Sobre a Paz
Ó Paz! E será que, com tua presença, abençoas
As moradas desta ilha cercada pela guerra;
Acalmando com tua expressão serena nossa recente angústia,
Fazendo o triplo reino sorrir radiantemente?
Com alegria saúdo tua presença; e saúdo
Os doces companheiros que esperam por ti;
Completa minha alegria — não deixes que meu primeiro desejo falhe,
Que a doce ninfa da montanha seja tua favorita.
E, com a felicidade da Inglaterra, proclame a liberdade da Europa.
Ó Europa! Não permitas que tiranos com cetro vejam
Que deves refugiar-te em teu estado anterior;
Mantém tuas correntes quebradas e declara com ousadia que és livre;
Impõe a lei aos teus reis — não deixes os poderosos sem restrições;
Assim, com os horrores do passado, conquistarás teu destino mais feliz!
Sobre a Morte
Será que a morte é um sono, se a vida não passa de um sonho,
E as cenas de felicidade passam como um fantasma?
Os prazeres passageiros parecem uma visão,
E, no entanto, pensamos que a maior dor é morrer.
Quão estranho é que o homem vagueie pela Terra,
E leve uma vida de sofrimento, mas não abandone
Seu caminho árduo; nem ouse contemplar sozinho
Seu destino futuro, que nada mais é do que despertar.
Encha para mim uma tigela cheia até a borda
“What wondrous beauty! From this moment I efface from my mind all women.” —Terence, The Eunuch, Act II, Sc. V
Encha para mim uma taça transbordante;
E deixe-me nela afogar minha alma:;
Mas coloque nela algum remédio destinado;
A banir a Mulher da minha mente.;
Pois não desejo a corrente inspiradora,;
Que aquece os sentidos com desejo lascivo,;
Mas desejo um gole tão profundo;
Quanto jamais foi bebido das ondas do Lete;;
Para afastar do meu peito desesperado
A imagem da forma mais bela
Que meus olhos embriagados já contemplaram,
Que minha imaginação errante já evocou.
É em vão! — não consigo afastar
A suavidade derretida daquele rosto,
O brilho daqueles olhos luminosos,
Aquele peito — o único paraíso da Terra.
Minha visão nunca mais será abençoada;
Pois tudo o que vejo perdeu seu encanto:
Nem com deleite posso explorar
A página clássica, o saber da musa.
Se ela soubesse como meu coração batia,
E com um único sorriso aliviasse sua dor,
Eu teria sentido um doce alívio,
Eu teria sentido “a alegria da tristeza”.
No entanto, assim como um toscano, em meio à neve
Da Lapônia, pensa no doce Arno,
Assim também, para sempre, ela será
A auréola da minha memória.
Como se da escuridão crescente surgisse uma pomba prateada
Assim como da escuridão crescente uma pomba prateada
Alça voo e mergulha na luz do Oriente,
Com asas que nada mais movem senão puro deleite;
Assim fugiu tua alma para os reinos celestiais,
Regiões de paz e amor eterno;
Onde espíritos felizes, coroados com diademas brilhantes
De raios estelares e gloriosamente adornados,
Saboreiam a alegria sublime que só os abençoados podem experimentar.
Lá, ou te unes ao coro imortal
Em melodias que até mesmo o belo céu
Enchem de felicidade superior, ou, a pedido
Do Pai onipotente, fendas o ar,
Enviado em missão sagrada. — Que prazeres há mais elevados?
Por que, então, alguma tristeza empanturra nossa alegria?
JOHN KEATS - TRAD. ERIC PONTY
POETA - TRADUTOR - LIBRETISTA

Nenhum comentário:
Postar um comentário