Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 28, 2026

MEU SEGREDO - FRANCESCO PETRARCA - TRAD. ERIC PONTY


 S. Agostinho — Petrarca. 

S. Agostinho. O que tens a dizer, ó homem de pouca força? Com o que estás a sonhar? O que procuras? Não te lembras de que és mortal? Petrarca. Sim, lembro-me muito bem disso, e um arrepio percorre-me sempre que essa lembrança surge no meu peito. S. Agostinho. Que te lembres, de fato, como dizes, e que tenhas cuidado consigo mesmo. Ao fazê-lo, poupar-me-ás muitos problemas. Pois não há dúvida de que recordar a própria miséria e meditar frequentemente sobre a morte é o auxílio mais seguro para desprezar as seduções deste mundo e para acalmar a alma no meio das suas tempestades e turbulências, desde que tal meditação não seja superficial, mas penetre até aos ossos e à medula do coração. No entanto, temo muito que aconteça no teu caso o que já vi em tantos outros, e que te vejas a enganar-te a ti próprio. Petrarca. Em que sentido te referes? Pois não compreendo claramente o sentido das suas observações. S. Agostinho. Ó raça de homens mortais, é isto que, acima de tudo, me deixa espantado e temeroso por vós, quando vos vejo, por vossa própria vontade, agarrados às vossas misérias; fingindo que não conheceis o perigo que paira sobre as vossas cabeças e, se alguém vê-lo colocar diante dos vossos olhos, tentais afastá-lo da vossa vista e colocá-lo bem longe. Petrarca. Em que sentido somos assim tão loucos? S. Agostinho. Achas que existe algum homem vivo tão irracional que, se se visse acometido por uma doença perigosa, não desejasse ansiosamente recuperar a bênção da saúde? Petrarca. Não creio que se tenha ouvido falar de tal caso. S. Agostinho. E achas que, se alguém desejasse algo com toda a sua alma, seria tão ocioso e descuidado ao ponto de não recorrer a todos os meios possíveis para obter o que desejava? Petrarca. Ninguém, penso eu, seria tão insensato. Santo Agostinho. Se estamos de acordo nestes dois pontos, devemos também concordar num terceiro. Petrarca. Qual é esse terceiro ponto? S. Agostinho. É este: tal como aquele que, através de profunda meditação, descobriu que é infeliz desejará ardentemente deixar de o ser; e tal como aquele que formulou esse desejo procurará concretizá-lo, assim também aquele que procura será capaz de alcançar o que deseja. É evidente que o terceiro passo depende do segundo, tal como o segundo depende do primeiro. E, por isso, o primeiro deve ser, por assim dizer, uma raiz de salvação no coração do homem. Ora, vós, homens mortais, e tu próprio, com todo o teu poder de espírito, continuais a dar o vosso melhor, através de todos os prazeres do mundo, para arrancar do vosso coração está raiz salvadora, o que, como disse, me enche de horror e espanto. Com justiça, portanto, sois castigados pela perda desta raiz da salvação e pela consequente perda de tudo o resto. Petrarca. Prevejo que está queixa que apresentas venha a ser longa e exija muitas palavras para a desenvolver. Importarias, portanto, de adiá-la para outra ocasião? E para que eu possa chegar com mais segurança à tua conclusão, poderíamos dedicar um pouco mais de tempo às premissas? S. Agostinho. Tenho de fazer uma concessão à tua lentidão de espírito; por isso, por favor, interrompe-me em qualquer ponto que desejares. Petrarca. Bem, se tiver de falar por mim próprio, não consigo acompanhar a vossa linha de raciocínio. Santo Agostinho. Que obscuridade pode haver nisso? Sobre o que está agora em dúvida? Petrarca. Creio que há uma infinidade de coisas pelas quais ansiamos ardentemente, que procuramos com toda a nossa energia, mas que, no entanto, por mais diligentes que sejamos, nunca obtivemos nem jamais obteremos. Santo Agostinho. Isso pode ser verdade em relação a outros desejos, mas no que diz respeito ao que estamos agora a discutir, o caso é totalmente diferente. Petrarca. O que o leva a dizer isso? Santo Agostinho. Porque todo o homem que deseja ser libertado da sua miséria, desde que o deseje sinceramente e de todo o coração, não pode deixar de obter aquilo que deseja. Petrarca. Ó padre, o que é isto que estou a ouvir? Na verdade, são poucos os homens que não sentem que lhes faltam muitas coisas e que não confessariam que, até certo ponto, são infelizes. Qualquer um que questione o seu próprio coração reconhecerá que assim é. Por consequência natural, se a plenitude da bênção torna o homem feliz, tudo aquilo de que carece irá, na mesma medida, torná-lo infeliz. Todos os homens gostariam de se livrar deste fardo de infelicidade, como todos sabem; mas todos sabem também que muito poucos têm sido capazes de o fazer. Quantos são aqueles que sentiram o peso esmagador da dor, seja por doença física, seja pela perda de entes queridos, seja pelo cativeiro, pelo exílio, pela pobreza extrema ou por outras desgraças que demoraria demasiado tempo a enumerar; e, no entanto, aqueles que sofrem estas coisas têm, com demasiada frequência, de lamentar que não lhes seja permitido, como sugeris, serem libertados. Para mim, então, parece-me absolutamente indiscutível que uma multidão de homens é infeliz por obrigação e contra a sua vontade. Santo Agostinho. Tenho de te levar bem para trás no tempo e, tal como se faz com os muito jovens, cuja inteligência é fraca e lenta, tenho de te pedir que sigas o fio do meu discurso a partir dos seus elementos mais simples. Pensava que a tua mente fosse mais avançada e não fazia ideia de que ainda precisasses de lições tão infantis. Ah, se ao menos tivesses tido em mente aquelas máximas verdadeiras e salvadoras dos sábios que tantas vezes leste e releste comigo; se, permito-me dizer, tivesses trabalhado para ti próprio em vez de para os outros; se tivesses aplicado o teu estudo de tantos volumes à orientação da tua própria conduta, em vez de à vaidade e à conquista do elogio vazio dos homens, não precisarias de repetir tais loucuras mesquinhas e absurdas. Petrarca. Não sei aonde queres levar-me, mas já sinto o rubor a subir-me à testa e sinto-me como um aluno perante um professor zangado. Antes de saberem do que são acusados, pensam em muitas ofensas de que são culpados e, à primeira palavra que sai dos lábios do professor, ficam cheios de confusão. Nesse mesmo caso, também eu estou consciente da minha ignorância e de muitas outras falhas e, embora não perceba o sentido da vossa admoestação, como sei que quase tudo de mau pode ser-me imputado, coro-me ainda antes de termos terminado de falar. Por isso, peço-vos que expliquem mais claramente qual é esta acusação mordaz que me dirigiste.
S. Agostinho — Petrarca. S. Agostinho. O que tens a dizer, ó homem de pouca força? Com o que estás a sonhar? O que procuras? Não te lembras de que és mortal? Petrarca. Sim, lembro-me muito bem disso, e um arrepio percorre-me sempre que essa lembrança surge no meu peito. S. Agostinho. Que te lembres, de facto, como dizes, e que tenhas cuidado consigo mesmo. Ao fazê-lo, poupar-me-ás muitos problemas. Pois não há dúvida de que recordar a própria miséria e meditar frequentemente sobre a morte é o auxílio mais seguro para desprezar as seduções deste mundo e para acalmar a alma no meio das suas tempestades e turbulências, desde que tal meditação não seja superficial, mas penetre até aos ossos e à medula do coração. No entanto, temo muito que aconteça no teu caso o que já vi em tantos outros, e que te vejas a enganar-te a ti próprio. Petrarca. Em que sentido te referes? Pois não compreendo claramente o sentido das suas observações. S. Agostinho. Ó raça de homens mortais, é isto que, acima de tudo, me deixa espantado e temeroso por vós, quando vos vejo, por vossa própria vontade, agarrados às vossas misérias; fingindo que não conheceis o perigo que paira sobre as vossas cabeças e, se alguém vê-lo colocar diante dos vossos olhos, tentais afastá-lo da vossa vista e colocá-lo bem longe. Petrarca. Em que sentido somos assim tão loucos? S. Agostinho. Achas que existe algum homem vivo tão irracional que, se se visse acometido por uma doença perigosa, não desejasse ansiosamente recuperar a bênção da saúde? Petrarca. Não creio que se tenha ouvido falar de tal caso. S. Agostinho. E achas que, se alguém desejasse algo com toda a sua alma, seria tão ocioso e descuidado ao ponto de não recorrer a todos os meios possíveis para obter o que desejava? Petrarca. Ninguém, penso eu, seria tão insensato. Santo Agostinho. Se estamos de acordo nestes dois pontos, devemos também concordar num terceiro. Petrarca. Qual é esse terceiro ponto? S. Agostinho. É este: tal como aquele que, através de profunda meditação, descobriu que é infeliz desejará ardentemente deixar de o ser; e tal como aquele que formulou esse desejo procurará concretizá-lo, assim também aquele que procura será capaz de alcançar o que deseja. É evidente que o terceiro passo depende do segundo, tal como o segundo depende do primeiro. E, por isso, o primeiro deve ser, por assim dizer, uma raiz de salvação no coração do homem. Ora, vós, homens mortais, e tu próprio, com todo o teu poder de espírito, continuais a dar o vosso melhor, através de todos os prazeres do mundo, para arrancar do vosso coração está raiz salvadora, o que, como disse, me enche de horror e espanto. Com justiça, portanto, sois castigados pela perda desta raiz da salvação e pela consequente perda de tudo o resto. Petrarca. Prevejo que está queixa que apresentas venha a ser longa e exija muitas palavras para a desenvolver. Importarias, portanto, de adiá-la para outra ocasião? E para que eu possa chegar com mais segurança à tua conclusão, poderíamos dedicar um pouco mais de tempo às premissas? S. Agostinho. Tenho de fazer uma concessão à tua lentidão de espírito; por isso, por favor, interrompe-me em qualquer ponto que desejares. Petrarca. Bem, se tiver de falar por mim próprio, não consigo acompanhar a vossa linha de raciocínio. Santo Agostinho. Que obscuridade pode haver nisso? Sobre o que está agora em dúvida? Petrarca. Creio que há uma infinidade de coisas pelas quais ansiamos ardentemente, que procuramos com toda a nossa energia, mas que, no entanto, por mais diligentes que sejamos, nunca obtivemos nem jamais obteremos. Santo Agostinho. Isso pode ser verdade em relação a outros desejos, mas no que diz respeito ao que estamos agora a discutir, o caso é totalmente diferente. Petrarca. O que o leva a dizer isso? Santo Agostinho. Porque todo o homem que deseja ser libertado da sua miséria, desde que o deseje sinceramente e de todo o coração, não pode deixar de obter aquilo que deseja. Petrarca. Ó padre, o que é isto que estou a ouvir? Na verdade, são poucos os homens que não sentem que lhes faltam muitas coisas e que não confessariam que, até certo ponto, são infelizes. Qualquer um que questione o seu próprio coração reconhecerá que assim é. Por consequência natural, se a plenitude da bênção torna o homem feliz, tudo aquilo de que carece irá, na mesma medida, torná-lo infeliz. Todos os homens gostariam de se livrar deste fardo de infelicidade, como todos sabem; mas todos sabem também que muito poucos têm sido capazes de o fazer. Quantos são aqueles que sentiram o peso esmagador da dor, seja por doença física, seja pela perda de entes queridos, seja pelo cativeiro, pelo exílio, pela pobreza extrema ou por outras desgraças que demoraria demasiado tempo a enumerar; e, no entanto, aqueles que sofrem estas coisas têm, com demasiada frequência, de lamentar que não lhes seja permitido, como sugeris, serem libertados. Para mim, então, parece-me absolutamente indiscutível que uma multidão de homens é infeliz por obrigação e contra a sua vontade. Santo Agostinho. Tenho de te levar bem para trás no tempo e, tal como se faz com os muito jovens, cuja inteligência é fraca e lenta, tenho de te pedir que sigas o fio do meu discurso a partir dos seus elementos mais simples. Pensava que a tua mente fosse mais avançada e não fazia ideia de que ainda precisasses de lições tão infantis. Ah, se ao menos tivesses tido em mente aquelas máximas verdadeiras e salvadoras dos sábios que tantas vezes leste e releste comigo; se, permito-me dizer, tivesses trabalhado para ti próprio em vez de para os outros; se tivesses aplicado o teu estudo de tantos volumes à orientação da tua própria conduta, em vez de à vaidade e à conquista do elogio vazio dos homens, não precisarias de repetir tais loucuras mesquinhas e absurdas. Petrarca. Não sei aonde queres levar-me, mas já sinto o rubor a subir-me à testa e sinto-me como um aluno perante um professor zangado. Antes de saberem do que são acusados, pensam em muitas ofensas de que são culpados e, à primeira palavra que sai dos lábios do professor, ficam cheios de confusão. Nesse mesmo caso, também eu estou consciente da minha ignorância e de muitas outras falhas e, embora não perceba o sentido da vossa admoestação, como sei que quase tudo de mau pode ser-me imputado, coro-me ainda antes de termos terminado de falar. Por isso, peço-vos que expliquem mais claramente qual é esta acusação mordaz que me dirigiste.

FRANCESCO PETRARCA - TRAD. ERIC PONTY

 

POETA - TRADUTOR - LIBRETISTA 

Nenhum comentário: