Pesquisar este blog

segunda-feira, abril 09, 2018

SALMO II - Miguel Unamuno - TRAD.ERIC PONTY

Marcos, IX 16-24
Soberba é a fé, ímpia, àquela não traz dúvida,
A que nos encadeia à Deus em nossa ideia.
«Deus te fala por minha boca», dizem, ímpios,
E sentem em seu peito:
«Pela boca de Deus te digo! »
Não te ama, ô Verdade, quem nunca dúvida,
Quem pensa possuir-te, porque és infinito
E conosco é a Verdade, não pertences,
Sóis, Verdade, à Morte;
Padece a pobre mente ao receber-te.
És à Morte formosa,
És a eterna Morte,
O descanso final, do santo repouso;
Em ti o pensar se adormece
Buscando à verdade já é pensamento,
E ele não é si não a busca; se ao fim o encontra,
Se para adorme. A vida é dúvida,
E a fé sem a dúvida é só morte.
E és a morte o sustento da vida,
E da fé da dúvida.
Contudo viva, Senhor, na dúvida dar-me,
Fé pura quando padecer; a vida dar-me na vida
Na morte, há morte, dar-me,
Senhor, à morte com a vida.
Tu és o que és, se eu te conhecerei
Deixaria de ser quem sou agora,
E em ti me fundiria,
Sendo Deus como Tu,
Verdade suprema.
Dai-me viver em vida,
Dai-me morrer na morte,
Dai-me na fé duvidar,
Entanto viva, dai-me a pura fé logo que morra.
Distante de meu ímpio pensamento
De ter tua verdade aqui na vida,
Pois só és teu quem o confessa
Senhor não te conhecer
Distante de mim, Senhor,
O pensamento de enterrar-te na ideia,
A impiedade de querer com raciocínios demostrar tua existência.
Eu te sento, Senhor, não te conheço,
Teu Espírito me envolve,
Se não estou contigo
Se és à luz do conhecimento
Como hei de conhecer-te. Inconcebível,
Se me conheço contigo
Sendo à luz do conhecimento,
É luz que nós observamos
És invisível,
Creio, Senhor, em ti, sem conhecer-te.
Observa que de meu espírito os filhos,
Dum espírito mudo vivem os presos,
Libertá-los Senhor que caem entorno
No fogo e na água:
Liberte-os que crerei
Crendo confio em ti, Senhor, ajuda-me
Na minha desconfiança.
Miguel Unamuno
TRAD. ERIC PONTY

Nenhum comentário: