Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 06, 2018

Gaspara Stampa - SONETOS - TRAD. ERIC PONTY

I

E Vós que escutais daquela triste rima
Daquele triste, aquele bruno acento
Flanco algum amoroso meu lamento
Ser minhas penas entre as outras primas.

Onde se fiam valentes e apreço, glória
Não que perdões, de meu lamento espero
Encontre-os dentre os foram bem-nascidos,
Depois que o reaprender é pois sublime.

E espero sejas a dizer umas delas.
– Felicíssima lei, qual se sustenta
É clara te causar danos sendo claro!

Abraço de tant'amor, de tanta dita
Vosso nobil. Senhor a mim não sendo;
Que eu não andei com tanta mulher lado?

II

Estava acerca ao dizer que Criador, 
d´aguas tuas poderia sobreviver,
Em forma humana foi a se demostrar,
Desde do ventre Virginal saindo antes.

Quando digno importante, minhas senhoras, 
Ao que após tantos lamentos dispersos, 
Podendo em lugar mais alto fincar,
Ao fazer-se ninho e abrigo de meu centro.

De rara alta ventura favor de cúmplice; 
Escorar sol que tarde meu credo digna 
Deste vosso, e, de todo o teu cuidado.

Desde aqui pensamentos e esperanças 
Olhar define a todos, cabem medida
Claro e filho, sol retorna se admira.

III

Caso do vulgar pastor gado e apático, 
O garfo férreo da fé eis que és poeta,
Ele, então, virtude é louvado meado,
De quase todos outros fama tolhe.

Que maravilha fia se alça e fracassa,
Basta vida escrever tanta piedade
Pode ser mais estudo, nosso planeta,
Meu verde, valioso e do outeiro alto?

De Cuja sagrada, honra e sombra fatal
Da minha dor, quase sofreu tempestade,
Cada estupidez, pouca altura clara.

Lugar baixo é que elevado, questão
Renova do silêncio, da veia ofusca,
Tanta virtude n´ alma imporá eu viva!

IV

Quando senhor entrou meu conceito todo,
Os Planetas em céu, todas às estrelas
Lhes der à graça, talentos daqueles
Pois que foi entre nós apenas perfeito.

De Saturno dessa altura do intelecto.
Júpiter a buscar coisas dignas e belas.
Marte fez certo ele aceso outro homem
Febos de ímpio estilo e astúcia que peito.

Vem e diz que beleza é legendária,
Eloquência Mercúrio; mas que a lua
A fé mais gelada que eu não veria.

Desta muita rara à graça toda a mim,
Á chama de apagar este meu fogo,   
E para relaxar-lhe meu descanso.

V

Eu assimilo, que meu senhor Céu,
Assimilando, Muitas vezes. O teu belo
Rosto e o sol. olhos e as estrelas,
E do som dos versos e a harmonia.

Dilúvios, chuvas, trovões, gelos sou eu,
Teu ser irritado, quando irar só,
Bondade e do sereno e, quando quiser.

A Primavera germinar florindo,
Quando ela florir na minha esperança
E pretendendo terminar este estado.

A ravina inverno e, então, quando mudar,
Ameaça novos pensamentos e quarto,
Despindo-me dessas mais ricas honras.

VI

Dum intelecto angélico divino,
Real natureza, real valor,
Um desejo tão vago de fama e honra
Dum falar sábio, grave e peregrino.

Um sangue ilustre, do alto rei perto,
Uma dita poucas guimbas, fase menor,
Justiçosa de verdadeira flor,
Dum ato honesto, sendo gentil e curvo.

Um rosto mais brilhante sol intenso,
Da Beleza e graça Amor reaplicado,
Nunca mais vistas ou ouvida humor.

Para correntes legaram a mim,
Os fãs dos honrados e doces  guerra,
Do mesmo como d´Amor tender sempre!

VII

Quem quer saber, mulheres, meu senhor,
O Senhor de jovem aspecto poucos anos,
que é tão antiquado deste intelecto,
Efígie desta glória e deste valor.

De cabelos loiros, e de vivas cores,
Duma Pessoa alta de espaçoso peito,
É finalmente dum homem perfeito,
Fora um pouco (não és tu!) Ímpios no amor.

Quem quer que, então, me conhecer,
Admirável, Senhora efeito semblante,
Imagem desta morte e deste martírio.

Um albergue de fé salda e constante,
Um, que, se eu chorasse, arda e suspiros.
Não se faz tão piedoso cruel amante.

VIII

São como coisas desprezeis e covardes,
Mulher, não posso tirar erguido foco,
Por isso não ti incluo, pelo menos, pouco,
Resgatá-lo do mundo e da veia estilo?

Se só Amor com novo, incomum, arqueiro
Ao tolo não me alçou este local, porque
Não podem nem com jogos já tão usados
Pena de morte e a pena em mim como esta?

Não for crível por força da natura,
Para um milagre, que de muitas vezes,
Vence penetra e quebra cada medida.

Como este é não posso dizer expresso,
Sinto-me tão bem minha grande ventura,
Sinto-me desta cor novo estilo impresso.
TRAD.ERIC PONTY

Nenhum comentário: