Pesquisar este blog

terça-feira, abril 24, 2018

DOIS CLÁSSICOS

Canção Outonal

Hoje sentar-me no coração
Num vago tremor de estrelas,
Porém minha via se perde
N´alma da neve.
A luz me tronca às asas
Sendo à dor de minha tristeza
Vai regando as memórias
Na fonte da ideia.
Todas às rosas são brancas,
Tão brancas como minha pena,
E não são às rosas brancas,
Que hão nevado sobre elas.

Antes tiveram à Íris.
Também sobre alma nevada.
Sendo neve d´alma teve
copos de beijos e cenas
Que se fundiram na sombra,
Nós dá luz do que pensa.
A neve cair das rosas,
Porém d´ alma ficou,
Sendo à garra dos anos
Fez um sudário com elas.
Se desvairá com à neve
Quando à morte nos levar?

O depois nos fará outra neve
E outras rosas mais perfeitas?
Serão à paz conosco
Como Cristo nos ensinou?
O nunca será possível
A solução do problema?
E se ao amor nos enganar?
Quem à vida nos alentará
Se o crepúsculo nos fundiu
Na verdadeira ciência
Do Bem que quiçá não exista.
E do Mal que late cerca?
Se a esperança se apaga
E a Babel se abanca,
Que tocha iluminará
os caminhos na Terra?

Se o azul apenas devaneio,
Que será da inocência?
Que será do coração
Se Amor não têm flechas?

Se à morte que é a morte,
Que será então dos poetas
E das coisas adormecidas
Que já nada às recorda?

Ô Sol das esperanças!
D’água clara! Lua nova!
Corações dos meninos!
Almas rudes das pedras!

Hoje sentei-me no coração,
Num vago tremor de estrelas
E todas às rosas sendo estão
Brancas como  minha pena.
Federico García Lorca 
TRAD. ERIC PONTY

Na oração, que desaterra a terra
Quer Deus que a quem está o cuidado dado
Pregue que a vida é emprestado estado
Mistérios mil que desenterra enterra.

Quem não cuida de si, que é terra erra
Que o alto Rei, por afamado amado
É quem lhe assiste ao desvelado lado
Da morte ao ar não desaferra aferra.

Quem do mundo a mortal loucura cura
A vontade de Deus sagrada agrada
Firmar-lhe a vida em atadura dura.

O voz zelosa, que dobrada brada
Já sei que a flor da formosura, usura
Será no fim dessa jornada nada.
Gregório de Matos

Nenhum comentário: