Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 01, 2024

POESIA SEMPRE - BIBLIOTECA NACIONAL - RJ

 

Caro Eric:

Já havia  sido agraciado com um exemplar da restritíssima tiragem de “Melancolia de uma tarde de domingo”. Na época não consegui nenhuma. Tarde de domingo para responder. Agora, acabo de receber “Livro Sobre Tudo ", continuo sem tempo, mas já não posso deixar em branco. Registro que na leitura de ambos, pude ouvir o badalo embaralhado, em surdina, à balada agônica dos sinos: “de matéria sólida e de mineiro”.
Também reencontrei uma montanhosa melancolia, um grito ressecado pelo tédio desentranhado da garganta da tarde. A música dos versos revela um eco moderno, tradução da tradução da tradução, de um simbolismo exasperado. Sina de Minas? Aceite o meu abraço do
Augusto Massi
                          Retiro minha persona revestida de mim,
                         olho para dentro do que eu sou
                         da imagem do que eu era
                         para a essência do que sou.

                         Margem pura de mim...

                             O que eu escuto são os gritos da tardinha,
                         acumulados sons esmaecidos
                         pela lente que eu focalizo os espaços
                         adentrados...

                         É verão e à tarde já principia a sua canção,
                         seu kyrie domingueiro num piano
                         que se desfaz em notas assonantes.

                         O cenário se há um cenário adentrado
                         é o instante que percorro...

                        Tosca peregrinação do meu tédio,
                        o que eu circundo é um mistério,
                        guardado de divinas coisas
                                                             advindas.

 
                        De repente é o meu suplicio
                        este instante que deliro
                        por incertas estradas embranquecidas
                        pelas auroras de chuva.

                        Na serra há uma fortaleza, e uma promessa
                        que circunda tudo com suas margens
                                                                             pedreiras.

                        Dou o meu grito no espaço que se espaça,
                        leva para longe minha angústia
                        de luminosos raios de lua
                        negras setas de um relógio
                        que marca o tédio e a monotonia.
                        É o meu tédio uma canção passageira
                        que não cai em desuso
                        que não perde sua folhagem ferrugem
                        que se distrai, que se retrai
                        no tosco grito.
                       
                        É o meu tédio uma canção passageira
                        que solta as flâmulas da bandeira
                        deixar cair tombada no espaço
                        que me busco e não me acho.

                        É o meu tédio uma canção passageira
                        acorde de todas as manhãs
                        usuais verbos dos defuntos
                        que a si recitam versos
                        quando tombam no solo seu último delírio.

                        É o meu delírio uma canção passageira
                        que leva e traz notícias alvissareiras?

                        Eu te escuto tédio meu, singelo martírio
                        dissecado e nu de presságios...


Nenhum comentário: