Se não foi um Fruto fundante, Pierrot Lunaire desempenhou extraordinária influência sobre outros compositores. O próprio Stravinsky, que compareceu em Berlim a uma das primeiras apresentações da obra (8 de dezembro de 1912), pagou-lhe homenagem direto em duas das Três Poesias Líricas Japonesas, para voz e pequeno conjunto instrumental.
O Poeta e Tradutor Augusto de Campos nesse importantíssimo e basilar ensaio sobre PIERROT LUNAIRE nós damos à notícia de John Cage:
John Cage dá um curioso e emocionado depoimento sobre o Pierrot e sua intérprete Maria Freund num artigo de 1949 sobre os Festivais de Música Contemporânea na Itália. Comentando o 23º Festival da Sociedade Internacional de Música Contemporânea (Palermo-Taórmina, 22-30 de abril) e o Primeiro Congresso de Música Dodecafônica (Milão, 4-7 de maio), ele escreve a propósito do primeiro: Se Acima de tudo isto e de tudo o que foi ouvido em Milão ergueu-se o Pierrot Lunaire de Schonberg como o monte Etna se eleva sobre Taórmina. Marya Freund, aos 74 anos de idade, cantofalou esta obra, acompanhada por um extraordinário conjunto italiano dirigido por Pietro Scarpini, que também foi o pianista.
A performance, em 23 de abril, na Villa Igliea, em Palermo, foi tal que ninguém que a ouviu jamais a esquecerá. Uma espectadora que veio da Austrália disse que finalmente tinha entendido porque tinha viajado de tão longe. Este repórter se viu tremendo ainda por algum tempo depois e observou outras pessoas chorando. E natureza hemática dessa obra deu-se nessa ocasião um caráter quase oracular, de modo que parecia estar-se ouvindo uma verdade especial e profundamente necessária. O presidente do comitê internacional havia escrito esta mensagem de boas-vindas para os congressistas:
Quando mais tarde, em nossas vidas, cada um de nãos tiver, como um suave leitmotiv na sinfonia das recordações, a visão desta Ilha Ensolarada num cenário de límpidos cãs©us azuis e harmonias celestes, nos sentiremos amplamente recompensados pela entusiástica preparação destes nove dias de retiro espiritual. Seus votos se tornaram realidade com o Pierrot Lunaire:
de colo fino
ideia fixa
antes do fim.
Dentro da mente
como um espinho
a virgem hirta
de colo fino.
Como um caniço
carícia fina,
lasciva a fita
a virgem hirta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário