Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 18, 2018

Elegias Romanas - Johann Wolfgang von Goethe

Os felizes que fomos outrora
Tenhamos de sabê-lo agora por vós!






I

Dizei-me, pedras, diga-nos, ô excelsos palácios!
Uma palavra, silencie! Gênio, não te comoves?
Sim, tudo tem alma entre tuas sacras muralhas,
Eternal Roma! Só para mim silencia tudo.
Ô, quem me sussurrará de qual janela observará
À doce criatura me aliviará ao abrasar-me?
Não pressinto a duma das passagens pôr os que dias atrás dia.
Em ir e vir a sua casa sacrifique o tempo precioso?
Há um contemplo palácios, igrejas, ruinas, colunas,
Como o prudente viajante se prevalecer judicioso.
Porém isto passará instante! Logo será um só templo,
O templo de Amor, ele dará seu amparo ao beato!
Eras assim tudo sim, Roma, apesar disso sem amor
Nem o mundo seria o mundo, nem Roma também não Roma.


Johann Wolfgang von Goethe

Nenhum comentário: