Pesquisar este blog

terça-feira, abril 17, 2018

O CALDO - PAUL VALÈRY - TRAD. ERIC PONTY



Tremura, cova veloz… Foi sopro te amou, Caldo,
Ti trouxeste tremura em ti sonhar duns ombros…
Brisa? … Dum suspiro, tão simples e inesperado,
Que exalo por teu amor neste jardim flutuante.
Minha surpresa em que flores burlam mal de ansiar
Estes passos, voz, mão, todo ser tão terno logo,
Esta tua toda minha que sinto transformar-se,
Há quem à hora padeceu pode findo ti unir-me
E que nos apropinquar-se! … Assim ti percebi…

Minha boca ao teu fenecimento te refugiou!
Assenta o cerceamento tremor ramagem n´alma,
E meus olhos, estão cobertos da ramagem do dia,
Te abordou detrás de mim, toda à rosa de amor...

Tremura, cova veloz… Foi sopro te amou, Caldo,
Mas já não necessito sonhar-te com uns ombros,
Este sopro não é sendo sopro dum só coração…
Padeceu o tempo vencido, e o beijo vencedor,
Ausência sem nome de quem um nome me liberta,
Aos largos sorvos bebi à sombra flama fez viver!

 PAUL VALÈRY
TRAD. ERIC PONTY

Nenhum comentário: