Pesquisar este blog

sábado, outubro 12, 2024

110b. Mulheres condenadas: Delfina e Hipólita - Charles Baudelaire - Trad. Eric Ponty

 

Entre o brilho cada vez menor da luz de lâmpadas
lânguidas, afundadas nas almofadas mais macias e embebidas
em perfume inebriante, Hipólita sonhava com o toque
emocionante que abria o véu de sua jovem inocência.
Ela caçou com olhos perturbados, aflita pela tempestade,
o céu distante de sua ingenuidade, um viajante que se vira
e olha além do rastro para horizontes azuis
que um dia estiveram acima de sua cabeça.
As lágrimas pesadas que caíam dos olhos cansados
e sem brilho, o olhar abatido, o estupor, a volúpia,
Dos braços conquistados jogados no chão, rendidos
estranha ainda lhe servia para mostrar seu frágil encanto.
Estendida calma a seus pés, alegre satisfeita,
Delfina olhou para ela com aqueles olhos atraentes,
como um animal forte que vigia sua presa,
primeiro tendo o cuidado de marcá-la com os dentes.
A forte beleza de joelhos diante do frágil sofá da beleza,
Soberba, luxuosa, ela respirava completa o vinho do triunfo,
e se estendia em direção ao seu amor
Como se quisesse receber um beijo de recompensa.
Ela olhou nos olhos daquela alma pálida e conquistada
Para cânticos silenciosos, cantando o deleite do amor
E aquela gratidão, sublime e infinita,
Que das pálpebras se espalha como um suspiro suave.
-'Hipólita, querida, o que você tem a dizer?
Agora entende que não precisa dar a sagrada oferenda
de rosas de sua juventude A alguém que as murcharia
com seu hálito tempestuoso?
Meus beijos são leves como moscas na asa acariciando
no crepúsculo os grandes lagos transparentes.
Mas aqueles que seu amante dá cavam seus sulcos
cruéis carruagens, ou como o arado mordaz do fazendeiro;
Eles passam por você como uma equipe pesada e atrelada –
o passo impiedoso dos cavalos, ou os cascos brutais dos bois...
Irmã Hipólita! então vire seu rosto para mim.
Minha querida, coração e alma, meu melhor eu, meu tudo,
Volte para mim seus olhos, tão azuis e cheios de estrelas!
Por apenas um olhar encantador, bálsamo divina curativo,
eu lhe levantarei o véu das profundezas secretas do prazer,
E o embalarei em um sonho sem fim!
Mas então Hipólita, erguendo a cabeça perturbada: -
'Minha Delfina, não pense que me arrependo de nosso amor;
não sou ingrata, mas sofro de angústia como se tivesse
participado de um estranho banquete à noite.
Sinto um pavor tão pesado se dissolvendo sobre mim,
E batalhões negros de uma tropa dispersa de fantasmas
Que desejam me levar por estradas que mudam e se
movem sob um céu sangrento que se fecha ao redor.
Será que cometemos então um ato estranho e proibido?
Por favor, se puder, explique o meu problema e o meu medo:
eu tremo e me abalo quando você me diz "meu amor!"
E ainda sinto que minha boca anseia por seu chamado.
Meu coração está tranquilo e, minha querida,
não olhe para mim dessa forma! Ó irmã de minha escolha,
sempre será meu amor, E tenha sido uma emboscada pronta,
 O primeiro passo perturbador ao longo da estrada para o Inferno!
Delfina, então, levantando-se para sacudir sua crina trágica,
como se estivesse diante do tripé, batendo furioso,
piscando seu olho fatal, respondeu com voz de déspota: -
'Quem, diante do amor, ousa me falar do inferno!
Maldito seja ele, aquele com sonhos inúteis
Que em estupidez, requerendo ao mundo
Um enigma estéril, impossível de resolver,
Primeiro buscou baralhar as passagens da virtude e do amor!
Qualquer um que pudesse unir em um vínculo místico
Sombra com calor incandescente, a noite com o dia,
Nunca virá para aquecer sua carne paralítica
Nesse sol refulgente, que as pessoas apreciam darem amor!
Vá, se quiser, e encontre um noivo brutal;
Vá entregar um coração virgem a um abraço torturante;
E, lívida, com sua dose de horror e remorso,
Volte correndo para mim com cicatrizes em seus seios...
Neste mundo, somente um certo mestre pode ser servido!
Mas a infeliz criança derramou uma dor enorme,  
de repente chorou: -'Sinto em minha alma um abismo
que se abre: esse abismo é meu coração!
Profundo como o oco, com o calor fervente de um vulcão!
Esse monstro feroz e gemido nada pode aliviar,
E nada pode refrescar a sede ardente das Fúrias,
Que, com a tocha na mão, queimarão a carne até o sangue!

 Charles Baudelaire - Trad. Eric Ponty

Nenhum comentário: