A cada coração que a doce dor comove nos levar,
E ao qual estas palavras agora possam chegar,
Para um comento certo e um pensamento meigo,
Que haja cortesia em nome de nosso Senhor, que é o Amor.
Das longas horas em que as estrelas, lá em cima,
Despertam e vigiam, a terceira já quase havia terminado,
Quando o Amor me foi revelado, repleto de tais terrores,
Que não podem ser citados de forma leviana.
Ele parecia alguém cheio de alegria, e tinha total,
Meu coração em sua mão, e em seu braço
Minha senhora, envolta em um manto, dormia;
A quem (tendo-a despertado) ele logo se fez laço
Comer aquele coração; ela comeu, temendo algum mal.
Então ele saiu; e enquanto se afastava, chorava e cria.
II
Peço-lhes que me escutem por um breve momento
Com paciência, se o meu caso
Não for uma maravilha comovente e um sinal.
O Amor (jamais, certamente, por minha parte insignificante,
Mas por seu próprio grande coração,)
Concedeu-me uma vida tão serena e doce
Que muitas vezes ouvia as pessoas perguntarem, enquanto eu passava,
O que significava tamanha alegria:—
Elas falavam disso pelas minhas costas na rua.
Mas agora essa postura destemida se foi por completo
Que me foi concedida com a riqueza acumulada do Amor;
Até que me tornei
Tão pobre que tenho medo de pensar nisso.
E assim é que eu, sendo como alguém
Que tem vergonha e esconde sua pobreza,
Aparento estar cheia de alegria,
Enquanto deixo meu coração sofrer e gemer por dentro.
III
Chorem, amantes, pois o próprio Amor chora,
_ E já que o motivo para o choro é tão grande;
Quando agora tantas damas, de tal prestígio
em valor, demonstram com os olhos uma dor tão profunda:
A Morte, essa criatura rude, lançou seu sono pesado
Sobre uma donzela que outrora era bela,
Desfigurando tudo o que nossa terra deveria celebrar —
Sim, tudo, exceto a virtude, que a alma guarda.
Agora ouçam quanto o Amor a honrou.
Eu mesmo o vi em sua verdadeira forma
Inclinado sobre a doce e imóvel falecida,
E muitas vezes contemplando o Céu; pois lá
Agora repousa a alma que, quando sua vida ainda era quente,
Habitava com a alegre beleza que se foi.
IV
Ó vós que percorrei o caminho do Amor,
parai aqui e olhai ao redor,
em busca de algum homem cuja dor supere a minha.
Peço apenas isto: ouçam-me até o fim e, então, julguem,
se eu não sou, de fato,
o anfitrião e o refúgio de todo tormento.
O Amor — certamente não por meu escasso valor, mas movido
por sua própria nobreza —
outrora me concedeu uma vida tão serena e doce
que muitas vezes ouvi dizerem de mim:
“Meu Deus, que grandes qualidades
concedem ao coração deste homem as riquezas de tal alegria?”
Agora tudo se esgotou daquela primeira riqueza de alegria,
que tinha sua fonte no brilhante tesouro do Amor;
conheço a miséria do Amor
e não tenho coragem de colocá-la em meus versos.
E assim tento imitar o homem que esconde sua pobreza por vergonha:
vesto as roupas da alegria,
mas em meu coração choro e definho.
V
Se o próprio Amor chora, não deverão os amantes chorar,
ao saberem por que triste motivo derramar suas lágrimas?
O Amor ouve suas damas chorarem sua angústia,
revelando amarga tristeza através de seus olhos.
Só porque a vil Morte exerceu sua cruel
Dessa arte destrutiva sobre um coração gentil,
Devastou tudo o que a terra pode achar para louvar
em uma graciosa dama, exceto sua castidade.
Ouça, então, como o Amor prestou homenagem a essa dama:
Eu o vi chorando ali, em forma humana,
contemplando a imagem imóvel de sua graça;
E então sendo mais de uma vez ergueu os olhos para o Céu,
onde aquela doce alma já havia encontrado seu lar,
que outrora, na Terra, havia revestido uma carne encantadora.
VI
Morte vil, em guerra com a ternura,
mãe eterna da dor,
julgamento severo e incontestável,
fonte de dor lancinante em meu coração — uma dor
que devo suportar constantemente —
minha língua se desgasta ao amaldiçoá-la!
E se eu quiser fazer com que implores por misericórdia,
basta-me revelar
teus crimes, tua culpa entre todas as culpas;
não que sejas desconhecida pelo que és,
mas sim para enfurecer
quem quer que espere encontrar sustento no amor.
Você privou o mundo da graça mais gentil,
de tudo o que, nas doces damas, merece louvor;
nos anos alegres e ternos da juventude,
você destruiu toda a leveza do amor.
Não há necessidade de nomear essa graciosa dama,
pois suas qualidades revelam quem ela era.
Quem não merece a salvação,
que não espere compartilhar de sua companhia.
Enquanto cavalgava certo dia, não há muito tempo,
por estradas estreitas, e oprimido pelo pensamento
do que me levava a partir, encontrei o Amor
vestido com trapos de peregrino, vindo na direção oposta.
Toda a sua aparência contava a história miserável
de um governante outrora grandioso, agora despojado de poder;
e, sempre suspirando, curvado pelos pensamentos, ele avançava,
com os olhos desviados dos transeuntes.
Mas ele me viu e me chamou pelo nome,
e disse: “Venho daquele lugar distante
para onde enviei seu coração a serviço da minha vontade;
trago-o de volta para cortejar um novo deleite.”
Então ele começou a se fundir comigo de forma tão estranha,
que desapareceu antes que eu percebesse.
Quero que você vá, balada, em busca do Amor
e se apresente com ele diante da minha senhora,
para que minha defesa, que você canta,
possa ser explicada a ela pelo Amor, meu senhor.
VII
Balada, você se move com tanta graça,
que não precisa de companhia
para se aventurar com ousadia aonde quiser,
mas se quiser ir com total segurança,
primeiro faça amizade com o Amor;
talvez ir sozinha não seja sensato,
pois a senhora a quem você deve se dirigir
está zangada comigo agora (ou assim eu acho),
e se você seguir seu caminho sem ele,
ela talvez se recuse a recebê-la.
Mas cantando docemente, na companhia do Amor,
comece com estas palavras (mas somente
depois de ter implorado por compaixão):
“Minha senhora, aquele que me enviou até você
espera que seja de seu agrado
ouvir-me até o fim e julgar se ele é culpado.
Venho com o Amor, que, pelo poder de sua beleza,
pode fazer com que toda a aparência de seu amado mude;
agora você consegue entender por que o Amor fez com que ele desviasse o olhar?
Lembre-se, porém, de que o coração dele nunca se desviou.”
E diga a ela: “Esse coração dele, minha senhora,
tem sido tão firmemente fiel
que cada pensamento o mantém escravo de você;
ele foi seu desde o início e nunca mudou de lealdade.”
Se ela não acreditar em você,
diga-lhe para perguntar ao Amor, que conhece a verdade;
e termine oferecendo está humilde prece:
se conceder-me perdão fosse ofendê-la,
que sua resposta me condene à morte,
e ela verá a obediência de um escravo fiel.
E diga ao Amor, que é a chave de toda a compaixão,
antes de se despedir,
diga ao Amor, que saberá defender minha causa,
graças às notas do meu doce melodia:
“Fique aqui um pouco com ela,
fale-lhe de seu servo como quiser;
e se sua prece lhe garantir um indulto,
que o sorriso radiante dela anuncie que a paz foi feita.”
Minha graciosa balada, quando lhe aprouver, vá,
conquiste honra para si quando chegar a hora certa.
DANTE A.TRAD. ERIC PONTY
POETA - TRADUTOR - LIBRETISTA

Nenhum comentário:
Postar um comentário