Pesquisar este blog

domingo, junho 23, 2024

Para você, amistoso ou amistosa, - Eric Ponty


II
 Eric Ponty
Mais que meu conivente: confidente
de ocasiões ditosas, macambúzias;
Horto de expressões, recônditas estirpes.
O que ajuízo tu arrazoas, o que falas

Te diz minha criadeira, é o que ela sente,
por isso, em ti apreendo os estigmas
que vão apontando o íntimo da gente.

Em ti me curvar-se: és meu confessionário;
Aqui despido a minha história, e sinto
que és a limpidez em que posso me rever;

Da burra de tantas ilusões, diurno
ti confiro sem respeito, não minto,
se és bocado destes meu azado ser!

III

Essa tarde eu... me sinto nervoso, 
Quando julgo vê-la surgir, num vulto,
- Teu lábio frio, trêmula de tão ofegante,
os teus olhos nos meus, marco, fitando...

Céu desfaz-se em luar... Num vento nu
nas folhagens Macias, acariciante,
enquanto com o olhar ternura amante
fico à sombra da noite buganvília...

E ela não vem... Majorar a ansiedade:
- Do segundo que ao passar me tortura,
é segundo sem fim dessa efeméride...

Mas eis que ela abrolha tão de repente!...
- E feliz, chego a crer igual censurar,
quê abusava esperar-se eternamente!...

Eric Ponty

ERIC PONTY - POETA-TRADUTOR-LIBRETTISTA

Nenhum comentário: