Amor bebeu sua água e enquanto bebia, era como se uma música fosse uma música legal e enquanto ele estava fazendo isso Rosa cantava sua música. Essa foi então sua música.
Eu sou uma menina e meu nome é Rosa, Rosa é o meu nome.
Por que eu sou uma garotinha?
E por que meu nome é Rosa?
E quando eu sou uma garotinha
E quando é meu nome Rosa
E onde eu sou uma garotinha
E onde está meu nome Rosa.

E que garotinha sou eu, a garotinha chamada Rosa, que garotinha batizou-me de Rosa.
E enquanto ela cantava essa música e ela cantava enquanto Amor bebia.
Por que eu sou uma garotinha?
Onde eu sou uma garotinha?
Quando eu sou uma garotinha
Qual menininha eu sou.
E cantando isso a deixou tão triste que ela começou a chorar.
E quando ela chorou Amor gritou ele levantou a cabeça e olhou para o céu e ele começou a chorar e ele e Rosa e Rosa e ele chorou e chorou e chorou até que ela parou e, finalmente, seus olhos estavam secos.
E todo esse tempo o mundo continuou a ser rotundo.
GERTRUDE STEIN
TRAD. ERIC PONTY

Nenhum comentário: