Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 25, 2018

Liberdade - Paul Éluard - Trad. Eric Ponty

Em meus cadernos escolares
Na minha mesa e árvores
Na areia na neve
Eu escrevo o seu nome

Em todas as páginas a ler
Em todas as páginas brancas
papel sangue pedra ou cinzas
Eu escrevo o seu nome

A efígie de ouro
guerreiros com armas
Na coroa dos reis
Eu escrevo o seu nome

Selva e deserto
Dos ninhos sobre a vassoura
No eco da minha infância
Eu escrevo o seu nome

Sobre as maravilhas da noite
No pão branco de dias
Em estações das noivas
Eu escrevo o seu nome

Em meus trapos azuis
No sol antiquado na lagoa
Na lua viva no lago
Eu escrevo o seu nome

 Em campos no horizonte
Nas asas de pássaros
E a fábrica de sombras
Eu escrevo o seu nome

Cada respiração ao Amanhecer
Em navios no mar
Na montanha demente
Eu escrevo o seu nome

Sobre a espuma das nuvens
O suor da tempestade
Na chuva grossa e sem graça
Eu escrevo o seu nome

Em formas de piscar olhar
Em sinos coloridos
Na verdade física
Eu escrevo o seu nome

Em trilhas de vigília
Implantado em estradas
Vidraças transbordantes
Eu escrevo o seu nome

A lâmpada que ilumina
A lâmpada é extinta
Em minhas casas combinadas
Eu escrevo o seu nome

A fruta cortada ao meio
Espelho e meu quarto
Na minha cama de concha vazia
Eu escrevo o seu nome

Em meu cão ganancioso e tenro
Em suas orelhas eretas
Em sua perna desajeitada
Eu escrevo o seu nome

No trampolim de minha porta
Em objetos familiares
O fluxo do fogo abençoado
Eu escrevo o seu nome

Em toda a carne concedida
Na frente dos meus amigos
Em cada mão estendida
Eu escrevo o seu nome

Sobre o vidro surpresas
Nos lábios atentos
Bem acima do silêncio
Eu escrevo o seu nome
Em meus abrigos destruídos
Desabou sobre meus faróis
Nas paredes do meu tédio
Eu escrevo o seu nome

A ausência sem desejo
Na solidão nua
Em marchas da morte
Eu escrevo o seu nome

Sobre a saúde de volta
O risco que desapareceu
Na esperança sem memórias
Eu escrevo o seu nome

E pelo poder de uma palavra
Estou iniciando minha vida
Eu nasci a conhecê-la
Para nomear a si mesma
Liberdade.

TRAD.ERIC PONTY

Nenhum comentário: