Pesquisar este blog

quarta-feira, dezembro 27, 2023

A TRISTIA - OVIDIO - TRAD. ERIC PONTY

 Sem mim, livrinho, visitarás a cidade romana, onde não é permitido ao teu não é permitido ao vosso amo ir; mas eu não invejo a vossa fortuna. Vai andando, mas sem adornos, como convém ao livro de um exilado; veste a roupa adequada, infeliz, para esta época. Não te ponhas no jacinto com a sua púrpura não é uma cor adequada para o luto. Que o teu título não seja nem que as tuas folhas sejam preparadas com óleo de cedro. e não uses extremidades branqueadas com uma página enegrecida. Que esses utensílios sejam os ornamentos de livros mais afortunados: convém é bom que guardes a tua sorte na memória. E que os dois lados das tuas folhas não sejam que as duas faces das vossas folhas não sejam polidas com a pedra-pomes quebradiça, para que possais parecer, como deveis, todos com os vossos cabelos desgrenhados. E não te envergonhes das tuas manchas: quem as vir, verá que foram causadas pelas minhas lágrimas.

Vai, meu livro, e com as minhas palavras saúda essas manchas agradáveis; ou, no único ou, no único método que me é permitido, eu certamente os alcançarei. Se houver algum se não houver ninguém que se esqueça de mim, como não é improvável em tão grande multidão; se houver alguém que, por acaso, pergunte o que é feito de mim; dir-me-eis que ainda vivo; dir-me-eis, também, que o meu estado não é senão que o meu estado não é senão infeliz; e que a própria vida que tenho, recebo-a como um favor do Deus. E apresentar-se-á, em silêncio, para ser lido por quem que se faça mais perguntas, para que não digais o que não é que não seja do meu agrado.

O leitor, ao ser posto em mente, recordará imediatamente as acusações contra mim e pela boca do público serei condenado. Mas cuidado para que não digais nada em minha defesa, embora sejais com discursos de reprovação.

A causa, que não é boa, será piorada pelo vosso apoio. Encontrareis que não lerá estes versos, mas que não se arrependerá de me ter que não lerá estes meus versos com as faces desidratadas; que também que, em silêncio, para que nenhum malandro o ouça, dará um

que, para que nenhum malandro o ouça, dará um desejo de que, apaziguada a ira de César, o meu castigo seja mais leve.

Quem quer que seja, que deseje que os Deuses sejam brandos contra e que ele nunca seja infeliz, é a minha oração. E o que ele deseja, que se cumpra; que a ira do Príncipe, uma vez que a ira do Príncipe, uma vez aplacada, me deixe morrer na casa de meus pais.
Talvez, meu livro, sejais censurado por terdes obedecido às minhas ordens, e dir-se-á que é inferior à minha habitual reputação de génio. Como é o dever de um juiz de considerar os fatos, também deve ter em consideração as circunstâncias. No vosso caso, quando as circunstâncias forem investigadas, estarás a salvo.

Quando o espírito se compõe em repouso, os versos fluem facilmente; mas os meus dias são mas os meus dias são toldados por desgraças súbitas. Os versos exigem o recolhimento do corpo e o mar, os ventos e a tempestade cruel, que me agitam de um lado para o outro.

Todo o alarme deve estar longe daquele que está a compor versos; eu, miserável homem que sou, a cada momento penso que uma espada vai ser cravada na minha garganta. Um juiz de bom senso até se admirará com este meu e, como são, lerá as minhas composições com indulgência.

com indulgência. Ponham-me o próprio Homero no meu lugar, e depois vejam as minhas e depois olhar para as minhas calamidades: todo o seu génio desapareceria no meio de desgraças tão grandes.

Por último, meu livro, lembra-te de não te importares com a tua reputação; e que isso não seja e que não seja motivo de vergonha para ti, quando lido, ter desagradado o teu leitor.

OVIDIO - TRAD. ERIC PONTY
ERIC PONTY - POETA-TRADUTOR-LIBRETISTA

Nenhum comentário: